A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Tiago
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Solé, Glória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/58924
Resumo: Neste trabalho apresentamos um estudo desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola urbana do Norte de Portugal, em que se procurou que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas em História, numa perspetiva construtivista, através do modelo de aula-oficina, com recurso à exploração de Bandas Desenhadas Históricas (BDs) com perspetivas diferentes, relacionadas com a temática da “Expansão Marítima Portuguesa- a chegada ao Brasil”. A partir deste modelo pedagógica, pretendeu-se dar resposta às questões de investigação: “Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada?” e “Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada?”. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a utilização de Banda Desenhada Histórica contribuiu para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos e promoveu o desenvolvimento de várias competências específicas em História, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e das Expressões).
id RCAP_2b91b9323518306382658e4b835676e9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da históriaHistórias em quadradinhosRecurso pedagógicoEducação HistóricaMultiperspetividadeComicsPedagogical ResourceHistory EducationMultiperspectivityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoArts & HumanitiesNeste trabalho apresentamos um estudo desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola urbana do Norte de Portugal, em que se procurou que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas em História, numa perspetiva construtivista, através do modelo de aula-oficina, com recurso à exploração de Bandas Desenhadas Históricas (BDs) com perspetivas diferentes, relacionadas com a temática da “Expansão Marítima Portuguesa- a chegada ao Brasil”. A partir deste modelo pedagógica, pretendeu-se dar resposta às questões de investigação: “Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada?” e “Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada?”. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a utilização de Banda Desenhada Histórica contribuiu para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos e promoveu o desenvolvimento de várias competências específicas em História, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e das Expressões).info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual de Londrina (UEL)Universidade do MinhoCardoso, TiagoSolé, Glória20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/58924porCardoso, T., & Solé, G. (2018). A banda desenhada histórica como recurso pedagógico no ensino da História. Antíteses, 22 (2), 507-519.1984-335610.5433/1984-3356.2018v11n22p713info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:26:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:31.900696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história
title A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história
spellingShingle A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história
Cardoso, Tiago
Histórias em quadradinhos
Recurso pedagógico
Educação Histórica
Multiperspetividade
Comics
Pedagogical Resource
History Education
Multiperspectivity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Arts & Humanities
title_short A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história
title_full A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história
title_fullStr A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história
title_full_unstemmed A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história
title_sort A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história
author Cardoso, Tiago
author_facet Cardoso, Tiago
Solé, Glória
author_role author
author2 Solé, Glória
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Tiago
Solé, Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadradinhos
Recurso pedagógico
Educação Histórica
Multiperspetividade
Comics
Pedagogical Resource
History Education
Multiperspectivity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Arts & Humanities
topic Histórias em quadradinhos
Recurso pedagógico
Educação Histórica
Multiperspetividade
Comics
Pedagogical Resource
History Education
Multiperspectivity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Arts & Humanities
description Neste trabalho apresentamos um estudo desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola urbana do Norte de Portugal, em que se procurou que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas em História, numa perspetiva construtivista, através do modelo de aula-oficina, com recurso à exploração de Bandas Desenhadas Históricas (BDs) com perspetivas diferentes, relacionadas com a temática da “Expansão Marítima Portuguesa- a chegada ao Brasil”. A partir deste modelo pedagógica, pretendeu-se dar resposta às questões de investigação: “Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada?” e “Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada?”. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a utilização de Banda Desenhada Histórica contribuiu para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos e promoveu o desenvolvimento de várias competências específicas em História, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e das Expressões).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/58924
url https://hdl.handle.net/1822/58924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, T., & Solé, G. (2018). A banda desenhada histórica como recurso pedagógico no ensino da História. Antíteses, 22 (2), 507-519.
1984-3356
10.5433/1984-3356.2018v11n22p713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina (UEL)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina (UEL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132739691085824