Professor em formação em busca da excelência na sua prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gala, Ana Maria Teixeira Bastos Vaz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1303
Resumo: O presente relatório relata as experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionado I e II. Estas constituíram o período mais substancial do nosso trabalho durante o segundo ano do mestrado e último da nossa formação complementar para o ensino formal. Este trabalho marca o término de uma caminhada em que, gradualmente, se foi desenvolvendo a nossa profissionalidade e o nosso tacto pedagógico, permitindo complementar com saber feito de experiência os cânones teóricos. Durante este período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º Ciclos, foi colocada especial ênfase na vertente da intervenção, aproximando as experiências em sala de aula do futuro profissional para que nos preparamos. Pela confrontação da experiência concreta do trabalho de campo com o saber teórico que o fundamenta e enquadra, énos possível, hoje, apreender as práticas pedagógicas com que mais nos identificamos e que mais valorizamos em contexto lectivo. Tal avaliação de métodos e resultados só é possível no contexto de uma investigação qualitativa de carácter naturalista, que tentámos encetar. Como aspeto particularmente enriquecedor, destacamos o trabalho realizado em duas instituições de perfis socio-económicos muito distintos. Esta variedade de contextos e de meios levou-nos a descobrir potencialidades próprias de cada ambiente, inculcando na nossa prática estratégias inovadoras e capacidade de contornar obstáculos. Todo o trabalho desenvolvido ao longo deste período permitiu confirmar as aspirações que nos moviam desde o começo do ano lectivo, cultivando em nós o sentido da profissão como paixão e reforçando a noção do impacto que a nossa prática pode ter naqueles a quem nos dedicamos. ABSTRACT This report gives an account of the teaching experiences we’ve been through during Prática de Ensino Supervisionado I and II curricular units. These have made most of our work time during the second year of our Master’s Program and the last of our complementary learning for formal teaching. The present work is a landmark at the end of a journey in which we gradually developed our professionality and our pedagogical sense, filling the theoretical principles with practically-proven wisdom. During this probation period, intervention was a main goal in our work, being specially emphasized as a mean to bring us closer to our future tasks as teachers. Putting together the field work and the concepts that give it meaning has made it possible for us, today, to identify the strategies that make the most sense to us and that we value above all others. Such evaluation of results and methods is only possible in the context of a qualitative investigation of naturalistic quality which we tried to perform. As a specially fulfilling experience, we would like to lay emphasis on the work made with two institutions of very different social and economical background. This variety of contexts and resources opened the potentiality of each environment, and challenged us to find new solutions and strategies in a positive way. All the work made during this period confirmed the aspirations that have guided us since the beginning of the school year, solidifying the idea of a profession as a passion and of the impact we can have on those we dedicate to.ESEPF17
id RCAP_2d34e325cd8aef80485bb1a1d2610b10
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Professor em formação em busca da excelência na sua práticaEnsino Básico (1º-2º ciclo)Prática pedagógicaInvestigação qualitativaO presente relatório relata as experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionado I e II. Estas constituíram o período mais substancial do nosso trabalho durante o segundo ano do mestrado e último da nossa formação complementar para o ensino formal. Este trabalho marca o término de uma caminhada em que, gradualmente, se foi desenvolvendo a nossa profissionalidade e o nosso tacto pedagógico, permitindo complementar com saber feito de experiência os cânones teóricos. Durante este período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º Ciclos, foi colocada especial ênfase na vertente da intervenção, aproximando as experiências em sala de aula do futuro profissional para que nos preparamos. Pela confrontação da experiência concreta do trabalho de campo com o saber teórico que o fundamenta e enquadra, énos possível, hoje, apreender as práticas pedagógicas com que mais nos identificamos e que mais valorizamos em contexto lectivo. Tal avaliação de métodos e resultados só é possível no contexto de uma investigação qualitativa de carácter naturalista, que tentámos encetar. Como aspeto particularmente enriquecedor, destacamos o trabalho realizado em duas instituições de perfis socio-económicos muito distintos. Esta variedade de contextos e de meios levou-nos a descobrir potencialidades próprias de cada ambiente, inculcando na nossa prática estratégias inovadoras e capacidade de contornar obstáculos. Todo o trabalho desenvolvido ao longo deste período permitiu confirmar as aspirações que nos moviam desde o começo do ano lectivo, cultivando em nós o sentido da profissão como paixão e reforçando a noção do impacto que a nossa prática pode ter naqueles a quem nos dedicamos. ABSTRACT This report gives an account of the teaching experiences we’ve been through during Prática de Ensino Supervisionado I and II curricular units. These have made most of our work time during the second year of our Master’s Program and the last of our complementary learning for formal teaching. The present work is a landmark at the end of a journey in which we gradually developed our professionality and our pedagogical sense, filling the theoretical principles with practically-proven wisdom. During this probation period, intervention was a main goal in our work, being specially emphasized as a mean to bring us closer to our future tasks as teachers. Putting together the field work and the concepts that give it meaning has made it possible for us, today, to identify the strategies that make the most sense to us and that we value above all others. Such evaluation of results and methods is only possible in the context of a qualitative investigation of naturalistic quality which we tried to perform. As a specially fulfilling experience, we would like to lay emphasis on the work made with two institutions of very different social and economical background. This variety of contexts and resources opened the potentiality of each environment, and challenged us to find new solutions and strategies in a positive way. All the work made during this period confirmed the aspirations that have guided us since the beginning of the school year, solidifying the idea of a profession as a passion and of the impact we can have on those we dedicate to.ESEPF172013-11-12T10:45:00Z2013-10-07T00:00:00Z2013-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1303TID:201465728porGala, Ana Maria Teixeira Bastos Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.974346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Professor em formação em busca da excelência na sua prática
title Professor em formação em busca da excelência na sua prática
spellingShingle Professor em formação em busca da excelência na sua prática
Gala, Ana Maria Teixeira Bastos Vaz
Ensino Básico (1º-2º ciclo)
Prática pedagógica
Investigação qualitativa
title_short Professor em formação em busca da excelência na sua prática
title_full Professor em formação em busca da excelência na sua prática
title_fullStr Professor em formação em busca da excelência na sua prática
title_full_unstemmed Professor em formação em busca da excelência na sua prática
title_sort Professor em formação em busca da excelência na sua prática
author Gala, Ana Maria Teixeira Bastos Vaz
author_facet Gala, Ana Maria Teixeira Bastos Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gala, Ana Maria Teixeira Bastos Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico (1º-2º ciclo)
Prática pedagógica
Investigação qualitativa
topic Ensino Básico (1º-2º ciclo)
Prática pedagógica
Investigação qualitativa
description O presente relatório relata as experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionado I e II. Estas constituíram o período mais substancial do nosso trabalho durante o segundo ano do mestrado e último da nossa formação complementar para o ensino formal. Este trabalho marca o término de uma caminhada em que, gradualmente, se foi desenvolvendo a nossa profissionalidade e o nosso tacto pedagógico, permitindo complementar com saber feito de experiência os cânones teóricos. Durante este período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º Ciclos, foi colocada especial ênfase na vertente da intervenção, aproximando as experiências em sala de aula do futuro profissional para que nos preparamos. Pela confrontação da experiência concreta do trabalho de campo com o saber teórico que o fundamenta e enquadra, énos possível, hoje, apreender as práticas pedagógicas com que mais nos identificamos e que mais valorizamos em contexto lectivo. Tal avaliação de métodos e resultados só é possível no contexto de uma investigação qualitativa de carácter naturalista, que tentámos encetar. Como aspeto particularmente enriquecedor, destacamos o trabalho realizado em duas instituições de perfis socio-económicos muito distintos. Esta variedade de contextos e de meios levou-nos a descobrir potencialidades próprias de cada ambiente, inculcando na nossa prática estratégias inovadoras e capacidade de contornar obstáculos. Todo o trabalho desenvolvido ao longo deste período permitiu confirmar as aspirações que nos moviam desde o começo do ano lectivo, cultivando em nós o sentido da profissão como paixão e reforçando a noção do impacto que a nossa prática pode ter naqueles a quem nos dedicamos. ABSTRACT This report gives an account of the teaching experiences we’ve been through during Prática de Ensino Supervisionado I and II curricular units. These have made most of our work time during the second year of our Master’s Program and the last of our complementary learning for formal teaching. The present work is a landmark at the end of a journey in which we gradually developed our professionality and our pedagogical sense, filling the theoretical principles with practically-proven wisdom. During this probation period, intervention was a main goal in our work, being specially emphasized as a mean to bring us closer to our future tasks as teachers. Putting together the field work and the concepts that give it meaning has made it possible for us, today, to identify the strategies that make the most sense to us and that we value above all others. Such evaluation of results and methods is only possible in the context of a qualitative investigation of naturalistic quality which we tried to perform. As a specially fulfilling experience, we would like to lay emphasis on the work made with two institutions of very different social and economical background. This variety of contexts and resources opened the potentiality of each environment, and challenged us to find new solutions and strategies in a positive way. All the work made during this period confirmed the aspirations that have guided us since the beginning of the school year, solidifying the idea of a profession as a passion and of the impact we can have on those we dedicate to.ESEPF17
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-12T10:45:00Z
2013-10-07T00:00:00Z
2013-10-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1303
TID:201465728
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1303
identifier_str_mv TID:201465728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621898584064