Perspetivas e práticas sobre a participação da criança no ambiente educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2987 |
Resumo: | A participação das crianças tem vindo a assumir maior destaque nos discursos educativos. No entanto, a ligação entre discursos e práticas nem sempre é consistente. Este artigo incide, assim, sobre perspetivas e práticas de profissionais de educação relativas à participação da criança no processo de ensino-aprendizagem. Com uma metodologia qualitativa, suportada por entrevistas a quatro educadoras de infância e a cinco professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o estudo tem a finalidade de perceber as suas perspetivas sobre a participação da criança, de que modo a consideram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Os dados recolhidos evidenciam a importância reconhecida à participação das crianças no contexto educativo, no entanto, verificam-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais. As educadoras de infância valorizam a participação através da escuta das suas motivações e necessidades, considerando a criança como sujeito ativo, apesar de pouco explícita a sua concretização. As professoras do 1.º CEB consideram que a participação do aluno consiste sobretudo na colocação de dúvidas e na resposta ao que é solicitado . |
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Perspetivas e práticas sobre a participação da criança no ambiente educativoEducação de infânciaEnsino básico (1º ciclo)Participação das criançasPedagogias participativasA participação das crianças tem vindo a assumir maior destaque nos discursos educativos. No entanto, a ligação entre discursos e práticas nem sempre é consistente. Este artigo incide, assim, sobre perspetivas e práticas de profissionais de educação relativas à participação da criança no processo de ensino-aprendizagem. Com uma metodologia qualitativa, suportada por entrevistas a quatro educadoras de infância e a cinco professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o estudo tem a finalidade de perceber as suas perspetivas sobre a participação da criança, de que modo a consideram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Os dados recolhidos evidenciam a importância reconhecida à participação das crianças no contexto educativo, no entanto, verificam-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais. As educadoras de infância valorizam a participação através da escuta das suas motivações e necessidades, considerando a criança como sujeito ativo, apesar de pouco explícita a sua concretização. As professoras do 1.º CEB consideram que a participação do aluno consiste sobretudo na colocação de dúvidas e na resposta ao que é solicitado .Servicio de Publicaciones de la Universidade da Coruña2021-07-01T10:31:15Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2987por2386-7418https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003Filipe, SandraSilva, BrigiteGomes, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:23Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:41.467179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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