A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40300 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o impacto da pandemia Covid-19 no burnout dos professores de ensino básico e secundário em Portugal, e a possível moderação pelas variáveis compromisso e suporte organizacional. Para a realização deste estudo, aplicaram-se questionários online, durante o mês de março de 2021, aos professores das instituições de ensino público em Portugal. 727 professores responderam ao estudo. Resultados demonstram que a variável medo da pandemia Covid- 19 é um preditor do burnout e que o compromisso organizacional é uma variável moderadora da relação entre o medo da pandemia e o burnout. |
id |
RCAP_2e349a142d39e1c62d5e8bd5f01e9b35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40300 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em PortugalPandemia Covid-19BurnoutCompromisso organizacionalSuporte organizacionalProfessoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o impacto da pandemia Covid-19 no burnout dos professores de ensino básico e secundário em Portugal, e a possível moderação pelas variáveis compromisso e suporte organizacional. Para a realização deste estudo, aplicaram-se questionários online, durante o mês de março de 2021, aos professores das instituições de ensino público em Portugal. 727 professores responderam ao estudo. Resultados demonstram que a variável medo da pandemia Covid- 19 é um preditor do burnout e que o compromisso organizacional é uma variável moderadora da relação entre o medo da pandemia e o burnout.The main objective of the present study is to assess the impact of the fear of Covid- 19 on the burnout of Portuguese professors in child school and high school, and the possible moderation by two variables: organizational commitment and organizational support. To conduct this study, online questionnaires were applied, during March 2021. 727 professors answered to our study. Results show that the variable fear of Covid-19 is a predictor of burnout. Additionally, the data obtained also indicate that organizational commitment is a moderate variable in the relationship between the fear of Covid-19 and burnout.Rodrigues, Filipa RochaRepositório ComumSilva, Alexandra Cristina Pereira2022-04-28T11:52:23Z2022-01-312022-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40300TID:203000773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:27.662958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal |
title |
A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal |
spellingShingle |
A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal Silva, Alexandra Cristina Pereira Pandemia Covid-19 Burnout Compromisso organizacional Suporte organizacional Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal |
title_full |
A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal |
title_fullStr |
A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal |
title_full_unstemmed |
A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal |
title_sort |
A Pandemia e o Burnout, e a moderação pelas variáveis Compromisso e Suporte Organizacional nos professores de ensino básico e secundário em Portugal |
author |
Silva, Alexandra Cristina Pereira |
author_facet |
Silva, Alexandra Cristina Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Filipa Rocha Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandra Cristina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Covid-19 Burnout Compromisso organizacional Suporte organizacional Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Pandemia Covid-19 Burnout Compromisso organizacional Suporte organizacional Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o impacto da pandemia Covid-19 no burnout dos professores de ensino básico e secundário em Portugal, e a possível moderação pelas variáveis compromisso e suporte organizacional. Para a realização deste estudo, aplicaram-se questionários online, durante o mês de março de 2021, aos professores das instituições de ensino público em Portugal. 727 professores responderam ao estudo. Resultados demonstram que a variável medo da pandemia Covid- 19 é um preditor do burnout e que o compromisso organizacional é uma variável moderadora da relação entre o medo da pandemia e o burnout. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-28T11:52:23Z 2022-01-31 2022-01-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40300 TID:203000773 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40300 |
identifier_str_mv |
TID:203000773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135492814405632 |