Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17314 |
Resumo: | A escola é um lugar de aprendizagem que, por excelência, deve ser um local onde se complementam os meios para criar relações, adquirir competências, estimular e desenvolver atitudes e valores. Por sua vez, desempenha um papel determinante no desenvolvimento da autonomia e na construção do pensamento crítico, onde são criadas oportunidades para partilhar e analisar, culminando numa efetiva troca de saberes e experiências. É nesta linha de pensamento que a escola deve ser pensada e construída: colocando a criança no centro do processo educativo. O presente relatório final carateriza-se por ser de caráter reflexivo e ergue-se a propósito das práticas educativas realizadas em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se realçar algumas experiências que se destacaram ao longo deste itinerário formativo, pelo que se encontram orientadas por um fio condutor: por um lado, destaca-se a importância da utilização de instrumentos de regulação, que visam uma melhor organização do ambiente educativo, bem como se reflete acerca da utilização de ferramentas visuais, a fim de facilitar a apreensão e a memorização de diversos conteúdos. Em ambas, é realçada a importância do visual. Por outro lado, refere-se a importância da presença e do envolvimento dos pais/encarregados de educação, bem como são abordadas algumas estratégias de gestão de comportamentos/atitudes em contexto sala de aula. Aqui, ressalva-se a importância de estabelecer relações. O presente documento apresenta ainda a análise e reflexão da utilização do computador como recurso, no processo de ensino e de aprendizagem, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O culminar deste trabalho recai sobre um exercício de investigação, em que se pretende compreender as conceções que as crianças têm dos espaços que fazem parte do jardim-de-infância. |
id |
RCAP_3073fd49a05eb7f9d47b080bc6b16236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17314 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório finalAprendizagemReflexãoVisualRelaçõesA escola é um lugar de aprendizagem que, por excelência, deve ser um local onde se complementam os meios para criar relações, adquirir competências, estimular e desenvolver atitudes e valores. Por sua vez, desempenha um papel determinante no desenvolvimento da autonomia e na construção do pensamento crítico, onde são criadas oportunidades para partilhar e analisar, culminando numa efetiva troca de saberes e experiências. É nesta linha de pensamento que a escola deve ser pensada e construída: colocando a criança no centro do processo educativo. O presente relatório final carateriza-se por ser de caráter reflexivo e ergue-se a propósito das práticas educativas realizadas em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se realçar algumas experiências que se destacaram ao longo deste itinerário formativo, pelo que se encontram orientadas por um fio condutor: por um lado, destaca-se a importância da utilização de instrumentos de regulação, que visam uma melhor organização do ambiente educativo, bem como se reflete acerca da utilização de ferramentas visuais, a fim de facilitar a apreensão e a memorização de diversos conteúdos. Em ambas, é realçada a importância do visual. Por outro lado, refere-se a importância da presença e do envolvimento dos pais/encarregados de educação, bem como são abordadas algumas estratégias de gestão de comportamentos/atitudes em contexto sala de aula. Aqui, ressalva-se a importância de estabelecer relações. O presente documento apresenta ainda a análise e reflexão da utilização do computador como recurso, no processo de ensino e de aprendizagem, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O culminar deste trabalho recai sobre um exercício de investigação, em que se pretende compreender as conceções que as crianças têm dos espaços que fazem parte do jardim-de-infância.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumSousa, Ana Carolina dos Santos2017-01-06T10:41:52Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17314201432820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:38.178295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final |
title |
Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final |
spellingShingle |
Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final Sousa, Ana Carolina dos Santos Aprendizagem Reflexão Visual Relações |
title_short |
Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final |
title_full |
Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final |
title_fullStr |
Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final |
title_full_unstemmed |
Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final |
title_sort |
Fortificar relações para multiplicar as aprendizagens: relatório final |
author |
Sousa, Ana Carolina dos Santos |
author_facet |
Sousa, Ana Carolina dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Carolina dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Reflexão Visual Relações |
topic |
Aprendizagem Reflexão Visual Relações |
description |
A escola é um lugar de aprendizagem que, por excelência, deve ser um local onde se complementam os meios para criar relações, adquirir competências, estimular e desenvolver atitudes e valores. Por sua vez, desempenha um papel determinante no desenvolvimento da autonomia e na construção do pensamento crítico, onde são criadas oportunidades para partilhar e analisar, culminando numa efetiva troca de saberes e experiências. É nesta linha de pensamento que a escola deve ser pensada e construída: colocando a criança no centro do processo educativo. O presente relatório final carateriza-se por ser de caráter reflexivo e ergue-se a propósito das práticas educativas realizadas em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se realçar algumas experiências que se destacaram ao longo deste itinerário formativo, pelo que se encontram orientadas por um fio condutor: por um lado, destaca-se a importância da utilização de instrumentos de regulação, que visam uma melhor organização do ambiente educativo, bem como se reflete acerca da utilização de ferramentas visuais, a fim de facilitar a apreensão e a memorização de diversos conteúdos. Em ambas, é realçada a importância do visual. Por outro lado, refere-se a importância da presença e do envolvimento dos pais/encarregados de educação, bem como são abordadas algumas estratégias de gestão de comportamentos/atitudes em contexto sala de aula. Aqui, ressalva-se a importância de estabelecer relações. O presente documento apresenta ainda a análise e reflexão da utilização do computador como recurso, no processo de ensino e de aprendizagem, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O culminar deste trabalho recai sobre um exercício de investigação, em que se pretende compreender as conceções que as crianças têm dos espaços que fazem parte do jardim-de-infância. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016-01-01T00:00:00Z 2017-01-06T10:41:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/17314 201432820 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/17314 |
identifier_str_mv |
201432820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130021042847744 |