Um Percurso Reflexivo sobre a Prática Pedagógica e a abordagem às emoções desde a Educação de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Talhão, Sandra Margarida Simão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8442
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, relativa à dimensão reflexiva, reflito sobre o meu percurso e vivências ao longo das Práticas Pedagógicas em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, esta parte engloba reflexões sobre os receios iniciais, dificuldades e desafios sentidos, aprendizagens realizadas e algumas propostas realizadas. Na segunda parte, apresento a dimensão investigativa, um estudo numa lógica de investigação-ação, que pretende dar resposta à questão de partida: “Em que medida a abordagem às emoções primárias na Educação de Infância facilita a gestão das emoções e o conhecimento de emoções em si e no próximo?”, tendo como objetivos: (i) Perceber como é que as crianças identificam as suas próprias emoções; (ii) Analisar se as crianças conseguem diferenciar as emoções, antes, durante e depois de serem trabalhadas; (iii) Refletir sobre a concretização e os efeitos da sequência pedagógica. Para este estudo, recorri à observação participante, ao diário de bordo, às notas de campo e a fotografias. Seguindo uma metodologia qualitativa, a análise dos dados foi feita numa perspetiva de análise especulativa. O estudo sugere que, quando trabalhadas as emoções desde a Educação de Infância, as crianças desenvolvem a sua empatia e conseguem aprender a gerir as suas emoções.
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