Professor em formação em busca da excelência na sua prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1303 |
Resumo: | O presente relatório relata as experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionado I e II. Estas constituíram o período mais substancial do nosso trabalho durante o segundo ano do mestrado e último da nossa formação complementar para o ensino formal. Este trabalho marca o término de uma caminhada em que, gradualmente, se foi desenvolvendo a nossa profissionalidade e o nosso tacto pedagógico, permitindo complementar com saber feito de experiência os cânones teóricos. Durante este período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º Ciclos, foi colocada especial ênfase na vertente da intervenção, aproximando as experiências em sala de aula do futuro profissional para que nos preparamos. Pela confrontação da experiência concreta do trabalho de campo com o saber teórico que o fundamenta e enquadra, énos possível, hoje, apreender as práticas pedagógicas com que mais nos identificamos e que mais valorizamos em contexto lectivo. Tal avaliação de métodos e resultados só é possível no contexto de uma investigação qualitativa de carácter naturalista, que tentámos encetar. Como aspeto particularmente enriquecedor, destacamos o trabalho realizado em duas instituições de perfis socio-económicos muito distintos. Esta variedade de contextos e de meios levou-nos a descobrir potencialidades próprias de cada ambiente, inculcando na nossa prática estratégias inovadoras e capacidade de contornar obstáculos. Todo o trabalho desenvolvido ao longo deste período permitiu confirmar as aspirações que nos moviam desde o começo do ano lectivo, cultivando em nós o sentido da profissão como paixão e reforçando a noção do impacto que a nossa prática pode ter naqueles a quem nos dedicamos. ABSTRACT This report gives an account of the teaching experiences we’ve been through during Prática de Ensino Supervisionado I and II curricular units. These have made most of our work time during the second year of our Master’s Program and the last of our complementary learning for formal teaching. The present work is a landmark at the end of a journey in which we gradually developed our professionality and our pedagogical sense, filling the theoretical principles with practically-proven wisdom. During this probation period, intervention was a main goal in our work, being specially emphasized as a mean to bring us closer to our future tasks as teachers. Putting together the field work and the concepts that give it meaning has made it possible for us, today, to identify the strategies that make the most sense to us and that we value above all others. Such evaluation of results and methods is only possible in the context of a qualitative investigation of naturalistic quality which we tried to perform. As a specially fulfilling experience, we would like to lay emphasis on the work made with two institutions of very different social and economical background. This variety of contexts and resources opened the potentiality of each environment, and challenged us to find new solutions and strategies in a positive way. All the work made during this period confirmed the aspirations that have guided us since the beginning of the school year, solidifying the idea of a profession as a passion and of the impact we can have on those we dedicate to.ESEPF17 |
id |
RCAP_2d34e325cd8aef80485bb1a1d2610b10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1303 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Professor em formação em busca da excelência na sua práticaEnsino Básico (1º-2º ciclo)Prática pedagógicaInvestigação qualitativaO presente relatório relata as experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionado I e II. Estas constituíram o período mais substancial do nosso trabalho durante o segundo ano do mestrado e último da nossa formação complementar para o ensino formal. Este trabalho marca o término de uma caminhada em que, gradualmente, se foi desenvolvendo a nossa profissionalidade e o nosso tacto pedagógico, permitindo complementar com saber feito de experiência os cânones teóricos. Durante este período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º Ciclos, foi colocada especial ênfase na vertente da intervenção, aproximando as experiências em sala de aula do futuro profissional para que nos preparamos. Pela confrontação da experiência concreta do trabalho de campo com o saber teórico que o fundamenta e enquadra, énos possível, hoje, apreender as práticas pedagógicas com que mais nos identificamos e que mais valorizamos em contexto lectivo. Tal avaliação de métodos e resultados só é possível no contexto de uma investigação qualitativa de carácter naturalista, que tentámos encetar. Como aspeto particularmente enriquecedor, destacamos o trabalho realizado em duas instituições de perfis socio-económicos muito distintos. Esta variedade de contextos e de meios levou-nos a descobrir potencialidades próprias de cada ambiente, inculcando na nossa prática estratégias inovadoras e capacidade de contornar obstáculos. Todo o trabalho desenvolvido ao longo deste período permitiu confirmar as aspirações que nos moviam desde o começo do ano lectivo, cultivando em nós o sentido da profissão como paixão e reforçando a noção do impacto que a nossa prática pode ter naqueles a quem nos dedicamos. ABSTRACT This report gives an account of the teaching experiences we’ve been through during Prática de Ensino Supervisionado I and II curricular units. These have made most of our work time during the second year of our Master’s Program and the last of our complementary learning for formal teaching. The present work is a landmark at the end of a journey in which we gradually developed our professionality and our pedagogical sense, filling the theoretical principles with practically-proven wisdom. During this probation period, intervention was a main goal in our work, being specially emphasized as a mean to bring us closer to our future tasks as teachers. Putting together the field work and the concepts that give it meaning has made it possible for us, today, to identify the strategies that make the most sense to us and that we value above all others. Such evaluation of results and methods is only possible in the context of a qualitative investigation of naturalistic quality which we tried to perform. As a specially fulfilling experience, we would like to lay emphasis on the work made with two institutions of very different social and economical background. This variety of contexts and resources opened the potentiality of each environment, and challenged us to find new solutions and strategies in a positive way. All the work made during this period confirmed the aspirations that have guided us since the beginning of the school year, solidifying the idea of a profession as a passion and of the impact we can have on those we dedicate to.ESEPF172013-11-12T10:45:00Z2013-10-07T00:00:00Z2013-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1303TID:201465728porGala, Ana Maria Teixeira Bastos Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.974346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor em formação em busca da excelência na sua prática |
title |
Professor em formação em busca da excelência na sua prática |
spellingShingle |
Professor em formação em busca da excelência na sua prática Gala, Ana Maria Teixeira Bastos Vaz Ensino Básico (1º-2º ciclo) Prática pedagógica Investigação qualitativa |
title_short |
Professor em formação em busca da excelência na sua prática |
title_full |
Professor em formação em busca da excelência na sua prática |
title_fullStr |
Professor em formação em busca da excelência na sua prática |
title_full_unstemmed |
Professor em formação em busca da excelência na sua prática |
title_sort |
Professor em formação em busca da excelência na sua prática |
author |
Gala, Ana Maria Teixeira Bastos Vaz |
author_facet |
Gala, Ana Maria Teixeira Bastos Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gala, Ana Maria Teixeira Bastos Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico (1º-2º ciclo) Prática pedagógica Investigação qualitativa |
topic |
Ensino Básico (1º-2º ciclo) Prática pedagógica Investigação qualitativa |
description |
O presente relatório relata as experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionado I e II. Estas constituíram o período mais substancial do nosso trabalho durante o segundo ano do mestrado e último da nossa formação complementar para o ensino formal. Este trabalho marca o término de uma caminhada em que, gradualmente, se foi desenvolvendo a nossa profissionalidade e o nosso tacto pedagógico, permitindo complementar com saber feito de experiência os cânones teóricos. Durante este período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º Ciclos, foi colocada especial ênfase na vertente da intervenção, aproximando as experiências em sala de aula do futuro profissional para que nos preparamos. Pela confrontação da experiência concreta do trabalho de campo com o saber teórico que o fundamenta e enquadra, énos possível, hoje, apreender as práticas pedagógicas com que mais nos identificamos e que mais valorizamos em contexto lectivo. Tal avaliação de métodos e resultados só é possível no contexto de uma investigação qualitativa de carácter naturalista, que tentámos encetar. Como aspeto particularmente enriquecedor, destacamos o trabalho realizado em duas instituições de perfis socio-económicos muito distintos. Esta variedade de contextos e de meios levou-nos a descobrir potencialidades próprias de cada ambiente, inculcando na nossa prática estratégias inovadoras e capacidade de contornar obstáculos. Todo o trabalho desenvolvido ao longo deste período permitiu confirmar as aspirações que nos moviam desde o começo do ano lectivo, cultivando em nós o sentido da profissão como paixão e reforçando a noção do impacto que a nossa prática pode ter naqueles a quem nos dedicamos. ABSTRACT This report gives an account of the teaching experiences we’ve been through during Prática de Ensino Supervisionado I and II curricular units. These have made most of our work time during the second year of our Master’s Program and the last of our complementary learning for formal teaching. The present work is a landmark at the end of a journey in which we gradually developed our professionality and our pedagogical sense, filling the theoretical principles with practically-proven wisdom. During this probation period, intervention was a main goal in our work, being specially emphasized as a mean to bring us closer to our future tasks as teachers. Putting together the field work and the concepts that give it meaning has made it possible for us, today, to identify the strategies that make the most sense to us and that we value above all others. Such evaluation of results and methods is only possible in the context of a qualitative investigation of naturalistic quality which we tried to perform. As a specially fulfilling experience, we would like to lay emphasis on the work made with two institutions of very different social and economical background. This variety of contexts and resources opened the potentiality of each environment, and challenged us to find new solutions and strategies in a positive way. All the work made during this period confirmed the aspirations that have guided us since the beginning of the school year, solidifying the idea of a profession as a passion and of the impact we can have on those we dedicate to.ESEPF17 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-12T10:45:00Z 2013-10-07T00:00:00Z 2013-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1303 TID:201465728 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1303 |
identifier_str_mv |
TID:201465728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621898584064 |