O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor: um estudo na Escola Básica e Secundária da Graciosa, Açores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4998 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
id |
RCAP_2e92d103cfc49cda04065494484f7454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/4998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor: um estudo na Escola Básica e Secundária da Graciosa, AçoresAprendizagem CooperativaPedagogia DiferenciadaSucesso EscolarCooperative LearningDifferentiated PedagogySchool SuccessDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorA inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE), tem vindo a ganhar particular importância nas escolas. Deste modo, o principal objetivo deste estudo é compreender se a aprendizagem cooperativa através de práticas pedagógicas diferenciadas influenciam o sucesso escolar dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE). Através da aplicação de um questionário aos docentes do 1º, 2º e 3ºciclos do ensino básico e ensino secundário da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa- Açores, propusemo-nos identificar as dificuldades sentidas pelos professores de forma a perceber os problemas existentes e de algum modo contribuir para melhores soluções pedagógicas. Neste trabalho de cariz descritivo foi utilizada uma metodologia mista na qual teve como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário com questões fechadas e abertas. As conclusões indicam que os professores utilizam a aprendizagem cooperativa e a pedagogia diferenciada como estratégias pedagógicas em sala de aula e que estas ajudam a responder às necessidades individuais, contribuindo para o sucesso dos alunos. Contudo, mostraram-se descontentes com a formação inicial sendo esta insuficiente para responder às necessidades individuais dos alunos. The inclusion of children with special educational needs (SEN) has gained particular importance in schools. Therefore, the aim of this study is to understand if the cooperative learning through differentiated pedagogical practices influence school success of students with special educational needs (SEN). Through the application of a survey to Elementary and High School teachers of a School in Santa Cruz of Graciosa - Açores, I intend to identify the difficulties felt in order to describe the real problems and, in a certain way, searching the best pedagogical solutions. In this descriptive work it was used a combined methodology, which had as data collection instrument a survey by questionnaire with closed and open questions. The results indicate that teachers use cooperative learning and differentiated pedagogy as teaching strategies in the classroom and that helps to respond to individual needs, thus contributing to the success of the students. However, they were not satisfied with the initial training, being insufficient to respond to individual needs.[s.n.]Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaBettencourt, Natércia de Fátima da Silva2015-11-18T08:58:30Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4998202183890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:49.923629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor: um estudo na Escola Básica e Secundária da Graciosa, Açores |
title |
O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor: um estudo na Escola Básica e Secundária da Graciosa, Açores |
spellingShingle |
O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor: um estudo na Escola Básica e Secundária da Graciosa, Açores Bettencourt, Natércia de Fátima da Silva Aprendizagem Cooperativa Pedagogia Diferenciada Sucesso Escolar Cooperative Learning Differentiated Pedagogy School Success |
title_short |
O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor: um estudo na Escola Básica e Secundária da Graciosa, Açores |
title_full |
O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor: um estudo na Escola Básica e Secundária da Graciosa, Açores |
title_fullStr |
O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor: um estudo na Escola Básica e Secundária da Graciosa, Açores |
title_full_unstemmed |
O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor: um estudo na Escola Básica e Secundária da Graciosa, Açores |
title_sort |
O Sucesso escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a aprendizagem cooperativa e pedagogia diferenciada utilizadas pelo professor: um estudo na Escola Básica e Secundária da Graciosa, Açores |
author |
Bettencourt, Natércia de Fátima da Silva |
author_facet |
Bettencourt, Natércia de Fátima da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saavedra, Luísa Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bettencourt, Natércia de Fátima da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cooperativa Pedagogia Diferenciada Sucesso Escolar Cooperative Learning Differentiated Pedagogy School Success |
topic |
Aprendizagem Cooperativa Pedagogia Diferenciada Sucesso Escolar Cooperative Learning Differentiated Pedagogy School Success |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-18T08:58:30Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/4998 202183890 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/4998 |
identifier_str_mv |
202183890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130285124616192 |