A avaliação do ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7259 |
Resumo: | A avaliação é um processo complexo, não só pela sua natureza, como também pelas implicações que tem na vida pessoal e familiar dos alunos. Por outro lado, a avaliação pedagógica é, inegavelmente, um processo incontornável no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação deve ser vista como um instrumento imprescindível para a monotorização do progresso dos alunos e da qualidade educativa dos próprios agrupamentos de escolas e inerentes as unidades escolares, isto sempre que o processo de avaliação pedagógica seja encarado como processo de avaliação para as aprendizagens, mais do que como processo de avaliação de aprendizagem. Principiamos neste trabalho com uma revisão bibliográfica com o objetivo de construir um referencial teórico de suporte à prática educativa pedagógica da qual surgiu este relatório que trata a temática da avaliação no contexto de sala de aula. Este relatório está inserido na prática pedagógica supervisionada no âmbito do mestrado em Mestrado em ensino de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, apresentado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com base na teorização do tema não só se descreve como se reflete sobre a temática da avaliação nas aulas dadas e observadas, tendo em conta a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa e a avaliação sumativa. |
id |
RCAP_327c2006d06df4f799c1e081edf19bd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação do ensino-aprendizagemAvaliaçãoAprendizagemAvaliação diagnósticaAvaliação formativaAvaliação sumativaInstrumentos e técnicas para avaliarA avaliação é um processo complexo, não só pela sua natureza, como também pelas implicações que tem na vida pessoal e familiar dos alunos. Por outro lado, a avaliação pedagógica é, inegavelmente, um processo incontornável no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação deve ser vista como um instrumento imprescindível para a monotorização do progresso dos alunos e da qualidade educativa dos próprios agrupamentos de escolas e inerentes as unidades escolares, isto sempre que o processo de avaliação pedagógica seja encarado como processo de avaliação para as aprendizagens, mais do que como processo de avaliação de aprendizagem. Principiamos neste trabalho com uma revisão bibliográfica com o objetivo de construir um referencial teórico de suporte à prática educativa pedagógica da qual surgiu este relatório que trata a temática da avaliação no contexto de sala de aula. Este relatório está inserido na prática pedagógica supervisionada no âmbito do mestrado em Mestrado em ensino de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, apresentado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com base na teorização do tema não só se descreve como se reflete sobre a temática da avaliação nas aulas dadas e observadas, tendo em conta a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa e a avaliação sumativa.Assessment is a complex process, not only because of its essence but also for its implications in the students’ personal and family lives. On the other hand, pedagogical assessment is undeniably an unavoidable process in the learning and teaching process.an indispensable instrument for the monitoring of the students’ progress and of the educational quality of the school centres and inherent to the school unities. Such, when the process of pedagogical assessment is seen more as a process of evaluation for learning than a process of evaluation of learning. We started this work with a bibliographic revision with the purpose of creating a backing theorical referential for the pedagogical and educational practice from which emerged this report that deals with the theme of assessment in the classroom context, since the diagnostic assessment to the formative and summative assessment, and the instruments and techniques used to assess the process of learning, as well. This report is inserted in the supervised pedagogical practice in the framework of master's degree in Teaching Portuguese in the third cycle of basic schooling and secondary schooling and Spanish in the basic and secondary schooling, presented in the Trás-os-Montes e Alto Douro University. Based in the theorisation of the topic, not it describes how people think over the thematic of the assessment in taught and observed classes, considering the diagnostic, the formative and the summative assessments.2017-02-06T14:54:28Z2017-02-06T00:00:00Z2017-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7259porCosta, Vera Lúcia Nogueira Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:21.286646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação do ensino-aprendizagem |
title |
A avaliação do ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
A avaliação do ensino-aprendizagem Costa, Vera Lúcia Nogueira Mendes Avaliação Aprendizagem Avaliação diagnóstica Avaliação formativa Avaliação sumativa Instrumentos e técnicas para avaliar |
title_short |
A avaliação do ensino-aprendizagem |
title_full |
A avaliação do ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
A avaliação do ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A avaliação do ensino-aprendizagem |
title_sort |
A avaliação do ensino-aprendizagem |
author |
Costa, Vera Lúcia Nogueira Mendes |
author_facet |
Costa, Vera Lúcia Nogueira Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Vera Lúcia Nogueira Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Aprendizagem Avaliação diagnóstica Avaliação formativa Avaliação sumativa Instrumentos e técnicas para avaliar |
topic |
Avaliação Aprendizagem Avaliação diagnóstica Avaliação formativa Avaliação sumativa Instrumentos e técnicas para avaliar |
description |
A avaliação é um processo complexo, não só pela sua natureza, como também pelas implicações que tem na vida pessoal e familiar dos alunos. Por outro lado, a avaliação pedagógica é, inegavelmente, um processo incontornável no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação deve ser vista como um instrumento imprescindível para a monotorização do progresso dos alunos e da qualidade educativa dos próprios agrupamentos de escolas e inerentes as unidades escolares, isto sempre que o processo de avaliação pedagógica seja encarado como processo de avaliação para as aprendizagens, mais do que como processo de avaliação de aprendizagem. Principiamos neste trabalho com uma revisão bibliográfica com o objetivo de construir um referencial teórico de suporte à prática educativa pedagógica da qual surgiu este relatório que trata a temática da avaliação no contexto de sala de aula. Este relatório está inserido na prática pedagógica supervisionada no âmbito do mestrado em Mestrado em ensino de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, apresentado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com base na teorização do tema não só se descreve como se reflete sobre a temática da avaliação nas aulas dadas e observadas, tendo em conta a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa e a avaliação sumativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-06T14:54:28Z 2017-02-06T00:00:00Z 2017-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7259 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137129273491456 |