Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, João David Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12992
Resumo: O presente relatório, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, ilustra uma reflexão crítica acerca das práticas estabelecidas no ano letivo 2015/2016. Este importante processo da formação de professores realizado sob a supervisão dos orientadores de escola e faculdade, dentro do núcleo de estágio, concretiza-se na minha integração no contexto escolar como docente, marcando a transição de aluno para professor. Num primeiro momento será relatado, de forma reflexiva e crítica, o processo de lecionação das aulas de Educação Física (EF), sessões de treino do Desporto Escolar (DE) e aulas de Cidadania, relacionado com o contacto direto com os alunos e a relação professor-aluno que foi estabelecida. Por último, a reflexão acerca da importância da relação formada com a comunidade escolar, em tarefas como o acompanhamento da Direção de Turma, a participação nos eventos de DE e a realização dos projetos de intervenção e investigação-ação. Este ano letivo rico em novas experiências, proporcionou o desenvolvimento de competências de lecionação da disciplina EF nas dimensões de planeamento, condução e avaliação, na Direção de Turma e no acompanhamento de um núcleo de DE. Estas competências foram alcançadas através da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores da formação inicial, da partilha de experiências entre os elementos do núcleo de estágio, onde incluo a intervenção dos orientadores, e do estudo autónomo. Concluo que o ano letivo de estágio pedagógico se torna o maior momento de formação, aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais.
id RCAP_59761939b356c202dbc186ac34a146fc
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp FreireEducação FísicaEstágio pedagógicoAnálise de ensinoProcesso ensino-aprendizagemStudent teaching processPhysical EducationTeaching analysisTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, ilustra uma reflexão crítica acerca das práticas estabelecidas no ano letivo 2015/2016. Este importante processo da formação de professores realizado sob a supervisão dos orientadores de escola e faculdade, dentro do núcleo de estágio, concretiza-se na minha integração no contexto escolar como docente, marcando a transição de aluno para professor. Num primeiro momento será relatado, de forma reflexiva e crítica, o processo de lecionação das aulas de Educação Física (EF), sessões de treino do Desporto Escolar (DE) e aulas de Cidadania, relacionado com o contacto direto com os alunos e a relação professor-aluno que foi estabelecida. Por último, a reflexão acerca da importância da relação formada com a comunidade escolar, em tarefas como o acompanhamento da Direção de Turma, a participação nos eventos de DE e a realização dos projetos de intervenção e investigação-ação. Este ano letivo rico em novas experiências, proporcionou o desenvolvimento de competências de lecionação da disciplina EF nas dimensões de planeamento, condução e avaliação, na Direção de Turma e no acompanhamento de um núcleo de DE. Estas competências foram alcançadas através da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores da formação inicial, da partilha de experiências entre os elementos do núcleo de estágio, onde incluo a intervenção dos orientadores, e do estudo autónomo. Concluo que o ano letivo de estágio pedagógico se torna o maior momento de formação, aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais.This report, which refers to the Teacher Training process carried out in Escola Secundária Braamcamp Freire, illustrates a critical reflection about the practices settled in the academic year 2015/2016. This important process of teacher training, that was conducted under the monitoring of my school and university supervisors and within the training group, is characterized by my integration as a teacher in the school context and marks my transition from student to teacher. Firstly, it analyses the process of teaching physical education classes, school sport training sessions and citizenship classes related to the direct contact with the students and the teacher-student relationship that has been established. Finally, a reflexion about the importance of the relationship between the teacher and the school community in tasks such as monitoring the class management, participating in school sport events, and realising intervention and research-action projects. In this academic year, rich in new experiences, I developed some teaching skills in Physical Education in dimensions such as planning, conducting and evaluating, the class management and monitoring of a school sport group. These skills have been achieved through the practical application of the knowledge acquired in the previous years of basic training, the experience shared between the training group, which includes the intervention of my supervisors, and self-study. I conclude by saying that the in my opinion internship year represent the most incisive way of training, learning and development of professional and personal skills.Ferro, Nuno Alberto SerucaLopes, Humberto Manuel DiasRepositório da Universidade de LisboaJesus, João David Pereira de2017-01-19T12:22:23Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12992TID:201613743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:02.766139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
Jesus, João David Pereira de
Educação Física
Estágio pedagógico
Análise de ensino
Processo ensino-aprendizagem
Student teaching process
Physical Education
Teaching analysis
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
author Jesus, João David Pereira de
author_facet Jesus, João David Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Seruca
Lopes, Humberto Manuel Dias
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, João David Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio pedagógico
Análise de ensino
Processo ensino-aprendizagem
Student teaching process
Physical Education
Teaching analysis
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Educação Física
Estágio pedagógico
Análise de ensino
Processo ensino-aprendizagem
Student teaching process
Physical Education
Teaching analysis
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O presente relatório, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, ilustra uma reflexão crítica acerca das práticas estabelecidas no ano letivo 2015/2016. Este importante processo da formação de professores realizado sob a supervisão dos orientadores de escola e faculdade, dentro do núcleo de estágio, concretiza-se na minha integração no contexto escolar como docente, marcando a transição de aluno para professor. Num primeiro momento será relatado, de forma reflexiva e crítica, o processo de lecionação das aulas de Educação Física (EF), sessões de treino do Desporto Escolar (DE) e aulas de Cidadania, relacionado com o contacto direto com os alunos e a relação professor-aluno que foi estabelecida. Por último, a reflexão acerca da importância da relação formada com a comunidade escolar, em tarefas como o acompanhamento da Direção de Turma, a participação nos eventos de DE e a realização dos projetos de intervenção e investigação-ação. Este ano letivo rico em novas experiências, proporcionou o desenvolvimento de competências de lecionação da disciplina EF nas dimensões de planeamento, condução e avaliação, na Direção de Turma e no acompanhamento de um núcleo de DE. Estas competências foram alcançadas através da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores da formação inicial, da partilha de experiências entre os elementos do núcleo de estágio, onde incluo a intervenção dos orientadores, e do estudo autónomo. Concluo que o ano letivo de estágio pedagógico se torna o maior momento de formação, aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-19T12:22:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12992
TID:201613743
url http://hdl.handle.net/10400.5/12992
identifier_str_mv TID:201613743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131076563566592