Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Raquel Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/21372
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.
id RCAP_2dc839b1b4c552b35d9834677b8cb58c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/21372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2BDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.A evolução do Marketing desde o seu aparecimento até à actualidade sempre considerou fundamentais a adaptação às condições do mercado e à sua evolução intrínseca, num quadro em que se considera o consumidor como elemento nuclear na definição da oferta. O Marketing tem hoje à sua frente um mundo completamente transformado. Durante muito tempo Marketing foi confundido com Vendas, no entanto, o Marketing compreende acções pensadas ontem, colocadas em execução hoje, que produzirão resultados no futuro, resultados esses que dependem da capacidade de execução da empresa (Nunes et al., 2008). A forma de actuação das empresas nos mercados depende do tipo de mercado a que pertencem: Business-to-Business ou Business-to-Consumer. Os mercados B2B e B2C são manifestamente diferentes e essas diferenças acentuam a forma como eles devem ser abordados. O dinamismo que encontramos nos mercados requer a elaboração de planos de Marketing capazes de guiar as acções que as empresas devem tomar de forma a se manterem saudáveis e competitivas. Este estudo aprofunda um conjunto de especificidades do mercado B2B marcando claramente as diferenças deste com o mercado B2C, tendo em conta a unidade de tomada de decisão, a complexidade do mercado, o número de clientes e o tipo de compras, as relações pessoais, os compradores, a geografia dos compradores, a procura, os segmentos e o efeito das marcas. Focando no mercado B2B, faz-se ainda uma análise do Marketing Mix que lhe está associado. No âmbito do mercado B2B, este estudo analisa a elaboração da estratégia de Marketing focando a sua importância, a estrutura comum de um plano de Marketing, as vantagens e problemas de um plano de Marketing culminando na análise do planeamento de Marketing e orientação para o mercado. Posteriormente, elabora-se o plano de Marketing para uma empresa tecnológica em concreto, uma empresa B2B. Finalmente, deste processo extraem-se implicações para empresas interessadas em processos de planeamento. Em síntese, o objetivo deste trabalho é o de elaborar um plano de Marketing no contexto B2B e daí retirar ensinamentos sobre os desafios deste processo e implicações para empresas interessadas em processos de planeamento em Marketing.FEUC2012-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21372http://hdl.handle.net/10316/21372porCruz, Raquel Mendes - Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B. Coimbra, 2012Cruz, Raquel Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:32.641816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B
title Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B
spellingShingle Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B
Cruz, Raquel Mendes
title_short Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B
title_full Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B
title_fullStr Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B
title_full_unstemmed Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B
title_sort Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B
author Cruz, Raquel Mendes
author_facet Cruz, Raquel Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Raquel Mendes
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/21372
http://hdl.handle.net/10316/21372
url http://hdl.handle.net/10316/21372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cruz, Raquel Mendes - Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B. Coimbra, 2012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133741895909376