A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/58924 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos um estudo desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola urbana do Norte de Portugal, em que se procurou que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas em História, numa perspetiva construtivista, através do modelo de aula-oficina, com recurso à exploração de Bandas Desenhadas Históricas (BDs) com perspetivas diferentes, relacionadas com a temática da “Expansão Marítima Portuguesa- a chegada ao Brasil”. A partir deste modelo pedagógica, pretendeu-se dar resposta às questões de investigação: “Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada?” e “Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada?”. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a utilização de Banda Desenhada Histórica contribuiu para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos e promoveu o desenvolvimento de várias competências específicas em História, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e das Expressões). |
id |
RCAP_2b91b9323518306382658e4b835676e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58924 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da históriaHistórias em quadradinhosRecurso pedagógicoEducação HistóricaMultiperspetividadeComicsPedagogical ResourceHistory EducationMultiperspectivityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoArts & HumanitiesNeste trabalho apresentamos um estudo desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola urbana do Norte de Portugal, em que se procurou que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas em História, numa perspetiva construtivista, através do modelo de aula-oficina, com recurso à exploração de Bandas Desenhadas Históricas (BDs) com perspetivas diferentes, relacionadas com a temática da “Expansão Marítima Portuguesa- a chegada ao Brasil”. A partir deste modelo pedagógica, pretendeu-se dar resposta às questões de investigação: “Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada?” e “Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada?”. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a utilização de Banda Desenhada Histórica contribuiu para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos e promoveu o desenvolvimento de várias competências específicas em História, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e das Expressões).info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual de Londrina (UEL)Universidade do MinhoCardoso, TiagoSolé, Glória20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/58924porCardoso, T., & Solé, G. (2018). A banda desenhada histórica como recurso pedagógico no ensino da História. Antíteses, 22 (2), 507-519.1984-335610.5433/1984-3356.2018v11n22p713info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:26:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:31.900696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história |
title |
A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história |
spellingShingle |
A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história Cardoso, Tiago Histórias em quadradinhos Recurso pedagógico Educação Histórica Multiperspetividade Comics Pedagogical Resource History Education Multiperspectivity Ciências Sociais::Ciências da Educação Arts & Humanities |
title_short |
A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história |
title_full |
A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história |
title_fullStr |
A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história |
title_full_unstemmed |
A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história |
title_sort |
A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história |
author |
Cardoso, Tiago |
author_facet |
Cardoso, Tiago Solé, Glória |
author_role |
author |
author2 |
Solé, Glória |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Tiago Solé, Glória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadradinhos Recurso pedagógico Educação Histórica Multiperspetividade Comics Pedagogical Resource History Education Multiperspectivity Ciências Sociais::Ciências da Educação Arts & Humanities |
topic |
Histórias em quadradinhos Recurso pedagógico Educação Histórica Multiperspetividade Comics Pedagogical Resource History Education Multiperspectivity Ciências Sociais::Ciências da Educação Arts & Humanities |
description |
Neste trabalho apresentamos um estudo desenvolvido com alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola urbana do Norte de Portugal, em que se procurou que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas em História, numa perspetiva construtivista, através do modelo de aula-oficina, com recurso à exploração de Bandas Desenhadas Históricas (BDs) com perspetivas diferentes, relacionadas com a temática da “Expansão Marítima Portuguesa- a chegada ao Brasil”. A partir deste modelo pedagógica, pretendeu-se dar resposta às questões de investigação: “Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada?” e “Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada?”. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos concluir que a utilização de Banda Desenhada Histórica contribuiu para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos e promoveu o desenvolvimento de várias competências específicas em História, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e das Expressões). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/58924 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/58924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, T., & Solé, G. (2018). A banda desenhada histórica como recurso pedagógico no ensino da História. Antíteses, 22 (2), 507-519. 1984-3356 10.5433/1984-3356.2018v11n22p713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132739691085824 |