Prática de Ensino Supervisionada. A importância das conexões estabelecidas, pelas crianças, entre os conteúdos lecionados e o seu quotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Joana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19790
Resumo: O presente relatório apresenta um projeto de intervenção e investigação, desenvolvido em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, integrado na unidade curricular do 2.º ano do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Politécnico da Escola Superior de Bragança. A escola, historicamente, é o lugar, por excelência, de mediação do conhecimento sistemático, científico e, como tal, um palco de formação do indivíduo como um todo. É neste contexto que pretendemos levar a efeito este projeto, cujo público-alvo são crianças do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo a intervenção lecionada nas várias áreas do saber do 1.º Ciclo do Ensino Básico e nas áreas de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório pretende apresentar as experiências de ensino-aprendizagem que consideramos significativas e representativas do trabalho desenvolvido em ambos os contextos educativos. A prática de ensino supervisionada foi planificada tendo em conta a articulação curricular, as necessidades e interesses das crianças, bem como os ritmos de aprendizagem de cada um deles. Nesta prática apoiamo-nos nos documentos oficiais e orientadores da prática pedagógica, de entre os quais destacamos o programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico e as Aprendizagens Essenciais para o 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. No decurso da prática desenvolvemos atividades alicerçadas nos interesses das crianças e na procura de resposta à seguinte questão-problema: Qual a importância das conexões estabelecidas, pelas crianças, entre os conteúdos lecionados e o seu quotidiano? Com o intuito de dar resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos: (i) Questionar as crianças sobre a relação que estabelecem entre o conteúdo lecionado e a sua aplicabilidade no dia-a-dia; (ii) Analisar o discurso das crianças para perceber que importância atribuem aos conteúdos lecionados e como os relacionam com as suas vivências diárias; (iii) Perceber a importância da relação entre os conteúdos lecionados e o quotidiano das crianças. O estudo segue uma abordagem de cariz qualitativa e de investigação sobre a prática. Os dados foram recolhidos através de notas de campo, efetuadas quando interpelarmos as crianças para explicarem que conexões estabelecem entre os conteúdos lecionados e a necessidade de dar respostas nas suas vivências diárias. Recorremos, igualmente, aos registos escritos apresentados sob forma de narrativas, quer em Matemática quer em Ciências Naturais, registos fotográficos, registos de áudio e diários de bordo. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo. A análise dos dados permitiu-nos concluir que aquando da planificação da ação educativa devem constar estratégias que permitam às crianças a compreensão da utilidade dos conteúdos abordados em sala de aula na sua vida quotidiana. De forma a responder à questão orientadora tendo em conta os objetivos desta mesma investigação, podemos afirmar que quando as crianças compreendem e estabelecem conexões entre os conteúdos lecionados e o seu quotidiano, apresentam-se mais motivadas e concomitantemente mais participativas, refletindo-se numa melhoria dos seus resultados escolares.
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spelling Prática de Ensino Supervisionada. A importância das conexões estabelecidas, pelas crianças, entre os conteúdos lecionados e o seu quotidianoPrática de Ensino Supervisionada1.º Ciclo do Ensino Básico2.º Ciclo do Ensino BásicoConexõesConteúdos lecionadosQuotidiano das criançasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório apresenta um projeto de intervenção e investigação, desenvolvido em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, integrado na unidade curricular do 2.º ano do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Politécnico da Escola Superior de Bragança. A escola, historicamente, é o lugar, por excelência, de mediação do conhecimento sistemático, científico e, como tal, um palco de formação do indivíduo como um todo. É neste contexto que pretendemos levar a efeito este projeto, cujo público-alvo são crianças do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo a intervenção lecionada nas várias áreas do saber do 1.º Ciclo do Ensino Básico e nas áreas de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório pretende apresentar as experiências de ensino-aprendizagem que consideramos significativas e representativas do trabalho desenvolvido em ambos os contextos educativos. A prática de ensino supervisionada foi planificada tendo em conta a articulação curricular, as necessidades e interesses das crianças, bem como os ritmos de aprendizagem de cada um deles. Nesta prática apoiamo-nos nos documentos oficiais e orientadores da prática pedagógica, de entre os quais destacamos o programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico e as Aprendizagens Essenciais para o 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. No decurso da prática desenvolvemos atividades alicerçadas nos interesses das crianças e na procura de resposta à seguinte questão-problema: Qual a importância das conexões estabelecidas, pelas crianças, entre os conteúdos lecionados e o seu quotidiano? Com o intuito de dar resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos: (i) Questionar as crianças sobre a relação que estabelecem entre o conteúdo lecionado e a sua aplicabilidade no dia-a-dia; (ii) Analisar o discurso das crianças para perceber que importância atribuem aos conteúdos lecionados e como os relacionam com as suas vivências diárias; (iii) Perceber a importância da relação entre os conteúdos lecionados e o quotidiano das crianças. O estudo segue uma abordagem de cariz qualitativa e de investigação sobre a prática. Os dados foram recolhidos através de notas de campo, efetuadas quando interpelarmos as crianças para explicarem que conexões estabelecem entre os conteúdos lecionados e a necessidade de dar respostas nas suas vivências diárias. Recorremos, igualmente, aos registos escritos apresentados sob forma de narrativas, quer em Matemática quer em Ciências Naturais, registos fotográficos, registos de áudio e diários de bordo. Para a análise dos dados recorremos à análise de conteúdo. A análise dos dados permitiu-nos concluir que aquando da planificação da ação educativa devem constar estratégias que permitam às crianças a compreensão da utilidade dos conteúdos abordados em sala de aula na sua vida quotidiana. De forma a responder à questão orientadora tendo em conta os objetivos desta mesma investigação, podemos afirmar que quando as crianças compreendem e estabelecem conexões entre os conteúdos lecionados e o seu quotidiano, apresentam-se mais motivadas e concomitantemente mais participativas, refletindo-se numa melhoria dos seus resultados escolares.This report presents an intervention and research project, developed in the context of a Supervised Teaching Practice, a subject of the 2nd year of the Master 's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education, of the Polytechnic Institute of the Superior School of Bragança. The school, historically, is the place, for excellence, of mediation of systematic, scientific knowledge and, as such, a stage of formation of the individual as a whole. It is in this context that we intend to carry out this project, whose target audience are children of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, being the intervention taught in the various areas of knowledge of the 1st Cycle of Basic Education and in the areas of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This report intends to present the experiences of teaching and learning that we consider significant and representative of the work developed in both educational contexts. The practice of supervised teaching was planned taking into account the curricular articulation, the needs and interests of the childrens, as well as the learning rhythms of each of them. In this practice we rely on the official documents and guidelines of pedagogical practice, among which we highlight the program of the 1st Cycle of Basic Education and the Essential Learning for the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. In the course of the practice we develop activities based on the interests of the children and in the search of answer to the following problem question: How important are the connections established by the children between the contents taught and their daily life? In order to answer this question, we outline the following objectives: (i) Questioning the children about the relationship between the contents taught and their applicability in the day-to-day; (ii) Promote teaching-learning experiences through contextualisation; (iii) Analyze the children's discourse to understand what importance they attribute to the contents taught and how they relate them to their daily experiences. The study follows a qualitative and research-based approach to practice. The data were collected through field notes, made when we question the children to explain what connections they establish between the contents taught and the need to give answers in their daily experiences. We also use written records presented in the form of narrative, whether in mathematics or in natural sciences, photographic records, audio records and logbooks. For the analysis of the data we used content analysis. The analysis of the data allowed us to conclude that when planning the educational action, teachers should include strategies that allow children to understand the usefulness of the contents taught in the classroom in their daily lives. In order to answer the guiding question taking into account the objectives of this same research, we can affirm that when children understand and establish connections between the contents taught and their daily life, they are more motivated and concomitantly more participative, concluding in an improvement of their school results.Ribeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBPinto, Joana2019-11-08T11:25:55Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19790TID:202298990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:12Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:23.025193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Prática de Ensino Supervisionada
1.º Ciclo do Ensino Básico
2.º Ciclo do Ensino Básico
Conexões
Conteúdos lecionados
Quotidiano das crianças
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