Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Aida Sofia Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19187
Resumo: O estágio pedagógico constitui-se como uma etapa fulcral na minha formação inicial como futura professora. Este processo, realizado em regime de supervisão pedagógica, permitiu-me contactar com a realidade escolar, colocar em prática todos os conhecimentos e competências que foram adquiridas até ao momento, e ainda desenvolver novas aprendizagens. Assim, este relatório pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, as experiências vivenciadas durante o estágio pedagógico em educação física, realizado na Escola Dona Filipa de Lencastre, no ano letivo 2017/2018. As experiências que serão apresentadas neste documento, serão relativas às quatro áreas que foram desenvolvidas neste estágio pedagógico – organização e gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Por fim, será realizada uma breve reflexão acerca do ano de estágio, mencionando alguns aspetos positivos e ainda a necessidade para continuar a investir na minha formação, de forma a melhorar cada vez mais a minha intervenção pedagógica.
id RCAP_c2c08129b7b38a21d921acdb09505725
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19187
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de LencastreEducação FísicaEstágio PedagógicoFormação InicialPhysical EducationPedagogical InternshipInitial Teacher LearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO estágio pedagógico constitui-se como uma etapa fulcral na minha formação inicial como futura professora. Este processo, realizado em regime de supervisão pedagógica, permitiu-me contactar com a realidade escolar, colocar em prática todos os conhecimentos e competências que foram adquiridas até ao momento, e ainda desenvolver novas aprendizagens. Assim, este relatório pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, as experiências vivenciadas durante o estágio pedagógico em educação física, realizado na Escola Dona Filipa de Lencastre, no ano letivo 2017/2018. As experiências que serão apresentadas neste documento, serão relativas às quatro áreas que foram desenvolvidas neste estágio pedagógico – organização e gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Por fim, será realizada uma breve reflexão acerca do ano de estágio, mencionando alguns aspetos positivos e ainda a necessidade para continuar a investir na minha formação, de forma a melhorar cada vez mais a minha intervenção pedagógica.The pedagogical internship constitutes a crucial stage in my initialformation as a future teacher. This process, conducted under pedagogical supervision, allowed me to contact with the school reality, put into practice all the knowledge and skills that have been acquired so far, and still develop new learning. Thus, this report intends to describe and analyse, in a reflective, critical and projective perspective, the experiences lived during the pedagogical stage in physical education, held at Escola Dona Filipa de Lencastre, in the 2017/2018 school year. The experiences that will be presented in this document will be related to the four areas that were developed in this pedagogical stage - organization and management of teaching and learning, research and pedagogical innovation, participation in the school and relationship with the community. Finally, a brief reflection about the year of internship will be held, mentioning some positive aspects and still the need to continue investing in my training, in order to improve, even more, my pedagogical intervention.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Aida Sofia Marques2021-01-01T01:30:11Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/pngimage/pngapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19187TID:202322769porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:41Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:07.077149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Gonçalves, Aida Sofia Marques
Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação Inicial
Physical Education
Pedagogical Internship
Initial Teacher Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
author Gonçalves, Aida Sofia Marques
author_facet Gonçalves, Aida Sofia Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Aida Sofia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação Inicial
Physical Education
Pedagogical Internship
Initial Teacher Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação Inicial
Physical Education
Pedagogical Internship
Initial Teacher Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O estágio pedagógico constitui-se como uma etapa fulcral na minha formação inicial como futura professora. Este processo, realizado em regime de supervisão pedagógica, permitiu-me contactar com a realidade escolar, colocar em prática todos os conhecimentos e competências que foram adquiridas até ao momento, e ainda desenvolver novas aprendizagens. Assim, este relatório pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, as experiências vivenciadas durante o estágio pedagógico em educação física, realizado na Escola Dona Filipa de Lencastre, no ano letivo 2017/2018. As experiências que serão apresentadas neste documento, serão relativas às quatro áreas que foram desenvolvidas neste estágio pedagógico – organização e gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Por fim, será realizada uma breve reflexão acerca do ano de estágio, mencionando alguns aspetos positivos e ainda a necessidade para continuar a investir na minha formação, de forma a melhorar cada vez mais a minha intervenção pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T01:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19187
TID:202322769
url http://hdl.handle.net/10400.5/19187
identifier_str_mv TID:202322769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
image/png
image/png
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131132955983872