O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4350 |
Resumo: | A presente investigação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende compreender quais os contributos da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura. Neste trabalho utilizou-se uma metodologia de investigação para ação de natureza diagnóstica, visto que o investigador recolhe dados, interpreta-os, estabelece um diagnóstico e estrutura medidas para a ação, de modo a atenuar o problema previamente encontrado. Desta forma, foram necessárias consultas bibliográficas de diferentes autores para uma compreensão mais clarificada dos benefícios da ilustração no processo de ensinoaprendizagem. Foi realizada uma consulta ao Programa de Português do Ensino Básico, para apurar quais os descritores de desempenho do 1º ano de escolaridade, respeitante à compreensão do oral, à expressão oral e à leitura. Posteriormente, efetuaram-se novas pesquisas sobre a ilustração estas mais específicas, determinando as funções e qual o contributo da ilustração no ensino da leitura no âmbito do Português do 1º ano, 1º ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_318d46b0834ae2847a283e4094f82ca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4350 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leituraOralLeituraIlustraçãoTexto e imagemA ilustração e a interseção de literacias verbal e visualA presente investigação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende compreender quais os contributos da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura. Neste trabalho utilizou-se uma metodologia de investigação para ação de natureza diagnóstica, visto que o investigador recolhe dados, interpreta-os, estabelece um diagnóstico e estrutura medidas para a ação, de modo a atenuar o problema previamente encontrado. Desta forma, foram necessárias consultas bibliográficas de diferentes autores para uma compreensão mais clarificada dos benefícios da ilustração no processo de ensinoaprendizagem. Foi realizada uma consulta ao Programa de Português do Ensino Básico, para apurar quais os descritores de desempenho do 1º ano de escolaridade, respeitante à compreensão do oral, à expressão oral e à leitura. Posteriormente, efetuaram-se novas pesquisas sobre a ilustração estas mais específicas, determinando as funções e qual o contributo da ilustração no ensino da leitura no âmbito do Português do 1º ano, 1º ciclo do Ensino Básico.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-29T15:21:24Z2015-01-20T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4350porAfonso, Daniela dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:48Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:31.162253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura |
title |
O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura |
spellingShingle |
O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura Afonso, Daniela dos Santos Oral Leitura Ilustração Texto e imagem A ilustração e a interseção de literacias verbal e visual |
title_short |
O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura |
title_full |
O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura |
title_fullStr |
O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura |
title_full_unstemmed |
O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura |
title_sort |
O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura |
author |
Afonso, Daniela dos Santos |
author_facet |
Afonso, Daniela dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Daniela dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oral Leitura Ilustração Texto e imagem A ilustração e a interseção de literacias verbal e visual |
topic |
Oral Leitura Ilustração Texto e imagem A ilustração e a interseção de literacias verbal e visual |
description |
A presente investigação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende compreender quais os contributos da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura. Neste trabalho utilizou-se uma metodologia de investigação para ação de natureza diagnóstica, visto que o investigador recolhe dados, interpreta-os, estabelece um diagnóstico e estrutura medidas para a ação, de modo a atenuar o problema previamente encontrado. Desta forma, foram necessárias consultas bibliográficas de diferentes autores para uma compreensão mais clarificada dos benefícios da ilustração no processo de ensinoaprendizagem. Foi realizada uma consulta ao Programa de Português do Ensino Básico, para apurar quais os descritores de desempenho do 1º ano de escolaridade, respeitante à compreensão do oral, à expressão oral e à leitura. Posteriormente, efetuaram-se novas pesquisas sobre a ilustração estas mais específicas, determinando as funções e qual o contributo da ilustração no ensino da leitura no âmbito do Português do 1º ano, 1º ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-29T15:21:24Z 2015-01-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4350 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858094137344 |