Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Boteiro de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15679
Resumo: O estágio pedagógico caracteriza-se por uma etapa importante na formação inicial dos professores de educação física, sendo um momento de confronto entre a teoria apreendida anteriormente e a realidade no dia-a-dia. O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão, analisando e descrevendo as atividades e experiências de estágio, desenvolvidas durante o ano letivo 2016/2017, na Escola D. Filipa de Lencastre, com uma turma 11.º ano de escolaridade. Este documento pretende ainda analisar as competências adquiridas durante o estágio pedagógico, nos diferentes contextos de intervenção, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de Projetos de Intervenção e Investigação na escola, dando relevância às que tiveram um maior impacto nas minhas aprendizagens. Este documento apresenta uma estruturação organizada sendo que se inicia por uma caracterização do contexto do âmbito do estágio, passando posteriormente para as ações desenvolvidas na escola, sobretudo em termos de lecionação, direção de turma, desporto escolar, investigação e intervenção na escola. Na parte final do relatório apresenta-se uma apreciação pessoal sobre as experiências e aprendizagens que o estágio me proporcionou, sendo que considero este a base para o resto do meu desenvolvimento profissional.
id RCAP_6a700b2b2a6d5bd5a5c62d798b28e19a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15679
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de LencastreEscolaFormaçãoProfessoraEducação FísicaEstágio PedagógicoSchoolTrainingTeacherPhysical EducationPedagogical internshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico caracteriza-se por uma etapa importante na formação inicial dos professores de educação física, sendo um momento de confronto entre a teoria apreendida anteriormente e a realidade no dia-a-dia. O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão, analisando e descrevendo as atividades e experiências de estágio, desenvolvidas durante o ano letivo 2016/2017, na Escola D. Filipa de Lencastre, com uma turma 11.º ano de escolaridade. Este documento pretende ainda analisar as competências adquiridas durante o estágio pedagógico, nos diferentes contextos de intervenção, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de Projetos de Intervenção e Investigação na escola, dando relevância às que tiveram um maior impacto nas minhas aprendizagens. Este documento apresenta uma estruturação organizada sendo que se inicia por uma caracterização do contexto do âmbito do estágio, passando posteriormente para as ações desenvolvidas na escola, sobretudo em termos de lecionação, direção de turma, desporto escolar, investigação e intervenção na escola. Na parte final do relatório apresenta-se uma apreciação pessoal sobre as experiências e aprendizagens que o estágio me proporcionou, sendo que considero este a base para o resto do meu desenvolvimento profissional.The pedagogical internship is characterized by an important stage in the initial formation of physical education teachers, being a moment of confrontation between the previously learned theory and the day to day reality. The main purpose of this report is to carry out a reflection, analyzing and describing the internship activities and experiences developed during the 2016/2017 academic year at D. Filipa de Lencastre School with an 11th grade class. This document also intends to analyze the competences acquired during the pedagogical internship, in the different intervention contexts, as is the case of the Class Management, School Sports and Intervention and Investigation Projects in the school, giving relevance to those that had a greater impact in my learning. This document presents an organized structure, starting with a characterization of the context of this internship, passing later on to the actions developed in the school, especially in terms of teaching, class management, school sports, research and intervention in the school. In the final part of this paper there is a personal appreciation of the experiences and learning that this training has given me, and how I consider this to be the basis for the remaining of my professional development.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Joana Boteiro de2018-06-21T13:08:00Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15679TID:201929740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:17.748970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Oliveira, Joana Boteiro de
Escola
Formação
Professora
Educação Física
Estágio Pedagógico
School
Training
Teacher
Physical Education
Pedagogical internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
author Oliveira, Joana Boteiro de
author_facet Oliveira, Joana Boteiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joana Boteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Formação
Professora
Educação Física
Estágio Pedagógico
School
Training
Teacher
Physical Education
Pedagogical internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escola
Formação
Professora
Educação Física
Estágio Pedagógico
School
Training
Teacher
Physical Education
Pedagogical internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico caracteriza-se por uma etapa importante na formação inicial dos professores de educação física, sendo um momento de confronto entre a teoria apreendida anteriormente e a realidade no dia-a-dia. O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão, analisando e descrevendo as atividades e experiências de estágio, desenvolvidas durante o ano letivo 2016/2017, na Escola D. Filipa de Lencastre, com uma turma 11.º ano de escolaridade. Este documento pretende ainda analisar as competências adquiridas durante o estágio pedagógico, nos diferentes contextos de intervenção, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de Projetos de Intervenção e Investigação na escola, dando relevância às que tiveram um maior impacto nas minhas aprendizagens. Este documento apresenta uma estruturação organizada sendo que se inicia por uma caracterização do contexto do âmbito do estágio, passando posteriormente para as ações desenvolvidas na escola, sobretudo em termos de lecionação, direção de turma, desporto escolar, investigação e intervenção na escola. Na parte final do relatório apresenta-se uma apreciação pessoal sobre as experiências e aprendizagens que o estágio me proporcionou, sendo que considero este a base para o resto do meu desenvolvimento profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-21T13:08:00Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15679
TID:201929740
url http://hdl.handle.net/10400.5/15679
identifier_str_mv TID:201929740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131101314154496