O envolvimento da família no desenvolvimento de competências em crianças com dificuldades na leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2708 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado consiste na apresentação de uma investigação sobre a Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura. Esta perturbação caracteriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita fundamentais para a aprendizagem e percurso escolar dos alunos, é necessário que o diagnóstico seja realizado o quanto antes, de forma a serem pensadas respostas educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com esta perturbação de aprendizagem vejam facilitada a sua aprendizagem e processo de leitura e escrita. Sabemos que os pais, juntamente com os professores, são agentes fundamentais e devem trabalhar em equipa, elaborando um trabalho conjunto e planeado, de modo a incrementar atividades e estratégias variadas. Com uma intervenção especializada regular, com a aplicação de medidas educativas adequadas e a colaboração dos pais, as dificuldades destes alunos diminuirão e aumentar-se-á a sua capacidade de autonomia e responsabilidade. O objetivo geral deste trabalho consiste em perceber se os pais de crianças com dificuldades na leitura realizam atividades educacionais com seus filhos para desenvolver competências leitoras. Para tal, foi realizado um estudo de natureza mista, ou seja, adotou-se em simultâneo o método qualitativo e o método quantitativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados a entrevista semiestruturada, aplicada a professores do 1º ciclo do ensino básico, e o inquérito por questionário, aplicado a pais/EE de crianças diagnosticadas com dislexia. As conclusões retiradas deste estudo, em linhas gerais, apontam os pais de alunos com esta perturbação como elementos cada vez mais participativos na vida escolar dos filhos, uma vez que se interessam cada vez mais por reforçar em casa as competências trabalhadas na escola, interessando-se por minimizar as dificuldades dos filhos e potenciando um maior sucesso escolar. |
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O envolvimento da família no desenvolvimento de competências em crianças com dificuldades na leituraPerturbação de Aprendizagem Específica com Défice na LeituraIntervençãoDislexiaA presente dissertação de mestrado consiste na apresentação de uma investigação sobre a Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura. Esta perturbação caracteriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita fundamentais para a aprendizagem e percurso escolar dos alunos, é necessário que o diagnóstico seja realizado o quanto antes, de forma a serem pensadas respostas educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com esta perturbação de aprendizagem vejam facilitada a sua aprendizagem e processo de leitura e escrita. Sabemos que os pais, juntamente com os professores, são agentes fundamentais e devem trabalhar em equipa, elaborando um trabalho conjunto e planeado, de modo a incrementar atividades e estratégias variadas. Com uma intervenção especializada regular, com a aplicação de medidas educativas adequadas e a colaboração dos pais, as dificuldades destes alunos diminuirão e aumentar-se-á a sua capacidade de autonomia e responsabilidade. O objetivo geral deste trabalho consiste em perceber se os pais de crianças com dificuldades na leitura realizam atividades educacionais com seus filhos para desenvolver competências leitoras. Para tal, foi realizado um estudo de natureza mista, ou seja, adotou-se em simultâneo o método qualitativo e o método quantitativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados a entrevista semiestruturada, aplicada a professores do 1º ciclo do ensino básico, e o inquérito por questionário, aplicado a pais/EE de crianças diagnosticadas com dislexia. As conclusões retiradas deste estudo, em linhas gerais, apontam os pais de alunos com esta perturbação como elementos cada vez mais participativos na vida escolar dos filhos, uma vez que se interessam cada vez mais por reforçar em casa as competências trabalhadas na escola, interessando-se por minimizar as dificuldades dos filhos e potenciando um maior sucesso escolar.This dissertation consists of the presentation of a research study about Specific Learning Disability with Deficit in Reading. This disturbance is characterized by a reading pattern in which, from the early stages of learning, there is a great difficulty in identifying written words. As reading and writing skills are fundamental for students learning process, it is necessary that the diagnosis is carried out as soon as possible, so that appropriate educational responses can be thought out, and then be applied in a systematic and permanent way, allowing students with this learning disturbance to learn, read and write in an easier process. We know that parents, together with teachers, are the key players and must work together creating a plan to increase various activities and strategies. Regular specialized intervention, alongside application of appropriate educational measures and collaboration of parents, will contribute to reduced difficulties of these students and increased capacity of autonomy and responsibility. The general objective of this research is to understand if parents of children with reading difficulties carry out educational activities with their children to develop reading skills. For that, a study of mixed nature was developed, meaning, qualitative and quantitative methods were adopted simultaneously. Semi-structured interviews as data collection instruments were applied to primary school teachers, and the questionnaire survey was applied to parents/EE from children diagnosed with dyslexia. The conclusions drawn from this study, in general, point towards the fact that parents of students with this disorder are increasingly participative in the children's school life. They are also increasingly interested in reinforcing the skills developed at school at home, minimizing children’s difficulties and promoting greater school success. Keywords: School; Family; Learning; Specific Learning Disability with Deficit in Reading; Intervention2018-10-15T09:52:56Z2018-10-06T00:00:00Z2018-10-062018-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2708TID:201981025porPrata, Cláudia Sofia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:14Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:28.098806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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