Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Cláudia Daniela Marcos de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28206
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_2eae30f46b9d3a73ed9627195798d9bd
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/28206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básicoInteligência emocionalComportamento agressivoDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraEste estudo pretende avaliar o grau de eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico. Trata-se do PIELE – Programa Instrutivo de Educação e Libertação Emocional “Aprender a viver” (Hernández & Hernández, 1992), versão portuguesa (Barros & Rocha, 1999), que foi aplicado a um grupo de 16 participantes que frequentam o 5º ano de escolaridade de uma escola que requereu apoio na modificação dos seus comportamentos considerados desajustados. A investigação consiste na avaliação do programa, seguindo um plano quasi-experimental, com grupo de controlo (uma segunda turma de características idênticas), aplicado pré e pós-teste, e cujos instrumentos de medida utilizados foram duas escalas do Inventário de Problemas do Comportamento para Crianças e Adolescentes - YSR (Achenbach & Edelbrock, 1991), versão portuguesa do Youth Self Report (Fonseca & Monteiro, 1999), nomeadamente as correspondentes aos problemas de externalização – escalas do comportamento delinquente e do comportamento agressivo. Os resultados não evidenciam diferenças significativas entre os grupos e entre os momentos de avaliação. Porém, qualitativamente observam-se mudanças no comportamento, que os resultados na escala não revelam, não querendo significar que o programa não seja eficaz. Apenas que nas condições, tempos e método usados tais diferenças não se evidenciaram, conforme desejado. No entanto, a eventual necessidade de reformular o programa, no que concerne à duração do mesmo, bem como ao modelo de aplicação e de avaliação, dimensão e caracterização da amostra podem apresentar-se como possíveis explicações dos resultados encontrados, que deverão ser analisados em investigações futuras.This study aims to assess the degree of effectiveness of a program of emotional education in the aggressive behavior of students of the 2nd cycle of basic education. It is the PIELE – Programa Instrutivo de Educação e Libertação Emocional “Aprender a viver” (Hernández & Hernández, 1992), portuguese version (Barros & Rocha, 1999), which was applied to a group of 16 participants attending the 5th grade at a school that required support to modify their behaviors considered maladjusted. The research is the evaluation of the program, using a quasi-experimental design, with control group (a second class with identical characteristics), applying pre and post-test and the instruments to measure were scales of the Inventário de Problemas do Comportamento para Crianças e Adolescentes - YSR (Achenbach & Edelbrock, 1991), portuguese version of the Youth Self Report (Fonseca & Monteiro, 1999), specifically the scales corresponding to externalizing problems – scales of delinquent behavior and aggressive behavior. The results showed no significant differences between groups and between times of evaluation. However, qualitatively we observed changes in the behavior that weren’t revealed by the scales, not meaning that the program is not effective. Just that in the conditions, times, methods used, those differences weren’t found, as we wanted. However, the eventual necessity to redesign the program in terms of duration, as well as the model of application and evaluation, dimension and characteristics of the sample could be possible explanations of the results which should be analyzed in future investigations.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28206http://hdl.handle.net/10316/28206TID:201446065porBrito, Cláudia Daniela Marcos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:38.168267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
title Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
Brito, Cláudia Daniela Marcos de
Inteligência emocional
Comportamento agressivo
title_short Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
title_full Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
title_sort Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
author Brito, Cláudia Daniela Marcos de
author_facet Brito, Cláudia Daniela Marcos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Cláudia Daniela Marcos de
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Comportamento agressivo
topic Inteligência emocional
Comportamento agressivo
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/28206
http://hdl.handle.net/10316/28206
TID:201446065
url http://hdl.handle.net/10316/28206
identifier_str_mv TID:201446065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133776146595840