Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23642 |
Resumo: | Este relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional que, articuladas, enquadram a investigação e intervenção educativa desenvolvidas sucessivamente em contexto de 1º CEB (3º ano) e jardim-de-infância (grupo heterogéneo de crianças com idades entre os 3 e 6 anos). Valorizámos a atividade cooperativa como estratégia fundamental no processo de desenvolvimento, na medida em que estimula a partilha e o estabelecimento de relações interpessoais, essenciais à aprendizagem. O processo de investigação e intervenção foi monitorizado através das variáveis processuais Bem-estar Emocional e Implicação, enquanto indicadores da mudança que se pretendeu provocar. Esta mudança teve como principal intenção promover na criança o desenvolvimento de competências através de dinâmicas cooperativas, em que ela era a gestora do seu próprio processo de descoberta e construção de conhecimento, capaz de agir e pensar de forma autónoma. Os resultados mostraram que, promover o envolvimento ativo da criança em atividades cooperativas, favorece a melhoria dos níveis de Bem-estar emocional e Implicação e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento global |
id |
RCAP_311ce984b7ee198a4d19e5f32daf55f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23642 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infânciaRelações interpessoaisEstrategias de aprendizagemDesenvolvimento das criançasCrianças - Desenvolvimento psicológicoAprendizagem cooperativaAprendizagem pela descobertaEste relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional que, articuladas, enquadram a investigação e intervenção educativa desenvolvidas sucessivamente em contexto de 1º CEB (3º ano) e jardim-de-infância (grupo heterogéneo de crianças com idades entre os 3 e 6 anos). Valorizámos a atividade cooperativa como estratégia fundamental no processo de desenvolvimento, na medida em que estimula a partilha e o estabelecimento de relações interpessoais, essenciais à aprendizagem. O processo de investigação e intervenção foi monitorizado através das variáveis processuais Bem-estar Emocional e Implicação, enquanto indicadores da mudança que se pretendeu provocar. Esta mudança teve como principal intenção promover na criança o desenvolvimento de competências através de dinâmicas cooperativas, em que ela era a gestora do seu próprio processo de descoberta e construção de conhecimento, capaz de agir e pensar de forma autónoma. Os resultados mostraram que, promover o envolvimento ativo da criança em atividades cooperativas, favorece a melhoria dos níveis de Bem-estar emocional e Implicação e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento globalThis report is the result of the work carried out within the framework of the curricular units Supervised Pedagogical Practice and Educational Orientation Seminar, which articulate the research and educational intervention developed successively in the context of Primary School (3rd. year) and kindergarten (heterogeneous group of children from 3 to 6 years old). We value cooperative activity as a fundamental strategy in the child development process, as it encourages the sharing and establishment of interpersonal relationships, essential to learning. The process of research and intervention was monitored through the process variables Emotional Well-Being and Involvement, as indicators of the change that was intended to provoke. This change had as main intention, to promote the child’s competences development through cooperative dynamics, in which she was the manager of her own process of discovery and knowledge construction, capable of acting and thinking autonomously. The results showed that, promoting the active involvement of the child in cooperative activities, favours the improvement of emotional well-being and Implication levels and, consequently, global learning and development.Universidade de Aveiro2018-06-23T11:43:48Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23642TID:201938162porMarques, Marisa Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:39Zoai:ria.ua.pt:10773/23642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:37.314244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância |
title |
Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância |
spellingShingle |
Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância Marques, Marisa Gonçalves Relações interpessoais Estrategias de aprendizagem Desenvolvimento das crianças Crianças - Desenvolvimento psicológico Aprendizagem cooperativa Aprendizagem pela descoberta |
title_short |
Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância |
title_full |
Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância |
title_fullStr |
Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância |
title_full_unstemmed |
Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância |
title_sort |
Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância |
author |
Marques, Marisa Gonçalves |
author_facet |
Marques, Marisa Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Marisa Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações interpessoais Estrategias de aprendizagem Desenvolvimento das crianças Crianças - Desenvolvimento psicológico Aprendizagem cooperativa Aprendizagem pela descoberta |
topic |
Relações interpessoais Estrategias de aprendizagem Desenvolvimento das crianças Crianças - Desenvolvimento psicológico Aprendizagem cooperativa Aprendizagem pela descoberta |
description |
Este relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional que, articuladas, enquadram a investigação e intervenção educativa desenvolvidas sucessivamente em contexto de 1º CEB (3º ano) e jardim-de-infância (grupo heterogéneo de crianças com idades entre os 3 e 6 anos). Valorizámos a atividade cooperativa como estratégia fundamental no processo de desenvolvimento, na medida em que estimula a partilha e o estabelecimento de relações interpessoais, essenciais à aprendizagem. O processo de investigação e intervenção foi monitorizado através das variáveis processuais Bem-estar Emocional e Implicação, enquanto indicadores da mudança que se pretendeu provocar. Esta mudança teve como principal intenção promover na criança o desenvolvimento de competências através de dinâmicas cooperativas, em que ela era a gestora do seu próprio processo de descoberta e construção de conhecimento, capaz de agir e pensar de forma autónoma. Os resultados mostraram que, promover o envolvimento ativo da criança em atividades cooperativas, favorece a melhoria dos níveis de Bem-estar emocional e Implicação e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento global |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-06-23T11:43:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23642 TID:201938162 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23642 |
identifier_str_mv |
TID:201938162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137630954192896 |