Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10600 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013 |
id |
RCAP_3102893f6fadbf1de55e4f22a7bc3bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/10600 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)Ensino da língua espanholaEstratégias de aprendizagemTexto literárioRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013Neste relatório são abordadas estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1). A disciplina de Espanhol enquadra-se num contexto comunicativo da língua com base num sistema de signos linguísticos e culturais que possibilitam a construção do eu e a interpretação da realidade. A partir desta linha orientadora, concebemos a unidade didática intitulada Vivir Historias lecionada a alunos do 11º ano de escolaridade e que está inserida no âmbito da narração de histórias, abrangendo ainda a descrição de pessoas e as relações humanas. A fim de tratarmos estas temáticas, optámos por atividades que promovessem o aprender a aprender, a autonomia, a criatividade e a responsabilidade dos alunos, possibilitando aos discentes momentos de reflexão pessoal, mas também de cooperação e de planificação de atividades. A avaliação realizada incluiu momentos de diagnóstico, formativos e sumativos, verificados mediante a observação direta e indireta pela professora que lecionou a unidade didática. Os alunos foram também envolvidos neste processo, pronunciando-se através da autoavaliação e da heteroavaliação. O presente trabalho demonstra que esta abordagem do processo ensino/aprendizagem conduz a resultados positivos e que é necessário criar propostas didáticas capazes de desenvolver as capacidades cognitivas, metacognitivas, sociais e afetivas dos alunos a par das competências linguísticas e culturais na língua espanhola.Esta memoria aborda estrategias de aprendizaje para la lectura extensiva de un texto literario aplicadas a alumnos portugueses que estudian español como lengua extranjera (niveles A2.2/B1). La asignatura de Español se encuadra en un contexto comunicativo de la lengua con base en un sistema de signos lingüísticos y culturales que posibilitan la construcción del yo y la interpretación de la realidad. A partir de esta línea orientadora hemos concebido la unidad didáctica intitulada “Vivir Historias” impartida a alumnos del 11º año de escolaridad y que está inserida en el ámbito de la narración de historias, abarcando aún la descripción de personas y las relaciones humanas. Con la finalidad de abordar estas temáticas, elegimos actividades que promoviesen el aprender a aprender, la autonomía, la creatividad y la responsabilidad de los alumnos, posibilitando a los mismos momentos de reflexión personal, pero también de cooperación y de planificación de las actividades. La evaluación realizada ha incluido momentos de diagnóstico, formativos y sumativos, verificados mediante la observación directa e indirecta de la profesora que impartió la unidad didáctica. Los alumnos también fueron implicados en este proceso, a través de la autoevaluación y de la heteroevaluación. El presente trabajo demuestra que este abordaje del proceso enseñanza/aprendizaje conduce a resultados positivos y que es necesario criar propuestas didácticas capaces de desarrollar las capacidades cognitivas, meta-cognitivas, sociales y afectivas de los alumnos en conjunto con las competencias lingüísticas y culturales en la lengua española.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaDuarte, Maria de Fátima Martins, 1973-2014-02-21T16:07:31Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10600TID:201433494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:34.993751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1) |
title |
Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1) |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1) Duarte, Maria de Fátima Martins, 1973- Ensino da língua espanhola Estratégias de aprendizagem Texto literário Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
title_short |
Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1) |
title_full |
Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1) |
title_fullStr |
Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1) |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1) |
title_sort |
Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1) |
author |
Duarte, Maria de Fátima Martins, 1973- |
author_facet |
Duarte, Maria de Fátima Martins, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos Rovira, José María Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Maria de Fátima Martins, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da língua espanhola Estratégias de aprendizagem Texto literário Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
topic |
Ensino da língua espanhola Estratégias de aprendizagem Texto literário Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-21T16:07:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/10600 TID:201433494 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/10600 |
identifier_str_mv |
TID:201433494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134240842973185 |