Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15679 |
Resumo: | O estágio pedagógico caracteriza-se por uma etapa importante na formação inicial dos professores de educação física, sendo um momento de confronto entre a teoria apreendida anteriormente e a realidade no dia-a-dia. O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão, analisando e descrevendo as atividades e experiências de estágio, desenvolvidas durante o ano letivo 2016/2017, na Escola D. Filipa de Lencastre, com uma turma 11.º ano de escolaridade. Este documento pretende ainda analisar as competências adquiridas durante o estágio pedagógico, nos diferentes contextos de intervenção, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de Projetos de Intervenção e Investigação na escola, dando relevância às que tiveram um maior impacto nas minhas aprendizagens. Este documento apresenta uma estruturação organizada sendo que se inicia por uma caracterização do contexto do âmbito do estágio, passando posteriormente para as ações desenvolvidas na escola, sobretudo em termos de lecionação, direção de turma, desporto escolar, investigação e intervenção na escola. Na parte final do relatório apresenta-se uma apreciação pessoal sobre as experiências e aprendizagens que o estágio me proporcionou, sendo que considero este a base para o resto do meu desenvolvimento profissional. |
id |
RCAP_6a700b2b2a6d5bd5a5c62d798b28e19a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15679 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de LencastreEscolaFormaçãoProfessoraEducação FísicaEstágio PedagógicoSchoolTrainingTeacherPhysical EducationPedagogical internshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico caracteriza-se por uma etapa importante na formação inicial dos professores de educação física, sendo um momento de confronto entre a teoria apreendida anteriormente e a realidade no dia-a-dia. O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão, analisando e descrevendo as atividades e experiências de estágio, desenvolvidas durante o ano letivo 2016/2017, na Escola D. Filipa de Lencastre, com uma turma 11.º ano de escolaridade. Este documento pretende ainda analisar as competências adquiridas durante o estágio pedagógico, nos diferentes contextos de intervenção, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de Projetos de Intervenção e Investigação na escola, dando relevância às que tiveram um maior impacto nas minhas aprendizagens. Este documento apresenta uma estruturação organizada sendo que se inicia por uma caracterização do contexto do âmbito do estágio, passando posteriormente para as ações desenvolvidas na escola, sobretudo em termos de lecionação, direção de turma, desporto escolar, investigação e intervenção na escola. Na parte final do relatório apresenta-se uma apreciação pessoal sobre as experiências e aprendizagens que o estágio me proporcionou, sendo que considero este a base para o resto do meu desenvolvimento profissional.The pedagogical internship is characterized by an important stage in the initial formation of physical education teachers, being a moment of confrontation between the previously learned theory and the day to day reality. The main purpose of this report is to carry out a reflection, analyzing and describing the internship activities and experiences developed during the 2016/2017 academic year at D. Filipa de Lencastre School with an 11th grade class. This document also intends to analyze the competences acquired during the pedagogical internship, in the different intervention contexts, as is the case of the Class Management, School Sports and Intervention and Investigation Projects in the school, giving relevance to those that had a greater impact in my learning. This document presents an organized structure, starting with a characterization of the context of this internship, passing later on to the actions developed in the school, especially in terms of teaching, class management, school sports, research and intervention in the school. In the final part of this paper there is a personal appreciation of the experiences and learning that this training has given me, and how I consider this to be the basis for the remaining of my professional development.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Joana Boteiro de2018-06-21T13:08:00Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15679TID:201929740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:17.748970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre Oliveira, Joana Boteiro de Escola Formação Professora Educação Física Estágio Pedagógico School Training Teacher Physical Education Pedagogical internship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
author |
Oliveira, Joana Boteiro de |
author_facet |
Oliveira, Joana Boteiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Joana Boteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Formação Professora Educação Física Estágio Pedagógico School Training Teacher Physical Education Pedagogical internship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Escola Formação Professora Educação Física Estágio Pedagógico School Training Teacher Physical Education Pedagogical internship Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O estágio pedagógico caracteriza-se por uma etapa importante na formação inicial dos professores de educação física, sendo um momento de confronto entre a teoria apreendida anteriormente e a realidade no dia-a-dia. O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão, analisando e descrevendo as atividades e experiências de estágio, desenvolvidas durante o ano letivo 2016/2017, na Escola D. Filipa de Lencastre, com uma turma 11.º ano de escolaridade. Este documento pretende ainda analisar as competências adquiridas durante o estágio pedagógico, nos diferentes contextos de intervenção, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de Projetos de Intervenção e Investigação na escola, dando relevância às que tiveram um maior impacto nas minhas aprendizagens. Este documento apresenta uma estruturação organizada sendo que se inicia por uma caracterização do contexto do âmbito do estágio, passando posteriormente para as ações desenvolvidas na escola, sobretudo em termos de lecionação, direção de turma, desporto escolar, investigação e intervenção na escola. Na parte final do relatório apresenta-se uma apreciação pessoal sobre as experiências e aprendizagens que o estágio me proporcionou, sendo que considero este a base para o resto do meu desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-21T13:08:00Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15679 TID:201929740 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15679 |
identifier_str_mv |
TID:201929740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/octet-stream application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131101314154496 |