As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Mariana Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2971
Resumo: O presente relatório de estágio tem como título As emoções na Educação Pré-Escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico, e está organizado a partir de duas grandes temáticas: as emoções e a literatura para a infância. Um dos principais objetivos desta investigação era garantir que as crianças não só fossem capazes de identificar e reconhecer as suas emoções e as dos outros, como também conseguissem fazer uma boa gestão e controlo das mesmas. Por isso, aliando as emoções à literatura para a infância, a partir das obras da coleção As Emoções do Gastão, de Aurélie Chien Chow Chine, foram desenvolvidas cinco propostas de atividades para trabalhar as emoções, funcionando o livro infantil como um dispositivo pedagógico. Como as propostas de atividades não foram colocadas em prática com o grupo de crianças, por estarmos a atravessar uma pandemia provocada pela COVID-19, procurámos compreender, então, através de entrevistas realizadas a profissionais de saúde e a profissionais de educação, se os livros infantis são considerados uma boa ferramenta para trabalhar as emoções. Além disso, realizámos também uma entrevista à editora da coleção em estudo, com o intuito de compreendermos o porquê da recente e crescente aposta em livros infantis que tratem o tema das emoções. A partir da interpretação, análise e discussão dos dados obtidos através da metodologia qualitativa, pudemos comprovar que o livro infantil é visto como uma ótima ferramenta para trabalhar as emoções, pois possui diversas potencialidades e contribui para o desenvolvimento emocional das crianças. A aposta em livros infantis e no tema das emoções também tem sido inegável, uma vez que a educação e inteligência emocionais têm um peso fundamental na formação das crianças, sendo importante trabalharmos estes conceitos desde tenra idade.
id RCAP_2c847c509417f9d0386f96b9014bb739
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógicoEducação de infânciaEducação Pré-EscolarDispositivo pedagógico - Livro infantilPapel do Educador de InfânciaEmoçõesO presente relatório de estágio tem como título As emoções na Educação Pré-Escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico, e está organizado a partir de duas grandes temáticas: as emoções e a literatura para a infância. Um dos principais objetivos desta investigação era garantir que as crianças não só fossem capazes de identificar e reconhecer as suas emoções e as dos outros, como também conseguissem fazer uma boa gestão e controlo das mesmas. Por isso, aliando as emoções à literatura para a infância, a partir das obras da coleção As Emoções do Gastão, de Aurélie Chien Chow Chine, foram desenvolvidas cinco propostas de atividades para trabalhar as emoções, funcionando o livro infantil como um dispositivo pedagógico. Como as propostas de atividades não foram colocadas em prática com o grupo de crianças, por estarmos a atravessar uma pandemia provocada pela COVID-19, procurámos compreender, então, através de entrevistas realizadas a profissionais de saúde e a profissionais de educação, se os livros infantis são considerados uma boa ferramenta para trabalhar as emoções. Além disso, realizámos também uma entrevista à editora da coleção em estudo, com o intuito de compreendermos o porquê da recente e crescente aposta em livros infantis que tratem o tema das emoções. A partir da interpretação, análise e discussão dos dados obtidos através da metodologia qualitativa, pudemos comprovar que o livro infantil é visto como uma ótima ferramenta para trabalhar as emoções, pois possui diversas potencialidades e contribui para o desenvolvimento emocional das crianças. A aposta em livros infantis e no tema das emoções também tem sido inegável, uma vez que a educação e inteligência emocionais têm um peso fundamental na formação das crianças, sendo importante trabalharmos estes conceitos desde tenra idade.2021-04-26T14:14:37Z2021-04-06T00:00:00Z2021-04-062021-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2971TID:202706893porMagalhães, Mariana Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:22Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:40.551444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico
title As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico
spellingShingle As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico
Magalhães, Mariana Costa
Educação de infância
Educação Pré-Escolar
Dispositivo pedagógico - Livro infantil
Papel do Educador de Infância
Emoções
title_short As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico
title_full As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico
title_fullStr As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico
title_full_unstemmed As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico
title_sort As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico
author Magalhães, Mariana Costa
author_facet Magalhães, Mariana Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Mariana Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Educação Pré-Escolar
Dispositivo pedagógico - Livro infantil
Papel do Educador de Infância
Emoções
topic Educação de infância
Educação Pré-Escolar
Dispositivo pedagógico - Livro infantil
Papel do Educador de Infância
Emoções
description O presente relatório de estágio tem como título As emoções na Educação Pré-Escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico, e está organizado a partir de duas grandes temáticas: as emoções e a literatura para a infância. Um dos principais objetivos desta investigação era garantir que as crianças não só fossem capazes de identificar e reconhecer as suas emoções e as dos outros, como também conseguissem fazer uma boa gestão e controlo das mesmas. Por isso, aliando as emoções à literatura para a infância, a partir das obras da coleção As Emoções do Gastão, de Aurélie Chien Chow Chine, foram desenvolvidas cinco propostas de atividades para trabalhar as emoções, funcionando o livro infantil como um dispositivo pedagógico. Como as propostas de atividades não foram colocadas em prática com o grupo de crianças, por estarmos a atravessar uma pandemia provocada pela COVID-19, procurámos compreender, então, através de entrevistas realizadas a profissionais de saúde e a profissionais de educação, se os livros infantis são considerados uma boa ferramenta para trabalhar as emoções. Além disso, realizámos também uma entrevista à editora da coleção em estudo, com o intuito de compreendermos o porquê da recente e crescente aposta em livros infantis que tratem o tema das emoções. A partir da interpretação, análise e discussão dos dados obtidos através da metodologia qualitativa, pudemos comprovar que o livro infantil é visto como uma ótima ferramenta para trabalhar as emoções, pois possui diversas potencialidades e contribui para o desenvolvimento emocional das crianças. A aposta em livros infantis e no tema das emoções também tem sido inegável, uma vez que a educação e inteligência emocionais têm um peso fundamental na formação das crianças, sendo importante trabalharmos estes conceitos desde tenra idade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26T14:14:37Z
2021-04-06T00:00:00Z
2021-04-06
2021-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2971
TID:202706893
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2971
identifier_str_mv TID:202706893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131632059285504