Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Laura
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Rita Neves, Santos, Paulo, Rato, Virgílio, M. L. Martins, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46880
Resumo: A literacia estatística é um tema que tem ganho destaque em contexto escolar pois a primazia que se tem dado a metodologias ativas e à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano fazem com que, professores e futuros professores, tenham de potenciar aprendizagens significativas que sejam compreendidas de modo ativo. Deste modo emerge a questão: De que forma se pode promover a compreensão de conceitos de Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico?O foco do presente trabalho foi o conteúdo Representação e Tratamento de Dados para o 3.º ano de escolaridade. Com este trabalho pretendeu-se promover a literacia estatística e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspetiva interdisciplinar. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção da literacia estatística e da interdisciplinaridade, desenvolvida num conjunto de sessões onde os alunos, individualmente e em grupo, resolveram diversas situações problemáticas.
id RCAP_2dae4ea82032ed990e088e061e8397de
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB1.º Ciclo do Ensino BásicoLiteracia EstatísticaInterdisciplinaridadePrimary SchoolStatistical literacyInterdisciplinarityA literacia estatística é um tema que tem ganho destaque em contexto escolar pois a primazia que se tem dado a metodologias ativas e à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano fazem com que, professores e futuros professores, tenham de potenciar aprendizagens significativas que sejam compreendidas de modo ativo. Deste modo emerge a questão: De que forma se pode promover a compreensão de conceitos de Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico?O foco do presente trabalho foi o conteúdo Representação e Tratamento de Dados para o 3.º ano de escolaridade. Com este trabalho pretendeu-se promover a literacia estatística e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspetiva interdisciplinar. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção da literacia estatística e da interdisciplinaridade, desenvolvida num conjunto de sessões onde os alunos, individualmente e em grupo, resolveram diversas situações problemáticas.[Associação Portuguesa de Educação em Ciências]Repositório ComumGomes, Maria LauraRodrigues, Rita NevesSantos, PauloRato, VirgílioM. L. Martins, Fernando2023-09-29T11:12:24Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-05T02:16:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:20.366335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB
title Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB
spellingShingle Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB
Gomes, Maria Laura
1.º Ciclo do Ensino Básico
Literacia Estatística
Interdisciplinaridade
Primary School
Statistical literacy
Interdisciplinarity
title_short Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB
title_full Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB
title_fullStr Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB
title_full_unstemmed Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB
title_sort Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB
author Gomes, Maria Laura
author_facet Gomes, Maria Laura
Rodrigues, Rita Neves
Santos, Paulo
Rato, Virgílio
M. L. Martins, Fernando
author_role author
author2 Rodrigues, Rita Neves
Santos, Paulo
Rato, Virgílio
M. L. Martins, Fernando
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Laura
Rodrigues, Rita Neves
Santos, Paulo
Rato, Virgílio
M. L. Martins, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Literacia Estatística
Interdisciplinaridade
Primary School
Statistical literacy
Interdisciplinarity
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Literacia Estatística
Interdisciplinaridade
Primary School
Statistical literacy
Interdisciplinarity
description A literacia estatística é um tema que tem ganho destaque em contexto escolar pois a primazia que se tem dado a metodologias ativas e à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano fazem com que, professores e futuros professores, tenham de potenciar aprendizagens significativas que sejam compreendidas de modo ativo. Deste modo emerge a questão: De que forma se pode promover a compreensão de conceitos de Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico?O foco do presente trabalho foi o conteúdo Representação e Tratamento de Dados para o 3.º ano de escolaridade. Com este trabalho pretendeu-se promover a literacia estatística e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspetiva interdisciplinar. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção da literacia estatística e da interdisciplinaridade, desenvolvida num conjunto de sessões onde os alunos, individualmente e em grupo, resolveram diversas situações problemáticas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-09-29T11:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46880
url http://hdl.handle.net/10400.26/46880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [Associação Portuguesa de Educação em Ciências]
publisher.none.fl_str_mv [Associação Portuguesa de Educação em Ciências]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133598383603712