A satisfação em relação à gestão de desempenho: o estudo de caso da ATEPELI – Ateliers de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jéssica Filipa Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/70814
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão
id RCAP_2ec4b6a7b04d5a4cc5fb84912380b397
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70814
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A satisfação em relação à gestão de desempenho: o estudo de caso da ATEPELI – Ateliers de PortugalMétodos de gestão de desempenho modernosGestão de desempenhoSatisfaçãoModern methods of performance managementPerformance managementSatisfactionCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Estudos de GestãoA Gestão de Desempenho é uma temática muito atual nas empresas, no sentido em que, cada vez mais as empresas pretendem rever os seus processos e atualizá-los mediante a evolução do mercado e as necessidades. Esta prática de Gestão de Recursos Humanos é crucial para melhorar o desempenho dos colaboradores, uma vez que, o capital humano é essencial para a competitividade da organização. Isto está ainda mais presente pelo facto do mercado estar em constante mudança, o que exige muita adaptação e flexibilidade por parte das organizações e dos seus colaboradores. Este projeto surgiu pelo facto da ATEPELI, pretender analisar a satisfação dos colaboradores com a Gestão de Desempenho e implementar propostas de melhoria no processo. O estudo foi elaborado junto de todos colaboradores indiretos da ATEPELI, o que totalizava 98 colaboradores, dos quais obtive 65 respostas. De forma geral, os colaboradores estão satisfeitos com o processo de Gestão de Desempenho da ATEPELI, porem, consideram que a empresa deveria apostar em métodos de gestão de desempenho modernos, que fomentem o feedback construtivo e contínuo; haver maior frequência de conversas; existir outro momento de avaliação para além da anual que permita a obtenção de feedback de outros intervenientes além da chefia; assegurar o alinhamento de objetivos e valores e criar um plano de desenvolvimento individual que os permita desenvolver novas competências/conhecimentos.Performance Management is a very current issue in companies, in the sense that more and more companies intend to review their procedures and update them according to market evolution and needs. This practice of Human Resources Management is crucial to improve the performance of employees, since human capital is essential for maintaining competitiveness in organizations. This is even more present due to the fact that the market is constantly changing, which requires a lot of adaptation and flexibility on the part of organizations and their employees. This project arose from the fact that ATEPELI intends to analyze employee satisfaction with Performance Management and implement proposals for procedural improvement. The study was carried out with all ATEPELI indirect employees, which totaled 98 employees. In the end, I obtained 65 responses, In general, the employees are satisfied with ATEPELI's Performance Management Process, but consider that the company should invest in modern Performance Management Methods, which foster constructive and continuous feedback; greater frequency of conversations; existence of another moment of assessment besides the annual one, thus obtaining further feedback from other sources besides management; ensure alignment of objectives and values and the creation of an individual development plan which would allow them to develop new skills and further knowledge.Ferreira, Ana PaulaUniversidade do MinhoRodrigues, Jéssica Filipa Soares20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/70814por202609235info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:43.605859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A satisfação em relação à gestão de desempenho: o estudo de caso da ATEPELI – Ateliers de Portugal
title A satisfação em relação à gestão de desempenho: o estudo de caso da ATEPELI – Ateliers de Portugal
spellingShingle A satisfação em relação à gestão de desempenho: o estudo de caso da ATEPELI – Ateliers de Portugal
Rodrigues, Jéssica Filipa Soares
Métodos de gestão de desempenho modernos
Gestão de desempenho
Satisfação
Modern methods of performance management
Performance management
Satisfaction
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A satisfação em relação à gestão de desempenho: o estudo de caso da ATEPELI – Ateliers de Portugal
title_full A satisfação em relação à gestão de desempenho: o estudo de caso da ATEPELI – Ateliers de Portugal
title_fullStr A satisfação em relação à gestão de desempenho: o estudo de caso da ATEPELI – Ateliers de Portugal
title_full_unstemmed A satisfação em relação à gestão de desempenho: o estudo de caso da ATEPELI – Ateliers de Portugal
title_sort A satisfação em relação à gestão de desempenho: o estudo de caso da ATEPELI – Ateliers de Portugal
author Rodrigues, Jéssica Filipa Soares
author_facet Rodrigues, Jéssica Filipa Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ana Paula
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jéssica Filipa Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de gestão de desempenho modernos
Gestão de desempenho
Satisfação
Modern methods of performance management
Performance management
Satisfaction
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Métodos de gestão de desempenho modernos
Gestão de desempenho
Satisfação
Modern methods of performance management
Performance management
Satisfaction
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/70814
url http://hdl.handle.net/1822/70814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202609235
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133052072361984