O meu percurso enquanto estagiária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Ana Carolina Batista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16476
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_3633ced69ab4b606b319e741e1b8287c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16476
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O meu percurso enquanto estagiáriaPrática Profissional SupervisionadaAutorreflexibilidadeEscrita DesafiosEstratégiasRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO relatório que aqui se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II que decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, na zona metropolitana de lisboa, na valência de jardim de infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre 3 e 6 anos. Visando espelhar o caminho reflexivo, crítico, interpretativo, analítico e fundamentado que foi o meu, por um período de 4 meses, enquanto estagiária-educadora, mas, também, pessoa, constituindo a minha prática pedagógica e atitude investigativa. Apresentar-se-á uma caraterização do contexto, aos meus olhos, tencionando contextualizar a ação educativa e, por conseguinte, fundamentar as minhas intencionalidades educativas, avaliando a sua (ou não) concretização no processo de intervenção. Será, ainda, designado um capítulo destinado à investigação realizada no mesmo contexto, composto pela sua apresentação devidamente enquadrada, incidindo sobre a relação da equipa educativa de sala. Metodologicamente, a investigação assume uma abordagem de natureza qualitativa, definindo-se como um estudo exploratório, em que foram utilizadas as notas de campo, registos diários, conversais informais e reflexões semanais, como instrumentos de recolha de dados, tendo como elemento basilar a observação direta. Assim, foi possível aferir que durante o primeiro contacto profissional, na Prática Profissional Supervisionada I, a minha prática foi caracterizada, essencialmente, pela identificação de dificuldades, resultando em aprendizagens, embora apenas ao nível dessas mesmas dificuldades. Sob outra perspetiva, num segundo contacto profissional, na Prática Profissional Supervisionada II, consegui ir além da identificação de dificuldades, perspetivando estratégias para as dissipar. Não obstante que a reflexão se assumiu como um elemento importantíssimo na minha prática educativa.Almeida, TiagoRCIPLGodinho, Ana Carolina Batista2023-09-15T14:44:17Z2023-08-252023-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16476TID:203354532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-20T02:15:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:45.487381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O meu percurso enquanto estagiária
title O meu percurso enquanto estagiária
spellingShingle O meu percurso enquanto estagiária
Godinho, Ana Carolina Batista
Prática Profissional Supervisionada
Autorreflexibilidade
Escrita Desafios
Estratégias
title_short O meu percurso enquanto estagiária
title_full O meu percurso enquanto estagiária
title_fullStr O meu percurso enquanto estagiária
title_full_unstemmed O meu percurso enquanto estagiária
title_sort O meu percurso enquanto estagiária
author Godinho, Ana Carolina Batista
author_facet Godinho, Ana Carolina Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Ana Carolina Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Profissional Supervisionada
Autorreflexibilidade
Escrita Desafios
Estratégias
topic Prática Profissional Supervisionada
Autorreflexibilidade
Escrita Desafios
Estratégias
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-15T14:44:17Z
2023-08-25
2023-08-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16476
TID:203354532
url http://hdl.handle.net/10400.21/16476
identifier_str_mv TID:203354532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133565421617152