O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29676 |
Resumo: | Face ao fenómeno da globalização e à competitividade crescente dos mercados, a necessidade de as empresas se expandirem emergiu, bem como a do planeamento e implementação de estratégias de marketing. Através do presente projeto discutiram-se quais os fatores influentes na tomada de decisão estratégica em processos de internacionalização, considerando o estudo de diferentes modelos e a pesquisa realizada numa consultora portuguesa da zona centro-norte de Portugal. A investigação foca-se, paralelamente, na exploração de metodologias de planeamento de marketing, nomeadamente internacional, de modo a apurar procedimentos necessários e eficientes para alcançar resultados, através do plano de marketing. Incidiu-se, ainda, no papel do consultor para impulsionar o desempenho das organizações, sendo que a escolha das temáticas em estudo teve a ver com o desenvolvimento de um estudo de caso na AMH Consulting. Realizaram-se entrevistas a quatro dos sete colaboradores da organização acerca do ramo da consultoria e da pegada das empresas no que concerne à internacionalização e a todo o planeamento que deve ser levado a cabo para implementar ações de marketing eficazes. Conclui-se que não existe um modelo de internacionalização ideal para as empresas, sendo necessário atentar em várias condições envolventes às mesmas e nos seus objetivos. O planeamento, uma ciência que vem dar resposta aos problemas na gestão de marketing, está fortemente associado a uma performance empresarial positiva, gerando-se vantagem competitiva. O tecido empresarial português da zona centro-norte não está, ainda, a investir em grande escala no planeamento de marketing, mesmo iniciando um processo de exportação. O papel do consultor destaca-se pelo auxílio que este presta aos empreendedores e gestores no decorrer das várias etapas neste contexto, fornecendo um know-how de que estes carecem. Esta dissertação vem trazer informação atual e especializada para a área da gestão em análise, uma vez que se sente, cada vez mais, a necessidade de estudos portugueses no âmbito da internacionalização, do marketing e da consultoria, como ponto de partida para futuros estudos e dando a conhecer o panorama empresarial nestas áreas. |
id |
RCAP_b4ce1ecb3b7d36982783c1ab08bc83c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/29676 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH ConsultingPlaneamento de marketingEstudos de mercadoInternacionalizaçãoConsultoriaOtimização de serviçosEstratégiaFace ao fenómeno da globalização e à competitividade crescente dos mercados, a necessidade de as empresas se expandirem emergiu, bem como a do planeamento e implementação de estratégias de marketing. Através do presente projeto discutiram-se quais os fatores influentes na tomada de decisão estratégica em processos de internacionalização, considerando o estudo de diferentes modelos e a pesquisa realizada numa consultora portuguesa da zona centro-norte de Portugal. A investigação foca-se, paralelamente, na exploração de metodologias de planeamento de marketing, nomeadamente internacional, de modo a apurar procedimentos necessários e eficientes para alcançar resultados, através do plano de marketing. Incidiu-se, ainda, no papel do consultor para impulsionar o desempenho das organizações, sendo que a escolha das temáticas em estudo teve a ver com o desenvolvimento de um estudo de caso na AMH Consulting. Realizaram-se entrevistas a quatro dos sete colaboradores da organização acerca do ramo da consultoria e da pegada das empresas no que concerne à internacionalização e a todo o planeamento que deve ser levado a cabo para implementar ações de marketing eficazes. Conclui-se que não existe um modelo de internacionalização ideal para as empresas, sendo necessário atentar em várias condições envolventes às mesmas e nos seus objetivos. O planeamento, uma ciência que vem dar resposta aos problemas na gestão de marketing, está fortemente associado a uma performance empresarial positiva, gerando-se vantagem competitiva. O tecido empresarial português da zona centro-norte não está, ainda, a investir em grande escala no planeamento de marketing, mesmo iniciando um processo de exportação. O papel do consultor destaca-se pelo auxílio que este presta aos empreendedores e gestores no decorrer das várias etapas neste contexto, fornecendo um know-how de que estes carecem. Esta dissertação vem trazer informação atual e especializada para a área da gestão em análise, uma vez que se sente, cada vez mais, a necessidade de estudos portugueses no âmbito da internacionalização, do marketing e da consultoria, como ponto de partida para futuros estudos e dando a conhecer o panorama empresarial nestas áreas.Due to the globalization effect and to the increasing competitiveness in global markets, companies are required ever more to expand, which in turn makes demands for better planning and marketing strategy implementation. This research study discusses which factors influence strategic decision making in the internationalization process, considering the study of different models and a research Project developed in a consulting company in Portugal’s center-north region. The research focuses on the exploration of marketing planning methodologies, including international ones, in order to establish the most efficient procedures to achieve results, through the marketing plan. Considering that the choice of the theme was related to the development of a case study at AMH Consulting, the research was also focused on the role of the consultant to improve an organizations’ performance. Interviews were held with four of the seven employees in the organization about the consulting sector and the company's approach towards internationalization and all the planning that should be carried out in order to implement effective marketing actions. It was concluded that there is not an ideal internationalization model for companies in general and that it is necessary to pay attention to the company's surrounding environment and objectives. Planning, a science that responds to problems regarding marketing management, is strongly associated with a positive business performance, generating competitive advantage. The business environment in Portugal’s central and northern region is not investing massively in marketing planning yet, even when an export process is started. The role of the consultant is distinguished by the assistance provided to entrepreneurs and managers during the various stages in this context, with a know-how that they lack. Since Portuguese data in the scope of internationalization, marketing and consulting is scarce, this dissertation brings current and specialized information to the management segment and the analysis is considered as a starting point for future studies and disseminates the business context in these sectors.2022-09-15T00:00:00Z2020-07-29T00:00:00Z2020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29676porSilva, Francisca Figueiredo dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:26Zoai:ria.ua.pt:10773/29676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:57.194233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting |
title |
O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting |
spellingShingle |
O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting Silva, Francisca Figueiredo da Planeamento de marketing Estudos de mercado Internacionalização Consultoria Otimização de serviços Estratégia |
title_short |
O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting |
title_full |
O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting |
title_fullStr |
O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting |
title_full_unstemmed |
O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting |
title_sort |
O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting |
author |
Silva, Francisca Figueiredo da |
author_facet |
Silva, Francisca Figueiredo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisca Figueiredo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planeamento de marketing Estudos de mercado Internacionalização Consultoria Otimização de serviços Estratégia |
topic |
Planeamento de marketing Estudos de mercado Internacionalização Consultoria Otimização de serviços Estratégia |
description |
Face ao fenómeno da globalização e à competitividade crescente dos mercados, a necessidade de as empresas se expandirem emergiu, bem como a do planeamento e implementação de estratégias de marketing. Através do presente projeto discutiram-se quais os fatores influentes na tomada de decisão estratégica em processos de internacionalização, considerando o estudo de diferentes modelos e a pesquisa realizada numa consultora portuguesa da zona centro-norte de Portugal. A investigação foca-se, paralelamente, na exploração de metodologias de planeamento de marketing, nomeadamente internacional, de modo a apurar procedimentos necessários e eficientes para alcançar resultados, através do plano de marketing. Incidiu-se, ainda, no papel do consultor para impulsionar o desempenho das organizações, sendo que a escolha das temáticas em estudo teve a ver com o desenvolvimento de um estudo de caso na AMH Consulting. Realizaram-se entrevistas a quatro dos sete colaboradores da organização acerca do ramo da consultoria e da pegada das empresas no que concerne à internacionalização e a todo o planeamento que deve ser levado a cabo para implementar ações de marketing eficazes. Conclui-se que não existe um modelo de internacionalização ideal para as empresas, sendo necessário atentar em várias condições envolventes às mesmas e nos seus objetivos. O planeamento, uma ciência que vem dar resposta aos problemas na gestão de marketing, está fortemente associado a uma performance empresarial positiva, gerando-se vantagem competitiva. O tecido empresarial português da zona centro-norte não está, ainda, a investir em grande escala no planeamento de marketing, mesmo iniciando um processo de exportação. O papel do consultor destaca-se pelo auxílio que este presta aos empreendedores e gestores no decorrer das várias etapas neste contexto, fornecendo um know-how de que estes carecem. Esta dissertação vem trazer informação atual e especializada para a área da gestão em análise, uma vez que se sente, cada vez mais, a necessidade de estudos portugueses no âmbito da internacionalização, do marketing e da consultoria, como ponto de partida para futuros estudos e dando a conhecer o panorama empresarial nestas áreas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29T00:00:00Z 2020-07-29 2022-09-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/29676 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/29676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137675327832064 |