Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15107
Resumo: O estágio pedagógico caracteriza-se como um momento decisivo na formação de um professor, representando o confronto do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório procura expor, de forma crítica e reflexiva, as experiências vividas e atividades desenvolvidas no âmbito do estágio pedagógico, como professora de Educação Física na escola D. Filipa de Lencastre, no ano letivo 2016/2017. O estágio pedagógico não se resume à atividade do professor no contexto de sala de aula, permitindo que o futuro professor atue e adquira competências em várias áreas, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de projetos de investigação e de intervenção na escola. Assim, ao longo do meu ano de estágio tive a oportunidade de adquirir um conjunto de competências essenciais para o meu desenvolvimento profissional. O contexto escolar e o momento crítico que a disciplina de Educação Física atravessa revelaram-se os fatores que mais influenciaram o meu estágio pedagógico. Desta forma, e como pode ser evidenciado neste relatório, a legitimação da Educação Física escolar, bem como a evolução e progresso da disciplina no contexto específico da escola D. Filipa de Lencastre tornaram-se um dos principais focos do meu estágio. O ano de estágio não constitui o final da formação, mas sim o início da vida profissional como professor, pelo que anseio continuar num processo contínuo e sistemático de formação com vista ao conhecimento e desenvolvimento profissional.
id RCAP_cfe11c985505108b467323ea5701f51c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de LencastreEducação físicaEscolaEstágio PedagógicoFormaçãoPedagogical InternshipPhysical EducationSchoolTeacher Learning;Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico caracteriza-se como um momento decisivo na formação de um professor, representando o confronto do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório procura expor, de forma crítica e reflexiva, as experiências vividas e atividades desenvolvidas no âmbito do estágio pedagógico, como professora de Educação Física na escola D. Filipa de Lencastre, no ano letivo 2016/2017. O estágio pedagógico não se resume à atividade do professor no contexto de sala de aula, permitindo que o futuro professor atue e adquira competências em várias áreas, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de projetos de investigação e de intervenção na escola. Assim, ao longo do meu ano de estágio tive a oportunidade de adquirir um conjunto de competências essenciais para o meu desenvolvimento profissional. O contexto escolar e o momento crítico que a disciplina de Educação Física atravessa revelaram-se os fatores que mais influenciaram o meu estágio pedagógico. Desta forma, e como pode ser evidenciado neste relatório, a legitimação da Educação Física escolar, bem como a evolução e progresso da disciplina no contexto específico da escola D. Filipa de Lencastre tornaram-se um dos principais focos do meu estágio. O ano de estágio não constitui o final da formação, mas sim o início da vida profissional como professor, pelo que anseio continuar num processo contínuo e sistemático de formação com vista ao conhecimento e desenvolvimento profissional.The pedagogical internship is characterized as a decisive moment in teaching education, representing the confrontation of the future teacher with the reality of teaching. This report seeks to expose, in a critical and reflexive way, the experiences and activities developed in the pedagogic internship, as a Physical Education teacher in D. Filipa de Lencastre school during the year 2016/2017. The pedagogic internship is not limited to the activity of the teacher in the context of the classroom, allowing the future teacher to act and acquire skills in other areas, such as the Class Management, School Sports and research and intervention projects in school. Thus, during my year of internship I had the opportunity to acquire a set of skills essentials for my professional development. The school context and the critical moment that the discipline of Physical Education crosses revealed the factors that most influenced my pedagogical internship. In this way, and as can be seen in this report, the legitimation of School Physical Education, as well as the evolution and progress of the discipline in the specific context of D. Filipa de Lencastre school have become one of the main focuses of my internship. The year of internship does not constitute the end of learning, but the beginning of professional life as a teacher, and I wish to continue in a continuous and systematic process of learning with a view to professional knowledge and development.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaGarcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo2018-03-15T11:39:44Z2017-12-202017-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15107TID:201856298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:50.707624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Garcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo
Educação física
Escola
Estágio Pedagógico
Formação
Pedagogical Internship
Physical Education
School
Teacher Learning;
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
author Garcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo
author_facet Garcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Escola
Estágio Pedagógico
Formação
Pedagogical Internship
Physical Education
School
Teacher Learning;
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Escola
Estágio Pedagógico
Formação
Pedagogical Internship
Physical Education
School
Teacher Learning;
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico caracteriza-se como um momento decisivo na formação de um professor, representando o confronto do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório procura expor, de forma crítica e reflexiva, as experiências vividas e atividades desenvolvidas no âmbito do estágio pedagógico, como professora de Educação Física na escola D. Filipa de Lencastre, no ano letivo 2016/2017. O estágio pedagógico não se resume à atividade do professor no contexto de sala de aula, permitindo que o futuro professor atue e adquira competências em várias áreas, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de projetos de investigação e de intervenção na escola. Assim, ao longo do meu ano de estágio tive a oportunidade de adquirir um conjunto de competências essenciais para o meu desenvolvimento profissional. O contexto escolar e o momento crítico que a disciplina de Educação Física atravessa revelaram-se os fatores que mais influenciaram o meu estágio pedagógico. Desta forma, e como pode ser evidenciado neste relatório, a legitimação da Educação Física escolar, bem como a evolução e progresso da disciplina no contexto específico da escola D. Filipa de Lencastre tornaram-se um dos principais focos do meu estágio. O ano de estágio não constitui o final da formação, mas sim o início da vida profissional como professor, pelo que anseio continuar num processo contínuo e sistemático de formação com vista ao conhecimento e desenvolvimento profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
2017-12-20T00:00:00Z
2018-03-15T11:39:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15107
TID:201856298
url http://hdl.handle.net/10400.5/15107
identifier_str_mv TID:201856298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131096955224064