A transição/articulação da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cátia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40811
Resumo: O presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico teve como objetivo principal compreender se o processo de transição é atualmente realizado pelos profissionais de Educação (Educadores e Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico) dos dois níveis de ensino, ou é um assunto meramente utópico. O ponto de partida do presente relatório teve início durante a realização dos estágios. De forma, a responder à questão principal - De que forma deve ocorrer a transição/articulação da educação Pré-Escolar para o Ensino Básico do 1º Ciclo? Quais dificuldades? Que estratégias desenvolver? -, realizaram-se dez entrevistas a crianças, à saída do ensino pré-escolar e, realizaram-se também inquéritos por questionário a pais/família – Encarregado de Educação (14 inquiridos) bem como, a Educadores e Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico (17 inquiridos). Havendo ainda pontos de vista diferentes, em relação às etapas a seguir deste processo, por parte dos profissionais de educação, compreende-se que exista ainda inconvenientes nas transições. No entanto os profissionais, procuram estar informados e enfrentar todos os desafios de forma a formar crianças dotadas de um leque de estratégias para que a sua transição seja positiva e de sucesso, bem como proporcionar o ambiente propício para esta mudança e envolver os intervenientes que dele fazem parte. Por fim, esta investigação permitiu ainda compreender que tipo de apoio e envolvimento familiar existe perante a transição. E, como é que os profissionais de educação encaram o processo de transição e, como promovem uma transição de sucesso com o objetivo de desenvolver e aplicar estratégias benéficas para que futuramente sejam promotoras para o desenvolvimento da criança / aluno, facilitadoras da transição, da articulação e uma continuidade educativa de sucesso.
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