Prática de Ensino Supervisionada - Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Liliana Cristina Barbosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23865
Resumo: O presente relatório final de estágio é o resultado do trabalho realizado no contexto da iniciação à prática profissional e inclui um estudo concretizado no decorrer das práticas letivas realizadas nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (1.º CEB e 2.º CEB) – com uma turma de 3.º ano, uma turma de 5.º ano em Matemática e uma turma de 6.º ano em Ciências Naturais. O estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O estudo investigativo teve como foco a temática: Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos. Neste âmbito, refletiu-se sobre os documentos curriculares orientadores e questionou-se as práticas da investigadora para responder a duas questões-problema: Q1 – Se e como é que os documentos oficiais promovem conexões entre os conteúdos científicos e os assuntos do dia a dia?; e Q2 – Será que as práticas letivas que valorizam as conexões entre os conteúdos científicos e o dia a dia são mais motivadoras e contribuem para o sucesso dos alunos?. A investigação foi de natureza qualitativa e interpretativa com características de investigação-ação, apelando a técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados diversificadas. A análise documental incidiu sobre os documentos curriculares, primeiro na fase prévia à planificação de atividades e, posteriormente, numa análise mais sistemática, aplicando técnicas de análise de conteúdo para identificar referências a conexões entre os conteúdos científicos e entre estes e o dia a dia dos alunos, através de um instrumento de análise concebido para o efeito. Durante a prática letiva recorreu-se à observação e às notas de campo, que incluíram comentários dos alunos e reflexões da investigadora, dando origem a um diário de aulas. A análise documental aponta que a relevância das conexões em estudo é reconhecida, globalmente, nos documentos das Aprendizagens Essenciais, mas não muito realçada em alguns programas disciplinares em vigor, não acompanhando tanto as tendências atuais nesse sentido. A reflexão sobre a prática evidencia que as conexões favoreceram o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e desencadearam maior empenho e motivação dos alunos.
id RCAP_ffb439029e3613e0c2e821f51674a566
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada - Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunosConexõesEnsino básicoPrática de ensino supervisionadaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final de estágio é o resultado do trabalho realizado no contexto da iniciação à prática profissional e inclui um estudo concretizado no decorrer das práticas letivas realizadas nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (1.º CEB e 2.º CEB) – com uma turma de 3.º ano, uma turma de 5.º ano em Matemática e uma turma de 6.º ano em Ciências Naturais. O estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O estudo investigativo teve como foco a temática: Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos. Neste âmbito, refletiu-se sobre os documentos curriculares orientadores e questionou-se as práticas da investigadora para responder a duas questões-problema: Q1 – Se e como é que os documentos oficiais promovem conexões entre os conteúdos científicos e os assuntos do dia a dia?; e Q2 – Será que as práticas letivas que valorizam as conexões entre os conteúdos científicos e o dia a dia são mais motivadoras e contribuem para o sucesso dos alunos?. A investigação foi de natureza qualitativa e interpretativa com características de investigação-ação, apelando a técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados diversificadas. A análise documental incidiu sobre os documentos curriculares, primeiro na fase prévia à planificação de atividades e, posteriormente, numa análise mais sistemática, aplicando técnicas de análise de conteúdo para identificar referências a conexões entre os conteúdos científicos e entre estes e o dia a dia dos alunos, através de um instrumento de análise concebido para o efeito. Durante a prática letiva recorreu-se à observação e às notas de campo, que incluíram comentários dos alunos e reflexões da investigadora, dando origem a um diário de aulas. A análise documental aponta que a relevância das conexões em estudo é reconhecida, globalmente, nos documentos das Aprendizagens Essenciais, mas não muito realçada em alguns programas disciplinares em vigor, não acompanhando tanto as tendências atuais nesse sentido. A reflexão sobre a prática evidencia que as conexões favoreceram o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e desencadearam maior empenho e motivação dos alunos.This final internship report is the result of the work done in the context of initiation into professional practice and includes a study carried out during the teaching practices performed in the 1st and 2nd cycles of basic education (1st and 2nd cycles) - with a 3rd grade class, a 5th grade class in Mathematics and a 6th grade class in Natural Sciences. The internship was part of the Supervised Teaching Practice (PES) course unit of the Master's Degree in Teaching Primary School Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. The investigative study focused on the theme: Connections between scientific content in Primary School and the students' everyday life. In this context, we reflected on the guiding curriculum documents and questioned the researcher's practices in order to answer two problem-questions: Q1 - If and how do official documents promote connections between scientific contents and daily life issues?; and Q2 - Do teaching practices that value connections between scientific contents and daily life are more motivating and contribute to students' success? The research was qualitative and interpretive in nature with action research characteristics, using diversified data collection and analysis techniques and instruments. The document analysis focused on curriculum documents, first in the phase prior to the planning of activities and, later, in a more systematic analysis, applying content analysis techniques to identify references to connections between scientific content and between these and students' daily lives, using an analysis tool designed for this purpose. During the teaching practice, observation and field notes were used, which included students' comments and the researcher's reflections, giving rise to a class diary. The documentary analysis shows that the relevance of the connections under study is globally recognized in the Essential Learning documents, but not much emphasized in some subject programs in force, not following the current trends in this direction. The reflection on the practice shows that the connections favored the development of the teaching and learning process and triggered greater commitment and motivation from the students.Gonçalves, AdorindaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Liliana Cristina Barbosa2021-09-02T09:36:11Z202120202021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23865TID:202729214porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:53:24Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:47.671300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada - Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos
title Prática de Ensino Supervisionada - Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada - Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos
Gonçalves, Liliana Cristina Barbosa
Conexões
Ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada - Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos
title_full Prática de Ensino Supervisionada - Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada - Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada - Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos
title_sort Prática de Ensino Supervisionada - Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos
author Gonçalves, Liliana Cristina Barbosa
author_facet Gonçalves, Liliana Cristina Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Adorinda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Liliana Cristina Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Conexões
Ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conexões
Ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório final de estágio é o resultado do trabalho realizado no contexto da iniciação à prática profissional e inclui um estudo concretizado no decorrer das práticas letivas realizadas nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (1.º CEB e 2.º CEB) – com uma turma de 3.º ano, uma turma de 5.º ano em Matemática e uma turma de 6.º ano em Ciências Naturais. O estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O estudo investigativo teve como foco a temática: Conexões entre os conteúdos científicos no Ensino Básico e o dia a dia dos alunos. Neste âmbito, refletiu-se sobre os documentos curriculares orientadores e questionou-se as práticas da investigadora para responder a duas questões-problema: Q1 – Se e como é que os documentos oficiais promovem conexões entre os conteúdos científicos e os assuntos do dia a dia?; e Q2 – Será que as práticas letivas que valorizam as conexões entre os conteúdos científicos e o dia a dia são mais motivadoras e contribuem para o sucesso dos alunos?. A investigação foi de natureza qualitativa e interpretativa com características de investigação-ação, apelando a técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados diversificadas. A análise documental incidiu sobre os documentos curriculares, primeiro na fase prévia à planificação de atividades e, posteriormente, numa análise mais sistemática, aplicando técnicas de análise de conteúdo para identificar referências a conexões entre os conteúdos científicos e entre estes e o dia a dia dos alunos, através de um instrumento de análise concebido para o efeito. Durante a prática letiva recorreu-se à observação e às notas de campo, que incluíram comentários dos alunos e reflexões da investigadora, dando origem a um diário de aulas. A análise documental aponta que a relevância das conexões em estudo é reconhecida, globalmente, nos documentos das Aprendizagens Essenciais, mas não muito realçada em alguns programas disciplinares em vigor, não acompanhando tanto as tendências atuais nesse sentido. A reflexão sobre a prática evidencia que as conexões favoreceram o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e desencadearam maior empenho e motivação dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-09-02T09:36:11Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23865
TID:202729214
url http://hdl.handle.net/10198/23865
identifier_str_mv TID:202729214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135428849172480