Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41854 |
Resumo: | O presente relatório do Projeto de Investigação, apresenta um estudo realizado em dois contextos educativos, creche e jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A temática abordada neste projeto de investigação é o brincar no exterior, e o objetivo foi compreender como podem os/as educadores de infância potenciar o mesmo, nos contextos de educação de infância. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e a metodologia de investigação ação. Na recolha de informação foram realizadas observações e notas de campo, registos multimédia, análise documental e conversas informais e as reflexões cooperadas com as educadoras de infância. Várias foram as observações e as intervenções desenvolvidas no espaço exterior, tanto na creche como no jardim de infância, que permitiram perceber as potencialidades deste espaço para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através deste estudo foi possível compreender que o espaço exterior era valorizado pelas educadoras cooperantes e era entendido como um espaço promotor de aprendizagens. Ambas as educadoras utilizavam diariamente este espaço, quer para as crianças brincarem quer para a realização de projetos que muitas vezes começavam no exterior e acabavam na sala e vice-versa. |
id |
RCAP_2febce093b3b344f78d3d1e35e182d91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41854 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infânciaEspaço exteriorBrincarEducador de infânciaPráticas pedagógicasOuter spacePlayKindergarten teacherPedagogical practicesO presente relatório do Projeto de Investigação, apresenta um estudo realizado em dois contextos educativos, creche e jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A temática abordada neste projeto de investigação é o brincar no exterior, e o objetivo foi compreender como podem os/as educadores de infância potenciar o mesmo, nos contextos de educação de infância. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e a metodologia de investigação ação. Na recolha de informação foram realizadas observações e notas de campo, registos multimédia, análise documental e conversas informais e as reflexões cooperadas com as educadoras de infância. Várias foram as observações e as intervenções desenvolvidas no espaço exterior, tanto na creche como no jardim de infância, que permitiram perceber as potencialidades deste espaço para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através deste estudo foi possível compreender que o espaço exterior era valorizado pelas educadoras cooperantes e era entendido como um espaço promotor de aprendizagens. Ambas as educadoras utilizavam diariamente este espaço, quer para as crianças brincarem quer para a realização de projetos que muitas vezes começavam no exterior e acabavam na sala e vice-versa.This Research Project report presents a study carried out in two educational contexts, nursery and kindergarten, within the scope of the Masters in Pre-School Education at ESE/IPS. The theme addressed in this research project is playing outdoors, and the objective was to understand how kindergarten teachers can enhance the same, in the context of early childhood education. The methodology adopted was the qualitative approach and the action research methodology. In the collection of information, observations and field notes were carried out, multimedia records, document analysis and informal conversations and reflections cooperated with the kindergarten teachers. There were several observations and interventions developed in the outdoor space, both in the nursery and in the kindergarten, which allowed us to perceive the potential of this space for the development and learning of children. Through this study it was possible to understand that the outer space was valued by the cooperating educators and was understood as a space to promote learning. Both educators used this space daily, either for children to play or to carry out projects that often started outside and ended up in the classroom and vice versa.Figueira, SofiaRepositório ComumGuimarães, Andresa Formaeski de Souza Rodrigues2022-09-28T09:58:51Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41854TID:203059018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:34.641367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância |
title |
Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância |
spellingShingle |
Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância Guimarães, Andresa Formaeski de Souza Rodrigues Espaço exterior Brincar Educador de infância Práticas pedagógicas Outer space Play Kindergarten teacher Pedagogical practices |
title_short |
Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância |
title_full |
Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância |
title_fullStr |
Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância |
title_sort |
Hoje vamos brincar lá fora!: o espaço exterior na creche e no jardim de infância |
author |
Guimarães, Andresa Formaeski de Souza Rodrigues |
author_facet |
Guimarães, Andresa Formaeski de Souza Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueira, Sofia Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Andresa Formaeski de Souza Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço exterior Brincar Educador de infância Práticas pedagógicas Outer space Play Kindergarten teacher Pedagogical practices |
topic |
Espaço exterior Brincar Educador de infância Práticas pedagógicas Outer space Play Kindergarten teacher Pedagogical practices |
description |
O presente relatório do Projeto de Investigação, apresenta um estudo realizado em dois contextos educativos, creche e jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS. A temática abordada neste projeto de investigação é o brincar no exterior, e o objetivo foi compreender como podem os/as educadores de infância potenciar o mesmo, nos contextos de educação de infância. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e a metodologia de investigação ação. Na recolha de informação foram realizadas observações e notas de campo, registos multimédia, análise documental e conversas informais e as reflexões cooperadas com as educadoras de infância. Várias foram as observações e as intervenções desenvolvidas no espaço exterior, tanto na creche como no jardim de infância, que permitiram perceber as potencialidades deste espaço para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através deste estudo foi possível compreender que o espaço exterior era valorizado pelas educadoras cooperantes e era entendido como um espaço promotor de aprendizagens. Ambas as educadoras utilizavam diariamente este espaço, quer para as crianças brincarem quer para a realização de projetos que muitas vezes começavam no exterior e acabavam na sala e vice-versa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28T09:58:51Z 2022-07 2022-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41854 TID:203059018 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41854 |
identifier_str_mv |
TID:203059018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135398468780032 |