A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44491 |
Resumo: | presente relatório intitulado “A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativo ao meio ambiente no Pré-Escolar: Alguns contributos”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este é um documento reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividade do Pré-Escolar e os seus benefícios relativos à promoção da Educação Ambiental e o papel do educador de infância e da na família na leitura de histórias. Com esta investigação, pretende-se determinar o que é que as crianças podem desenvolver a partir da mediação de histórias e quais os contributos que a literatura para a infância pode trazer em relação ao meio ambiente. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias na promoção da Educação Ambiental, enfatizando não só o papel do adulto, mas, também, o papel da criança como público-alvo. |
id |
RCAP_2e147c3d796a3a213b45436b6db339d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44491 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributosCriançasLeituraExploração de HistóriasEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloEducação AmbientalLiterautra Para a Infânciapresente relatório intitulado “A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativo ao meio ambiente no Pré-Escolar: Alguns contributos”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este é um documento reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividade do Pré-Escolar e os seus benefícios relativos à promoção da Educação Ambiental e o papel do educador de infância e da na família na leitura de histórias. Com esta investigação, pretende-se determinar o que é que as crianças podem desenvolver a partir da mediação de histórias e quais os contributos que a literatura para a infância pode trazer em relação ao meio ambiente. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias na promoção da Educação Ambiental, enfatizando não só o papel do adulto, mas, também, o papel da criança como público-alvo.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumRaposo, Cristiana Ferreira2023-04-11T10:26:27Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44491TID:203260511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-13T02:15:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:08.388355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos |
title |
A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos |
spellingShingle |
A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos Raposo, Cristiana Ferreira Crianças Leitura Exploração de Histórias Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Educação Ambiental Literautra Para a Infância |
title_short |
A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos |
title_full |
A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos |
title_fullStr |
A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos |
title_full_unstemmed |
A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos |
title_sort |
A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos |
author |
Raposo, Cristiana Ferreira |
author_facet |
Raposo, Cristiana Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Cristiana Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Leitura Exploração de Histórias Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Educação Ambiental Literautra Para a Infância |
topic |
Crianças Leitura Exploração de Histórias Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Educação Ambiental Literautra Para a Infância |
description |
presente relatório intitulado “A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativo ao meio ambiente no Pré-Escolar: Alguns contributos”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este é um documento reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividade do Pré-Escolar e os seus benefícios relativos à promoção da Educação Ambiental e o papel do educador de infância e da na família na leitura de histórias. Com esta investigação, pretende-se determinar o que é que as crianças podem desenvolver a partir da mediação de histórias e quais os contributos que a literatura para a infância pode trazer em relação ao meio ambiente. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias na promoção da Educação Ambiental, enfatizando não só o papel do adulto, mas, também, o papel da criança como público-alvo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-11T10:26:27Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44491 TID:203260511 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44491 |
identifier_str_mv |
TID:203260511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131573042282496 |