Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro Valeiro Simões da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30069
Resumo: O marketing desportivo no basquetebol é cada vez mais utilizado pelos clubes, como forma de diferenciação em relação aos seus concorrentes. Sendo assim, os clubes exclusivos de formação de basquetebol têm um desafio contínuo de constituírem uma oferta que vá de encontro às necessidades dos clientes atuais e potenciais. O projeto elaborado teve na sua génese um desejo pessoal em apoiar um clube e a consciencialização da falta de planeamento de marketing no setor. O presente trabalho consiste na criação de um plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas – Organismo Autónomo de Basquetebol, onde os objetivos traçados procuram redefinir a imagem do clube e a mudança da estratégia de comunicação. Para uma melhor adequação estratégica do plano, foi necessário obter um conjunto de informações sobre a realidade do clube e do seu meio envolvente, partindo de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis do clube. Este trabalho resulta num projeto que irá modificar o relacionamento do clube com os sócios, atletas, comunidade e parceiros e abrir portas a novos mercados e ainda num modelo de plano de marketing que poderá vir a ser utlizado por outros clubes; ABSTRACT: Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization - Sports marketing in basketball is increasingly used by clubs, as a way of differentiating it from its competitors. As such, exclusive basketball training clubs face an ongoing challenge of providing an offering that meets the needs of current and potential consumers. The motivation to do the present project relies on a personal will to support the club and it comes from the knowledge of the lack of marketing planning in this small sector. The aim of the present work is to create a ―Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization‖ from 2021 to 2022, where the objectives set out seek to redefine the image of the club and change the communication strategy. In order to make a better strategic adequation when elaborating this plan, it was necessary to draw a number of important informations about the club´s reality and its surrounding environment. For this purpose, semi-structured interviews was conducted with those responsible for the club. This work results in a project that will change the club's relationship with members, athletes, community and partners and open doors to new markets and also a marketing plan model that could be used by other clubs.
id RCAP_cf496d6cd3428fc934ccfa4bf80af5b7
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30069
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebolPlano de MarketingBasquetebol e Marketing DigitalMarketing PlanBasketball and Digital MarketingO marketing desportivo no basquetebol é cada vez mais utilizado pelos clubes, como forma de diferenciação em relação aos seus concorrentes. Sendo assim, os clubes exclusivos de formação de basquetebol têm um desafio contínuo de constituírem uma oferta que vá de encontro às necessidades dos clientes atuais e potenciais. O projeto elaborado teve na sua génese um desejo pessoal em apoiar um clube e a consciencialização da falta de planeamento de marketing no setor. O presente trabalho consiste na criação de um plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas – Organismo Autónomo de Basquetebol, onde os objetivos traçados procuram redefinir a imagem do clube e a mudança da estratégia de comunicação. Para uma melhor adequação estratégica do plano, foi necessário obter um conjunto de informações sobre a realidade do clube e do seu meio envolvente, partindo de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis do clube. Este trabalho resulta num projeto que irá modificar o relacionamento do clube com os sócios, atletas, comunidade e parceiros e abrir portas a novos mercados e ainda num modelo de plano de marketing que poderá vir a ser utlizado por outros clubes; ABSTRACT: Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization - Sports marketing in basketball is increasingly used by clubs, as a way of differentiating it from its competitors. As such, exclusive basketball training clubs face an ongoing challenge of providing an offering that meets the needs of current and potential consumers. The motivation to do the present project relies on a personal will to support the club and it comes from the knowledge of the lack of marketing planning in this small sector. The aim of the present work is to create a ―Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization‖ from 2021 to 2022, where the objectives set out seek to redefine the image of the club and change the communication strategy. In order to make a better strategic adequation when elaborating this plan, it was necessary to draw a number of important informations about the club´s reality and its surrounding environment. For this purpose, semi-structured interviews was conducted with those responsible for the club. This work results in a project that will change the club's relationship with members, athletes, community and partners and open doors to new markets and also a marketing plan model that could be used by other clubs.Universidade de Évora2021-07-21T16:33:20Z2021-07-212021-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30069http://hdl.handle.net/10174/30069TID:202745910porDepartamento de Desporto e Saúdem44829@alunos.uevora.pt251Silva, Leandro Valeiro Simões dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:32.295735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol
title Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol
spellingShingle Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol
Silva, Leandro Valeiro Simões da
Plano de Marketing
Basquetebol e Marketing Digital
Marketing Plan
Basketball and Digital Marketing
title_short Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol
title_full Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol
title_fullStr Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol
title_full_unstemmed Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol
title_sort Plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas - Organismo autónomo de basquetebol
author Silva, Leandro Valeiro Simões da
author_facet Silva, Leandro Valeiro Simões da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro Valeiro Simões da
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Marketing
Basquetebol e Marketing Digital
Marketing Plan
Basketball and Digital Marketing
topic Plano de Marketing
Basquetebol e Marketing Digital
Marketing Plan
Basketball and Digital Marketing
description O marketing desportivo no basquetebol é cada vez mais utilizado pelos clubes, como forma de diferenciação em relação aos seus concorrentes. Sendo assim, os clubes exclusivos de formação de basquetebol têm um desafio contínuo de constituírem uma oferta que vá de encontro às necessidades dos clientes atuais e potenciais. O projeto elaborado teve na sua génese um desejo pessoal em apoiar um clube e a consciencialização da falta de planeamento de marketing no setor. O presente trabalho consiste na criação de um plano de marketing para o Clube Desportivo de Torres Novas – Organismo Autónomo de Basquetebol, onde os objetivos traçados procuram redefinir a imagem do clube e a mudança da estratégia de comunicação. Para uma melhor adequação estratégica do plano, foi necessário obter um conjunto de informações sobre a realidade do clube e do seu meio envolvente, partindo de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis do clube. Este trabalho resulta num projeto que irá modificar o relacionamento do clube com os sócios, atletas, comunidade e parceiros e abrir portas a novos mercados e ainda num modelo de plano de marketing que poderá vir a ser utlizado por outros clubes; ABSTRACT: Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization - Sports marketing in basketball is increasingly used by clubs, as a way of differentiating it from its competitors. As such, exclusive basketball training clubs face an ongoing challenge of providing an offering that meets the needs of current and potential consumers. The motivation to do the present project relies on a personal will to support the club and it comes from the knowledge of the lack of marketing planning in this small sector. The aim of the present work is to create a ―Marketing Plan of the Sports Club of Torres Novas – Autonomous Basketball Organization‖ from 2021 to 2022, where the objectives set out seek to redefine the image of the club and change the communication strategy. In order to make a better strategic adequation when elaborating this plan, it was necessary to draw a number of important informations about the club´s reality and its surrounding environment. For this purpose, semi-structured interviews was conducted with those responsible for the club. This work results in a project that will change the club's relationship with members, athletes, community and partners and open doors to new markets and also a marketing plan model that could be used by other clubs.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21T16:33:20Z
2021-07-21
2021-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30069
http://hdl.handle.net/10174/30069
TID:202745910
url http://hdl.handle.net/10174/30069
identifier_str_mv TID:202745910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Desporto e Saúde
m44829@alunos.uevora.pt
251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136677033148416