A influência das estratégias de aprendizagem na erosão de vocabulário entre estudantes chineses do curso de PLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61747 |
Resumo: | A erosão linguística tem atraído a atenção no campo da investigação. Hoje, na China, cada vez mais estudantes estão inclinados a aprender uma ou mais línguas estrangeiras. Contudo, em comparação com a investigação sobre a aquisição de línguas estrangeiras, ainda não existe investigação suficiente sobre a erosão de línguas estrangeiras na China, a investigação sobre a erosão experienciada por estudantes chineses quando aprendem português é ainda mais rara. A aprendizagem de vocabulário, como parte importante da aprendizagem duma língua, é frequentemente afetada pela erosão linguística. Por conseguinte, prestar atenção à erosão de vocabulário de estudantes e ajudá-los a manter o seu nível através de métodos de ensino adequados é um problema que deve ser enfrentado e considerado no ensino da língua portuguesa. Para além disso, a escolha ou preferência por diferentes estratégias de aprendizagem pode também afetar o processo e o resultado da aprendizagem. Portanto, o ponto de partida deste trabalho é verificar a relação entre os diferentes graus de erosão linguística pelos estudantes chineses na aprendizagem de vocabulário português e a aplicação de diferentes estratégias de aprendizagem. Tendo isto em conta, o trabalho selecionou 92 estudantes do segundo ano de licenciatura de quatro universidades na China Continental como participantes, para explorar a erosão de vocabulário por eles sofrida. A recolha de dados foi realizada de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Os instrumentos utilizados no trabalho incluíram um teste de proficiência de vocabulário e um questionário sobre estratégias de aprendizagem de vocabulário. O primeiro teste de proficiência de vocabulário foi conduzido em dezembro de 2022, com os 92 estudantes como participantes. O segundo teste de proficiência de vocabulário e questionário de estratégia de aprendizagem de vocabulário foi conduzido em fevereiro de 2023, com o mesmo grupo de estudantes. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente utilizando SPSS 23.0, um software informático para contar e calcular dados. Das conclusões do trabalho destacam-se as seguintes: em primeiro lugar, durante o período de três meses de descontinuidade do uso do português, todos os participantes mostraram que tinham sofrido um certo grau da erosão de vocabulário. Em segundo lugar, existe uma correlação inversa entre a erosão de vocabulário dos participantes e a sua proficiência inicial em português antes da descontinuidade do uso do português. Terceiramente, a constância da utilização de estratégias de aprendizagem de vocabulário estão relacionadas com o grau da erosão de vocabulário, há 15 destas estratégias que, se forem utilizadas tanto quanto possível no processo de aprendizagem, podem ser mais eficazes para resistir aos efeitos da erosão. E por fim, as diferenças na aplicação de estratégias de aprendizagem de vocabulário estão significativamente relacionadas com a erosão de vocabulário experienciada pelos participantes. Em termos de eficácia na resistência à erosão de vocabulário, as estratégias cognitivas são as mais elevadas, seguidas de estratégias metacognitivas, e as estratégias sociais/afetivas são as menos eficientes. |
id |
RCAP_2abdc5be2010419a6f337da79297ce22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/61747 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das estratégias de aprendizagem na erosão de vocabulário entre estudantes chineses do curso de PLEDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasA erosão linguística tem atraído a atenção no campo da investigação. Hoje, na China, cada vez mais estudantes estão inclinados a aprender uma ou mais línguas estrangeiras. Contudo, em comparação com a investigação sobre a aquisição de línguas estrangeiras, ainda não existe investigação suficiente sobre a erosão de línguas estrangeiras na China, a investigação sobre a erosão experienciada por estudantes chineses quando aprendem português é ainda mais rara. A aprendizagem de vocabulário, como parte importante da aprendizagem duma língua, é frequentemente afetada pela erosão linguística. Por conseguinte, prestar atenção à erosão de vocabulário de estudantes e ajudá-los a manter o seu nível através de métodos de ensino adequados é um problema que deve ser enfrentado e considerado no ensino da língua portuguesa. Para além disso, a escolha ou preferência por diferentes estratégias de aprendizagem pode também afetar o processo e o resultado da aprendizagem. Portanto, o ponto de partida deste trabalho é verificar a relação entre os diferentes graus de erosão linguística pelos estudantes chineses na aprendizagem de vocabulário português e a aplicação de diferentes estratégias de aprendizagem. Tendo isto em conta, o trabalho selecionou 92 estudantes do segundo ano de licenciatura de quatro universidades na China Continental como participantes, para explorar a erosão de vocabulário por eles sofrida. A recolha de dados foi realizada de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Os instrumentos utilizados no trabalho incluíram um teste de proficiência de vocabulário e um questionário sobre estratégias de aprendizagem de vocabulário. O primeiro teste de proficiência de vocabulário foi conduzido em dezembro de 2022, com os 92 estudantes como participantes. O segundo teste de proficiência de vocabulário e questionário de estratégia de aprendizagem de vocabulário foi conduzido em fevereiro de 2023, com o mesmo grupo de estudantes. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente utilizando SPSS 23.0, um software informático para contar e calcular dados. Das conclusões do trabalho destacam-se as seguintes: em primeiro lugar, durante o período de três meses de descontinuidade do uso do português, todos os participantes mostraram que tinham sofrido um certo grau da erosão de vocabulário. Em segundo lugar, existe uma correlação inversa entre a erosão de vocabulário dos participantes e a sua proficiência inicial em português antes da descontinuidade do uso do português. Terceiramente, a constância da utilização de estratégias de aprendizagem de vocabulário estão relacionadas com o grau da erosão de vocabulário, há 15 destas estratégias que, se forem utilizadas tanto quanto possível no processo de aprendizagem, podem ser mais eficazes para resistir aos efeitos da erosão. E por fim, as diferenças na aplicação de estratégias de aprendizagem de vocabulário estão significativamente relacionadas com a erosão de vocabulário experienciada pelos participantes. Em termos de eficácia na resistência à erosão de vocabulário, as estratégias cognitivas são as mais elevadas, seguidas de estratégias metacognitivas, e as estratégias sociais/afetivas são as menos eficientes.Language attrition has attracted attention in the field of linguistic research. Nowadays, in China, more and more students are inclined to learn one or even more foreign languages. However, compared with research on foreign language acquisition, there is still insufficient research on foreign language attrition in China, and research on the foreign language attrition experienced by Chinese learners when learning Portuguese is even rarer. Vocabulary learning, as an important part of language learning, is often affected by language attrition. Therefore, paying attention to students' vocabulary attrition and helping them maintain their level through appropriate teaching methods is a problem that should be faced and considered in Portuguese language teaching. In addition, the choice or preference for different learning strategies can also affect the learning process and result. Therefore, the starting point of this study is the relationship between the different degrees of language attrition experienced by Chinese students in Portuguese vocabulary learning and their application of different vocabulary learning strategies. The study selected 92 second-year students of Bachelor degree from four universities in Mainland China as participants to explore the vocabulary erosion they experienced. Data collection was conducted from December 2022 to February 2023. The tools used in the paper include vocabulary level test and vocabulary learning strategy questionnaire. The first vocabulary level test was conducted in December 2022 with the 92 students as the participant. The second vocabulary level test and vocabulary learning strategy questionnaire were conducted in February 2023 with the same group of students. The obtained data was statistically analyzed using SPSS 23.0, a computer software to count and calculate data. The conclusions of this study are as follows: firstly, during the three-month period of discontinuing Portuguese use, all participants showed that they had experienced certain degree of vocabulary attrition. Secondly, there is an inverse relationship between the degree of vocabulary attrition among participants and their initial Portuguese proficiency before discontinuation of Portuguese use. Thirdly, the frequency of use of vocabulary learning strategies is related to the degree of Portuguese vocabulary attrition, there are 15 of these strategies which, if used as much as possible in the learning process, can be more effective in resisting the effects of attrition. Fourth, the differences in the application of vocabulary learning strategies are significantly related to the vocabulary attrition experienced by participants. In terms of effectiveness in resisting vocabulary attrition, cognitive strategies are the highest, followed by metacognitive strategies, and social/affective strategies are the least effective.Ferreira, Margarita Maria CorreiaGaspar, Catarina Isabel de SousaRepositório da Universidade de LisboaChang, Wenbin2024-01-12T17:59:32Z2023-11-232023-07-172023-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61747TID:203442105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-15T01:19:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:36.531586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das estratégias de aprendizagem na erosão de vocabulário entre estudantes chineses do curso de PLE |
title |
A influência das estratégias de aprendizagem na erosão de vocabulário entre estudantes chineses do curso de PLE |
spellingShingle |
A influência das estratégias de aprendizagem na erosão de vocabulário entre estudantes chineses do curso de PLE Chang, Wenbin Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A influência das estratégias de aprendizagem na erosão de vocabulário entre estudantes chineses do curso de PLE |
title_full |
A influência das estratégias de aprendizagem na erosão de vocabulário entre estudantes chineses do curso de PLE |
title_fullStr |
A influência das estratégias de aprendizagem na erosão de vocabulário entre estudantes chineses do curso de PLE |
title_full_unstemmed |
A influência das estratégias de aprendizagem na erosão de vocabulário entre estudantes chineses do curso de PLE |
title_sort |
A influência das estratégias de aprendizagem na erosão de vocabulário entre estudantes chineses do curso de PLE |
author |
Chang, Wenbin |
author_facet |
Chang, Wenbin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Margarita Maria Correia Gaspar, Catarina Isabel de Sousa Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chang, Wenbin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
A erosão linguística tem atraído a atenção no campo da investigação. Hoje, na China, cada vez mais estudantes estão inclinados a aprender uma ou mais línguas estrangeiras. Contudo, em comparação com a investigação sobre a aquisição de línguas estrangeiras, ainda não existe investigação suficiente sobre a erosão de línguas estrangeiras na China, a investigação sobre a erosão experienciada por estudantes chineses quando aprendem português é ainda mais rara. A aprendizagem de vocabulário, como parte importante da aprendizagem duma língua, é frequentemente afetada pela erosão linguística. Por conseguinte, prestar atenção à erosão de vocabulário de estudantes e ajudá-los a manter o seu nível através de métodos de ensino adequados é um problema que deve ser enfrentado e considerado no ensino da língua portuguesa. Para além disso, a escolha ou preferência por diferentes estratégias de aprendizagem pode também afetar o processo e o resultado da aprendizagem. Portanto, o ponto de partida deste trabalho é verificar a relação entre os diferentes graus de erosão linguística pelos estudantes chineses na aprendizagem de vocabulário português e a aplicação de diferentes estratégias de aprendizagem. Tendo isto em conta, o trabalho selecionou 92 estudantes do segundo ano de licenciatura de quatro universidades na China Continental como participantes, para explorar a erosão de vocabulário por eles sofrida. A recolha de dados foi realizada de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Os instrumentos utilizados no trabalho incluíram um teste de proficiência de vocabulário e um questionário sobre estratégias de aprendizagem de vocabulário. O primeiro teste de proficiência de vocabulário foi conduzido em dezembro de 2022, com os 92 estudantes como participantes. O segundo teste de proficiência de vocabulário e questionário de estratégia de aprendizagem de vocabulário foi conduzido em fevereiro de 2023, com o mesmo grupo de estudantes. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente utilizando SPSS 23.0, um software informático para contar e calcular dados. Das conclusões do trabalho destacam-se as seguintes: em primeiro lugar, durante o período de três meses de descontinuidade do uso do português, todos os participantes mostraram que tinham sofrido um certo grau da erosão de vocabulário. Em segundo lugar, existe uma correlação inversa entre a erosão de vocabulário dos participantes e a sua proficiência inicial em português antes da descontinuidade do uso do português. Terceiramente, a constância da utilização de estratégias de aprendizagem de vocabulário estão relacionadas com o grau da erosão de vocabulário, há 15 destas estratégias que, se forem utilizadas tanto quanto possível no processo de aprendizagem, podem ser mais eficazes para resistir aos efeitos da erosão. E por fim, as diferenças na aplicação de estratégias de aprendizagem de vocabulário estão significativamente relacionadas com a erosão de vocabulário experienciada pelos participantes. Em termos de eficácia na resistência à erosão de vocabulário, as estratégias cognitivas são as mais elevadas, seguidas de estratégias metacognitivas, e as estratégias sociais/afetivas são as menos eficientes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-23 2023-07-17 2023-11-23T00:00:00Z 2024-01-12T17:59:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/61747 TID:203442105 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/61747 |
identifier_str_mv |
TID:203442105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136941569998848 |