Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11975 |
Resumo: | O presente relatório surge no seguimento do processo de estágio por mim realizado no ano letivo 2014/2015, com o objetivo de obtenção do grau de mestre em Educação Física. Neste relatório apresentarei uma descrição, reflexão crítica e projeção do que foi realizado ao longo deste ano e como este estágio poderá influenciar a minha vida profissional. O processo de estágio caracteriza-se por ser um momento de extrema importância na formação de qualquer professor, representando de forma muito real o que iremos encontrar no futuro e preparando-nos para os consecutivos desafios que este trabalho nos proporciona. Todo o estágio foi orientado consoante o Guia de Estágio entregue no início do ano letivo, que divide e desenvolve toda a sua atividade em torno de 4 importantes áreas: a Área 1 – Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem, área que engloba o planeamento, a avaliação e condução do ensino; a Área 2 – Inovação e Investigação, que pretende a realização de uma investigação dentro de uma área da escola, adaptada ao seu contexto; a Área 3 – Participação na Escola, que proporciona aos estagiários o desafio de organizar uma ação de intervenção e de conduzir uma modalidade do desporto escolar e a Área 4 – Relação com a Comunidade, que permite e incentiva ao acompanhamento da turma e nos elucida sobre o papel fundamental do diretor de turma. Assim, este relatório será escrito em torno destas 4 áreas, destacando a relação entre elas, com uma descrição e reflexão do que foi realizado. |
id |
RCAP_2c3e255ce1630e62e6c229832e0107a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp FreireEducação FísicaProcesso de ensino aprendizagemEstágio PedagógicoReflexãoProfessorPhysical EducationTeaching learning processTeacher trainingReflectionTeacherDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório surge no seguimento do processo de estágio por mim realizado no ano letivo 2014/2015, com o objetivo de obtenção do grau de mestre em Educação Física. Neste relatório apresentarei uma descrição, reflexão crítica e projeção do que foi realizado ao longo deste ano e como este estágio poderá influenciar a minha vida profissional. O processo de estágio caracteriza-se por ser um momento de extrema importância na formação de qualquer professor, representando de forma muito real o que iremos encontrar no futuro e preparando-nos para os consecutivos desafios que este trabalho nos proporciona. Todo o estágio foi orientado consoante o Guia de Estágio entregue no início do ano letivo, que divide e desenvolve toda a sua atividade em torno de 4 importantes áreas: a Área 1 – Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem, área que engloba o planeamento, a avaliação e condução do ensino; a Área 2 – Inovação e Investigação, que pretende a realização de uma investigação dentro de uma área da escola, adaptada ao seu contexto; a Área 3 – Participação na Escola, que proporciona aos estagiários o desafio de organizar uma ação de intervenção e de conduzir uma modalidade do desporto escolar e a Área 4 – Relação com a Comunidade, que permite e incentiva ao acompanhamento da turma e nos elucida sobre o papel fundamental do diretor de turma. Assim, este relatório será escrito em torno destas 4 áreas, destacando a relação entre elas, com uma descrição e reflexão do que foi realizado.This report follows on the in internship process for me conducted in the academic year 2014/2015, in order to obtain a master's degree. This report will present a description, critical reflection and projection of what has been done over this year and how it can influence my professional life. The internship process is characterized by being a moment of extreme importance in the formation of any teacher, representing a very real way what we will encounter in the future and preparing for the consecutive challenges that this work provides us with. The entire internship was oriented depending on the internship’s Guide delivered at the beginning of the school year, which divides and develops all its important activity around 4 areas: Area 1 - Organization and Management of Teaching and Learning, an area that encompasses planning , evaluation and conduct of education; Area 2 - Innovation and Research, which aims to carry out an investigation within a school area, adapted to their context; Area 3 - Participation in School, which gives trainees the challenge to organize an intervention action and conduct a mode of school sports and Area 4 - Relationship with the Community, which allows and encourages the monitoring of class and elucidates on the key role of class diretor. Thus, this report will be written around these four areas, highlighting the relationship between them, with a description and reflection of what was accomplished.Santinha, Fernanda Maria Castanheira Costa MarquesRepositório da Universidade de LisboaPereira, Andreia Filipa da Silva Romão2016-08-19T12:55:48Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11975TID:201608880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:11.210867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire Pereira, Andreia Filipa da Silva Romão Educação Física Processo de ensino aprendizagem Estágio Pedagógico Reflexão Professor Physical Education Teaching learning process Teacher training Reflection Teacher Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
author |
Pereira, Andreia Filipa da Silva Romão |
author_facet |
Pereira, Andreia Filipa da Silva Romão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santinha, Fernanda Maria Castanheira Costa Marques Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Andreia Filipa da Silva Romão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Processo de ensino aprendizagem Estágio Pedagógico Reflexão Professor Physical Education Teaching learning process Teacher training Reflection Teacher Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Educação Física Processo de ensino aprendizagem Estágio Pedagógico Reflexão Professor Physical Education Teaching learning process Teacher training Reflection Teacher Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
O presente relatório surge no seguimento do processo de estágio por mim realizado no ano letivo 2014/2015, com o objetivo de obtenção do grau de mestre em Educação Física. Neste relatório apresentarei uma descrição, reflexão crítica e projeção do que foi realizado ao longo deste ano e como este estágio poderá influenciar a minha vida profissional. O processo de estágio caracteriza-se por ser um momento de extrema importância na formação de qualquer professor, representando de forma muito real o que iremos encontrar no futuro e preparando-nos para os consecutivos desafios que este trabalho nos proporciona. Todo o estágio foi orientado consoante o Guia de Estágio entregue no início do ano letivo, que divide e desenvolve toda a sua atividade em torno de 4 importantes áreas: a Área 1 – Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem, área que engloba o planeamento, a avaliação e condução do ensino; a Área 2 – Inovação e Investigação, que pretende a realização de uma investigação dentro de uma área da escola, adaptada ao seu contexto; a Área 3 – Participação na Escola, que proporciona aos estagiários o desafio de organizar uma ação de intervenção e de conduzir uma modalidade do desporto escolar e a Área 4 – Relação com a Comunidade, que permite e incentiva ao acompanhamento da turma e nos elucida sobre o papel fundamental do diretor de turma. Assim, este relatório será escrito em torno destas 4 áreas, destacando a relação entre elas, com uma descrição e reflexão do que foi realizado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-19T12:55:48Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11975 TID:201608880 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11975 |
identifier_str_mv |
TID:201608880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131067319320576 |