Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, João Sérgio Pinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13641
Resumo: Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_33457c666a4ad88c01842b5e65f227af
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-MarBasquetebolMarketing desportivoPlano de açãoSC Beira MarAveiro (Portugal)BasketballSports marketingAction planRelatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O SC Beira-Mar é o mais reconhecido clube da região de Aveiro e dos mais icónicos a nível nacional. Com quase 100 anos de existência, tenta nos dias de hoje voltar a erguer-se depois de ter sofrido uma grave crise que deixou o clube completamente desfalcado. Para tal, conta não só com quem trabalha no clube, mas também com a ajuda dos adeptos, pais, voluntários e, neste caso, estagiários. Este relatório diz respeito ao estágio curricular realizado na Secção de Basquetebol do SC Beira Mar, durante o período de 4 meses. Estágio esse que permitiu aliar a via académica aquilo que é a realidade de uma organização desportiva e a maneira como esta atua, de forma a conseguir desenvolver um plano, ações, iniciativas e ideias de marketing que possam melhorar a secção de Basquetebol do SC Beira-Mar. O objetivo deste trabalho é averiguar que técnicas, estratégias e ações de marketing podem ser levadas a cabo de forma a melhorar e otimizar a secção de basquetebol do SC Beira-Mar. A metodologia aplicada foi um estudo (inquérito por questionário) junto do público e, posteriormente, a uma proposta de plano de ação para a secção de basquetebol do SC Beira-Mar. A elaboração deste relatório permitiu perceber o potencial, a nível comunicacional e da aplicação da vertente marketing que esta modalidade detém no distrito de Aveiro, principalmente no que toca ao SC Clube Beira Mar e à sua secção de basquetebol.ABSTRACT: SC Beira-Mar is the most recognized club in the Aveiro region and one of the most iconic nationally. With almost 100 years of existence, it tries today to rise again after having suffered a serious crisis that left the club completely broke. To this end, it counts not only with those who work at the club, but also with the help of supporters, parents, volunteers and, in this case, interns. This report concerns the curricular internship carried out in the Basketball Section of SC Beira Mar, for 4 months. This internship allowed us to combine the academic route with what is the reality of a sports organization and the way it operates, to be able to develop a plan, actions, initiatives and marketing ideas that can improve the Basketball Section of SC Beira-Mar. The objective of this report is to find out what techniques, strategies and marketing actions can be carried out in order to improve and optimize the basketball section of SC Beira-Mar. The methodology applied was a study (questionnaire survey) with the public and, subsequently, a proposal for an action plan for the basketball section of SC Beira-Mar. The preparation of this report made it possible to understand the potential, in terms of communication and the application of the marketing aspect that this sport holds in the district of Aveiro, mainly regarding SC Clube Beira Mar and its basketball section.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialBatista, Manuel José MarquesRCIPLGonçalves, João Sérgio Pinho2021-08-12T14:29:04Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13641TID:202755940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:32.842418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar
title Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar
spellingShingle Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar
Gonçalves, João Sérgio Pinho
Basquetebol
Marketing desportivo
Plano de ação
SC Beira Mar
Aveiro (Portugal)
Basketball
Sports marketing
Action plan
title_short Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar
title_full Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar
title_fullStr Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar
title_full_unstemmed Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar
title_sort Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar
author Gonçalves, João Sérgio Pinho
author_facet Gonçalves, João Sérgio Pinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Manuel José Marques
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, João Sérgio Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Basquetebol
Marketing desportivo
Plano de ação
SC Beira Mar
Aveiro (Portugal)
Basketball
Sports marketing
Action plan
topic Basquetebol
Marketing desportivo
Plano de ação
SC Beira Mar
Aveiro (Portugal)
Basketball
Sports marketing
Action plan
description Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-12T14:29:04Z
2021-07-12
2021-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13641
TID:202755940
url http://hdl.handle.net/10400.21/13641
identifier_str_mv TID:202755940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133487103475712