Estratégia de criação de uma marca sustentável e aspetos da sua comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58819 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Design de Comunicação de Moda |
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Estratégia de criação de uma marca sustentável e aspetos da sua comunicaçãoStrategy for creating a sustainable brand and aspects of its communicationModaSustentabilidadeMarcas de modaComunicaçãoFashionSustainabilityFashion brandsCommunicationHumanidades::ArtesDissertação de mestrado integrado em Design de Comunicação de ModaAtualmente a indústria da moda é liderada maioritariamente pelo sistema Fast Fashion, um sistema totalmente insustentável principalmente a nível social e ambiental e que faz da moda uma das indústrias mais poluentes. Em contrapartida, a temática da sustentabilidade é algo que suscita cada vez mais interesse e que tem vindo a ser discutida em todos os setores e áreas ligadas à moda. A sustentabilidade deve fazer parte de toda a conceção do produto, desde o seu planeamento até ao seu descarte. Assim, este trabalho aborda o planeamento e desenvolvimento de uma marca de moda, a Pedro Ponte, que nasce com os princípios da sustentabilidade na sua génese e todo o planeamento da marca deve passar obrigatoriamente pela sustentabilidade, sendo esta também um fator diferenciador. Durante o estudo são abordados alguns conceitos, nomeadamente no que toca à identidade, comunicação e imagem de marca e também a nível da sustentabilidade e dos seus princípios. Uma vez que o bom planeamento de um negócio, neste caso uma marca de moda, é a chave para este ser bem-sucedido, escolheu-se trabalhar sob as diretrizes do Business Model Canvas, um método que prevê o preenchimento de duas tabelas (Canvas) de uma forma simples e organizada e que levará a uma fácil leitura e compreensão do negócio que se pretende desenvolver. Desta forma, numa primeira fase do trabalho, são definidos os valores da marca, a sua identidade e tipologia de produto para seguidamente ser apresentado o Modelo Canvas devidamente preenchido, acompanhado de uma breve proposta de comunicação. Por último são apresentadas algumas peças que vão ao encontro da identidade da marca e os conceitos apreendidos acerca da sustentabilidade e os meios para a alcançar.Nowadays the fashion industry is led mostly by the Fast Fashion system, a totally unsustainable system mainly at social and environmental levels and that makes fashion one of the most polluting industries. On the other hand, the sustainability subject is something that raises more and more interest and that has been discussed in all sectors and areas related to fashion. Sustainability should be part of the entire product design, from its planning to its disposal. Therefore, the present study addresses the planning and development of a fashion brand, Pedro Ponte, which is born from the principles of sustainability in its genesis. The entire planning of the brand must pass through sustainability, being this is also a differentiating factor. Throughout the study, some concepts are approached, specifically in terms of identity, communication and brand image, as well as in terms of sustainability and its principles. Because the proper planning of a business, in this case a fashion brand, is the key to success, it was chosen to work under the guidelines of the Business Model Canvas, a method that proposes the filling of two tables (Canvas) in a simple and organized way, that will lead to an easy reading and understanding of the business that is intended to develop. In this way, in the first phase of the study, the brand values, their identity and product typology are determined, followed by a properly completed Canvas Model, followed by a brief brand communication suggestion. Lastly, are presented some pieces of clothing that meet the brand's identity and the learned concepts about sustainability and the means to achieve it.Broega, A. C.Mota-Ribeiro, SilvanaUniversidade do MinhoPonte, João Pedro Gouveia de20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58819por202140962info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:14.659372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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