O trabalho prático e a formação de professores de ciências : perspectivas para um ensino renovado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ana Maria Fernandes Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1301
Resumo: A ocorrência de reformas educativas, na generalidade dos países ocidentais, têm como fim mudar orientações no ensino das diversas disciplinas, nomeadamente no das ciências. Estudos publicados em revistas internacionais vêm apontando nesse sentido. É neste enquadramento que surge o presente estudo. No âmbito da Revisão Curricular enunciada pelo Ministério da Educação, em 1997, foi delineado um Programa de Formação no Ensino Experimental das Ciências. Era objectivo deste programa dar formação especializada a professores em novas abordagens do ensino das ciências, de forma a que estes pudessem, posteriormente, dar apoio a professores que não participaram no programa supracitado. Os professores que concluíram a primeira edição deste programa constituem a população que foi alvo deste estudo. Definiu-se como problema de investigação a questão “Qual a natureza e o impacte da proposta de formação vivenciada pelos professores participantes?”. Do ponto de vista metodológico procedeu-se à analise das finalidades da formação, bem como o seu enquadramento epistemológico e metodológico. Posteriormente procedeu-se à elaboração dum questionário a responder pelos docentes participantes. Dos 31 questionários enviados, 23 foram devolvidos. A análise das respostas dadas possibilitou conhecer o que os professores dizem ser as suas práticas (de docência e de acompanhamento do ensino das ciências) e qual o impacte da formação sobre as mesmas. Os resultados obtidos indiciam que ocorreram mudanças nas práticas dos docentes a diversos níveis, nomeadamente, na implementação de trabalho prático. No entanto, os mesmos resultados alertam para a importância de factores, de vária ordem, como os decorrentes do funcionamento da organização escolar (a nível da sua estrutura física, administrativa e social) que podem condicionar o complexo processo da introdução de mudanças no ensino das ciências. ABSTRACT: The occurrence of educational reforms in almost all western countries has the aim of introducing changes in the teaching of different subjects namely in sciences. International periodic publications specialized in science education reveal an increase of articles of experiences associated with the implementation of educational reforms. The objectives of these articles are on the one hand to contribute to detecting difficulties and obstacles related to the system where one intends to implement these changes and on the other hand to propose strategies and resources capable of meeting the needs and overcome any obstacles that may arise. It is in this context that we carry out the present study. Bearing in mind the forthcoming curricular reform announced by the Ministry of Education in 1997 a training programme in the teaching of experimental sciences was drawn up. The aims of this programme were to train teachers in the innovative teaching of sciences and to serve as advisors to those teachers that were not on the programme. The group of teachers who participated in the first training programme served as the population in study. The following question constitutes the problem of this research work “What is the nature and impact of the training proposal experienced by the participant teachers?”. In the methodological point of view the training aims, as well as its epistemological and methological context was analysed. Then a questionnaire was done. Of the 31 teachers that made up the population in study 23 answered this questionnaire. By analysing the obtained data we were informed of what teachers say to be their practice (as teachers and as advisors to fellow teachers) and of the impact that the training action had on them. The results indicate that there were changes in the teaching practices at various levels with special emphasis on the approach to practical work in sciences. Nevertheless these same results highlight the importance of various factors that condition the changes that one wants to implement. For example the ones related the running of the school organisation (as for as its physical, administrative and social structures are concerned) which can restrict the complex process of the introduction of chances in the teaching of sciences.
id RCAP_2df1a2ef852b4f0e790d536afd033fbf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho prático e a formação de professores de ciências : perspectivas para um ensino renovadoEnsino das ciênciasFormação de professoresOrientação pedagógica de professoresPrática pedagógicaMudança educativaA ocorrência de reformas educativas, na generalidade dos países ocidentais, têm como fim mudar orientações no ensino das diversas disciplinas, nomeadamente no das ciências. Estudos publicados em revistas internacionais vêm apontando nesse sentido. É neste enquadramento que surge o presente estudo. No âmbito da Revisão Curricular enunciada pelo Ministério da Educação, em 1997, foi delineado um Programa de Formação no Ensino Experimental das Ciências. Era objectivo deste programa dar formação especializada a professores em novas abordagens do ensino das ciências, de forma a que estes pudessem, posteriormente, dar apoio a professores que não participaram no programa supracitado. Os professores que concluíram a primeira edição deste programa constituem a população que foi alvo deste estudo. Definiu-se como problema de investigação a questão “Qual a natureza e o impacte da proposta de formação vivenciada pelos professores participantes?”. Do ponto de vista metodológico procedeu-se à analise das finalidades da formação, bem como o seu enquadramento epistemológico e metodológico. Posteriormente procedeu-se à elaboração dum questionário a responder pelos docentes participantes. Dos 31 questionários enviados, 23 foram devolvidos. A análise das respostas dadas possibilitou conhecer o que os professores dizem ser as suas práticas (de docência e de acompanhamento do ensino das ciências) e qual o impacte da formação sobre as mesmas. Os resultados obtidos indiciam que ocorreram mudanças nas práticas dos docentes a diversos níveis, nomeadamente, na implementação de trabalho prático. No entanto, os mesmos resultados alertam para a importância de factores, de vária ordem, como os decorrentes do funcionamento da organização escolar (a nível da sua estrutura física, administrativa e social) que podem condicionar o complexo processo da introdução de mudanças no ensino das ciências. ABSTRACT: The occurrence of educational reforms in almost all western countries has the aim of introducing changes in the teaching of different subjects namely in sciences. International periodic publications specialized in science education reveal an increase of articles of experiences associated with the implementation of educational reforms. The objectives of these articles are on the one hand to contribute to detecting difficulties and obstacles related to the system where one intends to implement these changes and on the other hand to propose strategies and resources capable of meeting the needs and overcome any obstacles that may arise. It is in this context that we carry out the present study. Bearing in mind the forthcoming curricular reform announced by the Ministry of Education in 1997 a training programme in the teaching of experimental sciences was drawn up. The aims of this programme were to train teachers in the innovative teaching of sciences and to serve as advisors to those teachers that were not on the programme. The group of teachers who participated in the first training programme served as the population in study. The following question constitutes the problem of this research work “What is the nature and impact of the training proposal experienced by the participant teachers?”. In the methodological point of view the training aims, as well as its epistemological and methological context was analysed. Then a questionnaire was done. Of the 31 teachers that made up the population in study 23 answered this questionnaire. By analysing the obtained data we were informed of what teachers say to be their practice (as teachers and as advisors to fellow teachers) and of the impact that the training action had on them. The results indicate that there were changes in the teaching practices at various levels with special emphasis on the approach to practical work in sciences. Nevertheless these same results highlight the importance of various factors that condition the changes that one wants to implement. For example the ones related the running of the school organisation (as for as its physical, administrative and social structures are concerned) which can restrict the complex process of the introduction of chances in the teaching of sciences.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:00Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1301porTavares, Ana Maria Fernandes Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:01Zoai:ria.ua.pt:10773/1301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:00.647946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho prático e a formação de professores de ciências : perspectivas para um ensino renovado
title O trabalho prático e a formação de professores de ciências : perspectivas para um ensino renovado
spellingShingle O trabalho prático e a formação de professores de ciências : perspectivas para um ensino renovado
Tavares, Ana Maria Fernandes Silva
Ensino das ciências
Formação de professores
Orientação pedagógica de professores
Prática pedagógica
Mudança educativa
title_short O trabalho prático e a formação de professores de ciências : perspectivas para um ensino renovado
title_full O trabalho prático e a formação de professores de ciências : perspectivas para um ensino renovado
title_fullStr O trabalho prático e a formação de professores de ciências : perspectivas para um ensino renovado
title_full_unstemmed O trabalho prático e a formação de professores de ciências : perspectivas para um ensino renovado
title_sort O trabalho prático e a formação de professores de ciências : perspectivas para um ensino renovado
author Tavares, Ana Maria Fernandes Silva
author_facet Tavares, Ana Maria Fernandes Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ana Maria Fernandes Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Formação de professores
Orientação pedagógica de professores
Prática pedagógica
Mudança educativa
topic Ensino das ciências
Formação de professores
Orientação pedagógica de professores
Prática pedagógica
Mudança educativa
description A ocorrência de reformas educativas, na generalidade dos países ocidentais, têm como fim mudar orientações no ensino das diversas disciplinas, nomeadamente no das ciências. Estudos publicados em revistas internacionais vêm apontando nesse sentido. É neste enquadramento que surge o presente estudo. No âmbito da Revisão Curricular enunciada pelo Ministério da Educação, em 1997, foi delineado um Programa de Formação no Ensino Experimental das Ciências. Era objectivo deste programa dar formação especializada a professores em novas abordagens do ensino das ciências, de forma a que estes pudessem, posteriormente, dar apoio a professores que não participaram no programa supracitado. Os professores que concluíram a primeira edição deste programa constituem a população que foi alvo deste estudo. Definiu-se como problema de investigação a questão “Qual a natureza e o impacte da proposta de formação vivenciada pelos professores participantes?”. Do ponto de vista metodológico procedeu-se à analise das finalidades da formação, bem como o seu enquadramento epistemológico e metodológico. Posteriormente procedeu-se à elaboração dum questionário a responder pelos docentes participantes. Dos 31 questionários enviados, 23 foram devolvidos. A análise das respostas dadas possibilitou conhecer o que os professores dizem ser as suas práticas (de docência e de acompanhamento do ensino das ciências) e qual o impacte da formação sobre as mesmas. Os resultados obtidos indiciam que ocorreram mudanças nas práticas dos docentes a diversos níveis, nomeadamente, na implementação de trabalho prático. No entanto, os mesmos resultados alertam para a importância de factores, de vária ordem, como os decorrentes do funcionamento da organização escolar (a nível da sua estrutura física, administrativa e social) que podem condicionar o complexo processo da introdução de mudanças no ensino das ciências. ABSTRACT: The occurrence of educational reforms in almost all western countries has the aim of introducing changes in the teaching of different subjects namely in sciences. International periodic publications specialized in science education reveal an increase of articles of experiences associated with the implementation of educational reforms. The objectives of these articles are on the one hand to contribute to detecting difficulties and obstacles related to the system where one intends to implement these changes and on the other hand to propose strategies and resources capable of meeting the needs and overcome any obstacles that may arise. It is in this context that we carry out the present study. Bearing in mind the forthcoming curricular reform announced by the Ministry of Education in 1997 a training programme in the teaching of experimental sciences was drawn up. The aims of this programme were to train teachers in the innovative teaching of sciences and to serve as advisors to those teachers that were not on the programme. The group of teachers who participated in the first training programme served as the population in study. The following question constitutes the problem of this research work “What is the nature and impact of the training proposal experienced by the participant teachers?”. In the methodological point of view the training aims, as well as its epistemological and methological context was analysed. Then a questionnaire was done. Of the 31 teachers that made up the population in study 23 answered this questionnaire. By analysing the obtained data we were informed of what teachers say to be their practice (as teachers and as advisors to fellow teachers) and of the impact that the training action had on them. The results indicate that there were changes in the teaching practices at various levels with special emphasis on the approach to practical work in sciences. Nevertheless these same results highlight the importance of various factors that condition the changes that one wants to implement. For example the ones related the running of the school organisation (as for as its physical, administrative and social structures are concerned) which can restrict the complex process of the introduction of chances in the teaching of sciences.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-04-19T13:38:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1301
url http://hdl.handle.net/10773/1301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449549496320