Educar cá fora: a exploração de espaços e materiais da natureza em educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões , Cláudia Filipa Cunha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41919
Resumo: O presente relatório do projeto de investigação tem como tema A Exploração de Espaços e Materiais da Natureza em Educação de Infância, e a sua finalidade é compreender como o adulto pode promover essa exploração, em creche e jardim de infância. Tendo como base uma metodologia qualitativa e de investigação-ação, os procedimentos de recolha e análise de informação utilizados durante os estágios realizados permitiram conhecer os intervenientes, os contextos, processos e organização de trabalho. Através da observação, notas de campo, registos fotográficos, análise documental e inquérito por questionário, consegui entender quais os interesses e as necessidades dos grupos de bebés e crianças, compreender a prática pedagógica das educadoras cooperantes e as equipas respetivas e, ainda, constatar a importância que as famílias das crianças atribuem à brincadeira ao ar livre e à exploração de materiais naturais, durante a infância dos filhos. A caraterização e compreensão dos contextos de estágio possibilitaram, ainda, a realização de intervenções no domínio temático acima identificado, de acordo com os interesses do grupo, tendo em conta os espaços e os materiais, de caráter espontâneo e planeado. Em duas realidades distintas em relação à valorização dos espaços e dos materiais que as instituições apresentam, torna-se importante refletir sobre como os espaços exteriores devem ser ricos de experiências, sensações, brincadeiras, descobertas, oferecendo materiais naturais que permitam ao bebé e à criança múltiplas vivências, explorações, aprendizagens, desenvolvendo o ser humano a nível social, emocional, cognitivo e motor. Constata-se que, em educação de infância, a brincadeira ao ar livre e a exploração de materiais naturais devem ser integradas no dia-a-dia de todas as crianças, tendo o/a educador/a o papel fundamental de permitir e proporcionar essas experiências e vivências aos mesmos, em que se sintam bebés e crianças felizes, equilibrados e completos durante uma das fases mais importantes das suas vidas.
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Através da observação, notas de campo, registos fotográficos, análise documental e inquérito por questionário, consegui entender quais os interesses e as necessidades dos grupos de bebés e crianças, compreender a prática pedagógica das educadoras cooperantes e as equipas respetivas e, ainda, constatar a importância que as famílias das crianças atribuem à brincadeira ao ar livre e à exploração de materiais naturais, durante a infância dos filhos. A caraterização e compreensão dos contextos de estágio possibilitaram, ainda, a realização de intervenções no domínio temático acima identificado, de acordo com os interesses do grupo, tendo em conta os espaços e os materiais, de caráter espontâneo e planeado. Em duas realidades distintas em relação à valorização dos espaços e dos materiais que as instituições apresentam, torna-se importante refletir sobre como os espaços exteriores devem ser ricos de experiências, sensações, brincadeiras, descobertas, oferecendo materiais naturais que permitam ao bebé e à criança múltiplas vivências, explorações, aprendizagens, desenvolvendo o ser humano a nível social, emocional, cognitivo e motor. Constata-se que, em educação de infância, a brincadeira ao ar livre e a exploração de materiais naturais devem ser integradas no dia-a-dia de todas as crianças, tendo o/a educador/a o papel fundamental de permitir e proporcionar essas experiências e vivências aos mesmos, em que se sintam bebés e crianças felizes, equilibrados e completos durante uma das fases mais importantes das suas vidas.The theme of this research project report is The Exploration of Nature Spaces and Materials in Early Childhood Education, and its purpose is to understand how adults can promote this exploration in kindergarten and nursery school. Based on a qualitative and action-research methodology, the procedures of information collection and analysis used during the internships made it possible to know the actors, contexts, processes and work organization. Through observation, field notes, photographic records, document analysis and questionnaire survey, I was able to understand the interests and needs of the groups of infants and toddlers, to understand the pedagogical practice of the cooperating educators and their teams and, also, to verify the importance that the children's families attach to outdoor play and exploration of natural materials during their children's childhood. The characterization and understanding of the internship contexts also made it possible to carry out interventions in the thematic area identified above, according to the interests of the group, taking into account the spaces and materials, both spontaneous and planned. In two different realities regarding the valorization of spaces and materials presented by the institutions, it is important to reflect on how the outdoor spaces should be rich in experiences, sensations, games, discoveries, offering natural materials that allow the baby and child multiple experiences, explorations, learning, developing the human being at the social, emotional, cognitive and motor levels. In early childhood education, outdoor play and the exploration of natural materials should be integrated into the daily lives of all children. The educator has a fundamental role in allowing and providing these experiences, so that babies and children feel happy, balanced, and complete during one of the most important phases of their lives.Gomes, Elisabete Maria Xavier VieiraRepositório ComumSimões , Cláudia Filipa Cunha2022-10-14T10:30:11Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41919TID:203074041porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:35.118402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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