Políticas de educação especial/inclusão no projeto educativo: Um olhar sobre quatro agrupamentos de escola do Baixo Alentejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4661 |
Resumo: | O tema deste estudo é a Inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais em quatro Agrupamentos de Escola do Baixo Alentejo: Agrupamento de Escolas de Aljustrel, Agrupamento de Escolas n.° 2 de Beja, Agrupamento de Escolas de Mértola e Agrupamento de Escolas n.° 2 de Serpa. Partindo da análise dos Projetos Educativos destas instituições de ensino, pretendemos investigar de que modo é que estes documentos versam as políticas no âmbito da Educação Especial. Defendemos que os Projetos Educativos se constituem como uma referência sobre a dinâmica de qualquer espaço escolar. Trata-se, pois, de aferir em que medida são apresentadas as linhas preconizadoras do respeito pela diferença. A leitura analítica da documentação aponta para uma ainda insuficiente Inclusão em meio escolar, agravada pelo reconhecimento de necessidades ao nível dos recursos humanos, facto que certamente terá impacto nas práticas implementadas. Apresentamos, por fim, uma proposta de intervenção, com vista à formação de professores das Escolas designadas. |
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