A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandra Cristina Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40300
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o impacto da pandemia Covid-19 no burnout dos professores de ensino básico e secundário em Portugal, e a possível moderação pelas variáveis compromisso e suporte organizacional. Para a realização deste estudo, aplicaram-se questionários online, durante o mês de março de 2021, aos professores das instituições de ensino público em Portugal. 727 professores responderam ao estudo. Resultados demonstram que a variável medo da pandemia Covid- 19 é um preditor do burnout e que o compromisso organizacional é uma variável moderadora da relação entre o medo da pandemia e o burnout.
id RCAP_2e349a142d39e1c62d5e8bd5f01e9b35
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em PortugalPandemia Covid-19BurnoutCompromisso organizacionalSuporte organizacionalProfessoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o impacto da pandemia Covid-19 no burnout dos professores de ensino básico e secundário em Portugal, e a possível moderação pelas variáveis compromisso e suporte organizacional. Para a realização deste estudo, aplicaram-se questionários online, durante o mês de março de 2021, aos professores das instituições de ensino público em Portugal. 727 professores responderam ao estudo. Resultados demonstram que a variável medo da pandemia Covid- 19 é um preditor do burnout e que o compromisso organizacional é uma variável moderadora da relação entre o medo da pandemia e o burnout.The main objective of the present study is to assess the impact of the fear of Covid- 19 on the burnout of Portuguese professors in child school and high school, and the possible moderation by two variables: organizational commitment and organizational support. To conduct this study, online questionnaires were applied, during March 2021. 727 professors answered to our study. Results show that the variable fear of Covid-19 is a predictor of burnout. Additionally, the data obtained also indicate that organizational commitment is a moderate variable in the relationship between the fear of Covid-19 and burnout.Rodrigues, Filipa RochaRepositório ComumSilva, Alexandra Cristina Pereira2022-04-28T11:52:23Z2022-01-312022-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40300TID:203000773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:27.662958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal
title A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal
spellingShingle A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal
Silva, Alexandra Cristina Pereira
Pandemia Covid-19
Burnout
Compromisso organizacional
Suporte organizacional
Professores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal
title_full A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal
title_fullStr A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal
title_full_unstemmed A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal
title_sort A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal
author Silva, Alexandra Cristina Pereira
author_facet Silva, Alexandra Cristina Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Filipa Rocha
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandra Cristina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia Covid-19
Burnout
Compromisso organizacional
Suporte organizacional
Professores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Pandemia Covid-19
Burnout
Compromisso organizacional
Suporte organizacional
Professores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o impacto da pandemia Covid-19 no burnout dos professores de ensino básico e secundário em Portugal, e a possível moderação pelas variáveis compromisso e suporte organizacional. Para a realização deste estudo, aplicaram-se questionários online, durante o mês de março de 2021, aos professores das instituições de ensino público em Portugal. 727 professores responderam ao estudo. Resultados demonstram que a variável medo da pandemia Covid- 19 é um preditor do burnout e que o compromisso organizacional é uma variável moderadora da relação entre o medo da pandemia e o burnout.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-28T11:52:23Z
2022-01-31
2022-01-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40300
TID:203000773
url http://hdl.handle.net/10400.26/40300
identifier_str_mv TID:203000773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135492814405632