As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2971 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como título As emoções na Educação Pré-Escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico, e está organizado a partir de duas grandes temáticas: as emoções e a literatura para a infância. Um dos principais objetivos desta investigação era garantir que as crianças não só fossem capazes de identificar e reconhecer as suas emoções e as dos outros, como também conseguissem fazer uma boa gestão e controlo das mesmas. Por isso, aliando as emoções à literatura para a infância, a partir das obras da coleção As Emoções do Gastão, de Aurélie Chien Chow Chine, foram desenvolvidas cinco propostas de atividades para trabalhar as emoções, funcionando o livro infantil como um dispositivo pedagógico. Como as propostas de atividades não foram colocadas em prática com o grupo de crianças, por estarmos a atravessar uma pandemia provocada pela COVID-19, procurámos compreender, então, através de entrevistas realizadas a profissionais de saúde e a profissionais de educação, se os livros infantis são considerados uma boa ferramenta para trabalhar as emoções. Além disso, realizámos também uma entrevista à editora da coleção em estudo, com o intuito de compreendermos o porquê da recente e crescente aposta em livros infantis que tratem o tema das emoções. A partir da interpretação, análise e discussão dos dados obtidos através da metodologia qualitativa, pudemos comprovar que o livro infantil é visto como uma ótima ferramenta para trabalhar as emoções, pois possui diversas potencialidades e contribui para o desenvolvimento emocional das crianças. A aposta em livros infantis e no tema das emoções também tem sido inegável, uma vez que a educação e inteligência emocionais têm um peso fundamental na formação das crianças, sendo importante trabalharmos estes conceitos desde tenra idade. |
id |
RCAP_2c847c509417f9d0386f96b9014bb739 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógicoEducação de infânciaEducação Pré-EscolarDispositivo pedagógico - Livro infantilPapel do Educador de InfânciaEmoçõesO presente relatório de estágio tem como título As emoções na Educação Pré-Escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico, e está organizado a partir de duas grandes temáticas: as emoções e a literatura para a infância. Um dos principais objetivos desta investigação era garantir que as crianças não só fossem capazes de identificar e reconhecer as suas emoções e as dos outros, como também conseguissem fazer uma boa gestão e controlo das mesmas. Por isso, aliando as emoções à literatura para a infância, a partir das obras da coleção As Emoções do Gastão, de Aurélie Chien Chow Chine, foram desenvolvidas cinco propostas de atividades para trabalhar as emoções, funcionando o livro infantil como um dispositivo pedagógico. Como as propostas de atividades não foram colocadas em prática com o grupo de crianças, por estarmos a atravessar uma pandemia provocada pela COVID-19, procurámos compreender, então, através de entrevistas realizadas a profissionais de saúde e a profissionais de educação, se os livros infantis são considerados uma boa ferramenta para trabalhar as emoções. Além disso, realizámos também uma entrevista à editora da coleção em estudo, com o intuito de compreendermos o porquê da recente e crescente aposta em livros infantis que tratem o tema das emoções. A partir da interpretação, análise e discussão dos dados obtidos através da metodologia qualitativa, pudemos comprovar que o livro infantil é visto como uma ótima ferramenta para trabalhar as emoções, pois possui diversas potencialidades e contribui para o desenvolvimento emocional das crianças. A aposta em livros infantis e no tema das emoções também tem sido inegável, uma vez que a educação e inteligência emocionais têm um peso fundamental na formação das crianças, sendo importante trabalharmos estes conceitos desde tenra idade.2021-04-26T14:14:37Z2021-04-06T00:00:00Z2021-04-062021-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2971TID:202706893porMagalhães, Mariana Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:22Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:40.551444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico |
title |
As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico |
spellingShingle |
As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico Magalhães, Mariana Costa Educação de infância Educação Pré-Escolar Dispositivo pedagógico - Livro infantil Papel do Educador de Infância Emoções |
title_short |
As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico |
title_full |
As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico |
title_fullStr |
As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico |
title_full_unstemmed |
As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico |
title_sort |
As emoções na educação pré-escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico |
author |
Magalhães, Mariana Costa |
author_facet |
Magalhães, Mariana Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Mariana Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Educação Pré-Escolar Dispositivo pedagógico - Livro infantil Papel do Educador de Infância Emoções |
topic |
Educação de infância Educação Pré-Escolar Dispositivo pedagógico - Livro infantil Papel do Educador de Infância Emoções |
description |
O presente relatório de estágio tem como título As emoções na Educação Pré-Escolar – o livro infantil como dispositivo pedagógico, e está organizado a partir de duas grandes temáticas: as emoções e a literatura para a infância. Um dos principais objetivos desta investigação era garantir que as crianças não só fossem capazes de identificar e reconhecer as suas emoções e as dos outros, como também conseguissem fazer uma boa gestão e controlo das mesmas. Por isso, aliando as emoções à literatura para a infância, a partir das obras da coleção As Emoções do Gastão, de Aurélie Chien Chow Chine, foram desenvolvidas cinco propostas de atividades para trabalhar as emoções, funcionando o livro infantil como um dispositivo pedagógico. Como as propostas de atividades não foram colocadas em prática com o grupo de crianças, por estarmos a atravessar uma pandemia provocada pela COVID-19, procurámos compreender, então, através de entrevistas realizadas a profissionais de saúde e a profissionais de educação, se os livros infantis são considerados uma boa ferramenta para trabalhar as emoções. Além disso, realizámos também uma entrevista à editora da coleção em estudo, com o intuito de compreendermos o porquê da recente e crescente aposta em livros infantis que tratem o tema das emoções. A partir da interpretação, análise e discussão dos dados obtidos através da metodologia qualitativa, pudemos comprovar que o livro infantil é visto como uma ótima ferramenta para trabalhar as emoções, pois possui diversas potencialidades e contribui para o desenvolvimento emocional das crianças. A aposta em livros infantis e no tema das emoções também tem sido inegável, uma vez que a educação e inteligência emocionais têm um peso fundamental na formação das crianças, sendo importante trabalharmos estes conceitos desde tenra idade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26T14:14:37Z 2021-04-06T00:00:00Z 2021-04-06 2021-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2971 TID:202706893 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2971 |
identifier_str_mv |
TID:202706893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131632059285504 |