Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30069 |
Resumo: | O marketing desportivo no basquetebol é cada vez mais utilizado pelos clubes, como forma de diferenciação em relação aos seus concorrentes. Sendo assim, os clubes exclusivos de formação de basquetebol têm um desafio contínuo de constituírem uma oferta que vá de encontro às necessidades dos clientes atuais e potenciais. O projeto elaborado teve na sua génese um desejo pessoal em apoiar um clube e a consciencialização da falta de planeamento de marketing no setor. O presente trabalho consiste na criação de um plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas – Organismo Autónomo de Basquetebol, onde os objetivos traçados procuram redefinir a imagem do clube e a mudança da estratégia de comunicação. Para uma melhor adequação estratégica do plano, foi necessário obter um conjunto de informações sobre a realidade do clube e do seu meio envolvente, partindo de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis do clube. Este trabalho resulta num projeto que irá modificar o relacionamento do clube com os sócios, atletas, comunidade e parceiros e abrir portas a novos mercados e ainda num modelo de plano de marketing que poderá vir a ser utlizado por outros clubes; ABSTRACT: Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization - Sports marketing in basketball is increasingly used by clubs, as a way of differentiating it from its competitors. As such, exclusive basketball training clubs face an ongoing challenge of providing an offering that meets the needs of current and potential consumers. The motivation to do the present project relies on a personal will to support the club and it comes from the knowledge of the lack of marketing planning in this small sector. The aim of the present work is to create a ―Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization‖ from 2021 to 2022, where the objectives set out seek to redefine the image of the club and change the communication strategy. In order to make a better strategic adequation when elaborating this plan, it was necessary to draw a number of important informations about the club´s reality and its surrounding environment. For this purpose, semi-structured interviews was conducted with those responsible for the club. This work results in a project that will change the club's relationship with members, athletes, community and partners and open doors to new markets and also a marketing plan model that could be used by other clubs. |
id |
RCAP_cf496d6cd3428fc934ccfa4bf80af5b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30069 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebolPlano de MarketingBasquetebol e Marketing DigitalMarketing PlanBasketball and Digital MarketingO marketing desportivo no basquetebol é cada vez mais utilizado pelos clubes, como forma de diferenciação em relação aos seus concorrentes. Sendo assim, os clubes exclusivos de formação de basquetebol têm um desafio contínuo de constituírem uma oferta que vá de encontro às necessidades dos clientes atuais e potenciais. O projeto elaborado teve na sua génese um desejo pessoal em apoiar um clube e a consciencialização da falta de planeamento de marketing no setor. O presente trabalho consiste na criação de um plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas – Organismo Autónomo de Basquetebol, onde os objetivos traçados procuram redefinir a imagem do clube e a mudança da estratégia de comunicação. Para uma melhor adequação estratégica do plano, foi necessário obter um conjunto de informações sobre a realidade do clube e do seu meio envolvente, partindo de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis do clube. Este trabalho resulta num projeto que irá modificar o relacionamento do clube com os sócios, atletas, comunidade e parceiros e abrir portas a novos mercados e ainda num modelo de plano de marketing que poderá vir a ser utlizado por outros clubes; ABSTRACT: Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization - Sports marketing in basketball is increasingly used by clubs, as a way of differentiating it from its competitors. As such, exclusive basketball training clubs face an ongoing challenge of providing an offering that meets the needs of current and potential consumers. The motivation to do the present project relies on a personal will to support the club and it comes from the knowledge of the lack of marketing planning in this small sector. The aim of the present work is to create a ―Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization‖ from 2021 to 2022, where the objectives set out seek to redefine the image of the club and change the communication strategy. In order to make a better strategic adequation when elaborating this plan, it was necessary to draw a number of important informations about the club´s reality and its surrounding environment. For this purpose, semi-structured interviews was conducted with those responsible for the club. This work results in a project that will change the club's relationship with members, athletes, community and partners and open doors to new markets and also a marketing plan model that could be used by other clubs.Universidade de Évora2021-07-21T16:33:20Z2021-07-212021-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30069http://hdl.handle.net/10174/30069TID:202745910porDepartamento de Desporto e Saúdem44829@alunos.uevora.pt251Silva, Leandro Valeiro Simões dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:32.295735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol |
title |
Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol |
spellingShingle |
Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol Silva, Leandro Valeiro Simões da Plano de Marketing Basquetebol e Marketing Digital Marketing Plan Basketball and Digital Marketing |
title_short |
Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol |
title_full |
Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol |
title_fullStr |
Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol |
title_sort |
Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol |
author |
Silva, Leandro Valeiro Simões da |
author_facet |
Silva, Leandro Valeiro Simões da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leandro Valeiro Simões da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de Marketing Basquetebol e Marketing Digital Marketing Plan Basketball and Digital Marketing |
topic |
Plano de Marketing Basquetebol e Marketing Digital Marketing Plan Basketball and Digital Marketing |
description |
O marketing desportivo no basquetebol é cada vez mais utilizado pelos clubes, como forma de diferenciação em relação aos seus concorrentes. Sendo assim, os clubes exclusivos de formação de basquetebol têm um desafio contínuo de constituírem uma oferta que vá de encontro às necessidades dos clientes atuais e potenciais. O projeto elaborado teve na sua génese um desejo pessoal em apoiar um clube e a consciencialização da falta de planeamento de marketing no setor. O presente trabalho consiste na criação de um plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas – Organismo Autónomo de Basquetebol, onde os objetivos traçados procuram redefinir a imagem do clube e a mudança da estratégia de comunicação. Para uma melhor adequação estratégica do plano, foi necessário obter um conjunto de informações sobre a realidade do clube e do seu meio envolvente, partindo de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis do clube. Este trabalho resulta num projeto que irá modificar o relacionamento do clube com os sócios, atletas, comunidade e parceiros e abrir portas a novos mercados e ainda num modelo de plano de marketing que poderá vir a ser utlizado por outros clubes; ABSTRACT: Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization - Sports marketing in basketball is increasingly used by clubs, as a way of differentiating it from its competitors. As such, exclusive basketball training clubs face an ongoing challenge of providing an offering that meets the needs of current and potential consumers. The motivation to do the present project relies on a personal will to support the club and it comes from the knowledge of the lack of marketing planning in this small sector. The aim of the present work is to create a ―Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization‖ from 2021 to 2022, where the objectives set out seek to redefine the image of the club and change the communication strategy. In order to make a better strategic adequation when elaborating this plan, it was necessary to draw a number of important informations about the club´s reality and its surrounding environment. For this purpose, semi-structured interviews was conducted with those responsible for the club. This work results in a project that will change the club's relationship with members, athletes, community and partners and open doors to new markets and also a marketing plan model that could be used by other clubs. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-21T16:33:20Z 2021-07-21 2021-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30069 http://hdl.handle.net/10174/30069 TID:202745910 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30069 |
identifier_str_mv |
TID:202745910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Desporto e Saúde m44829@alunos.uevora.pt 251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136677033148416 |