Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13641 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
id |
RCAP_33457c666a4ad88c01842b5e65f227af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13641 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-MarBasquetebolMarketing desportivoPlano de açãoSC Beira MarAveiro (Portugal)BasketballSports marketingAction planRelatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O SC Beira-Mar é o mais reconhecido clube da região de Aveiro e dos mais icónicos a nível nacional. Com quase 100 anos de existência, tenta nos dias de hoje voltar a erguer-se depois de ter sofrido uma grave crise que deixou o clube completamente desfalcado. Para tal, conta não só com quem trabalha no clube, mas também com a ajuda dos adeptos, pais, voluntários e, neste caso, estagiários. Este relatório diz respeito ao estágio curricular realizado na Secção de Basquetebol do SC Beira Mar, durante o período de 4 meses. Estágio esse que permitiu aliar a via académica aquilo que é a realidade de uma organização desportiva e a maneira como esta atua, de forma a conseguir desenvolver um plano, ações, iniciativas e ideias de marketing que possam melhorar a secção de Basquetebol do SC Beira-Mar. O objetivo deste trabalho é averiguar que técnicas, estratégias e ações de marketing podem ser levadas a cabo de forma a melhorar e otimizar a secção de basquetebol do SC Beira-Mar. A metodologia aplicada foi um estudo (inquérito por questionário) junto do público e, posteriormente, a uma proposta de plano de ação para a secção de basquetebol do SC Beira-Mar. A elaboração deste relatório permitiu perceber o potencial, a nível comunicacional e da aplicação da vertente marketing que esta modalidade detém no distrito de Aveiro, principalmente no que toca ao SC Clube Beira Mar e à sua secção de basquetebol.ABSTRACT: SC Beira-Mar is the most recognized club in the Aveiro region and one of the most iconic nationally. With almost 100 years of existence, it tries today to rise again after having suffered a serious crisis that left the club completely broke. To this end, it counts not only with those who work at the club, but also with the help of supporters, parents, volunteers and, in this case, interns. This report concerns the curricular internship carried out in the Basketball Section of SC Beira Mar, for 4 months. This internship allowed us to combine the academic route with what is the reality of a sports organization and the way it operates, to be able to develop a plan, actions, initiatives and marketing ideas that can improve the Basketball Section of SC Beira-Mar. The objective of this report is to find out what techniques, strategies and marketing actions can be carried out in order to improve and optimize the basketball section of SC Beira-Mar. The methodology applied was a study (questionnaire survey) with the public and, subsequently, a proposal for an action plan for the basketball section of SC Beira-Mar. The preparation of this report made it possible to understand the potential, in terms of communication and the application of the marketing aspect that this sport holds in the district of Aveiro, mainly regarding SC Clube Beira Mar and its basketball section.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialBatista, Manuel José MarquesRCIPLGonçalves, João Sérgio Pinho2021-08-12T14:29:04Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13641TID:202755940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:32.842418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar |
title |
Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar |
spellingShingle |
Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar Gonçalves, João Sérgio Pinho Basquetebol Marketing desportivo Plano de ação SC Beira Mar Aveiro (Portugal) Basketball Sports marketing Action plan |
title_short |
Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar |
title_full |
Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar |
title_fullStr |
Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar |
title_full_unstemmed |
Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar |
title_sort |
Planeamento de ações de marketing: Propostas à Secção de Basquetebol do SC Beira-Mar |
author |
Gonçalves, João Sérgio Pinho |
author_facet |
Gonçalves, João Sérgio Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Manuel José Marques RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, João Sérgio Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Basquetebol Marketing desportivo Plano de ação SC Beira Mar Aveiro (Portugal) Basketball Sports marketing Action plan |
topic |
Basquetebol Marketing desportivo Plano de ação SC Beira Mar Aveiro (Portugal) Basketball Sports marketing Action plan |
description |
Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-12T14:29:04Z 2021-07-12 2021-07-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/13641 TID:202755940 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/13641 |
identifier_str_mv |
TID:202755940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133487103475712 |