Relatório Final de Estágio na Prática Pedagógica Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Cátia Sofia Neto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9540
Resumo: Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:O presente documento, intitulado Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, constitui uma reflexão, crítica, em relação à experiência vivenciada nos contextos educativos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. Este relatório emerge de um quadro teórico conceptual rigoroso, visando o alcance dos objetivos delineados no programa da unidade curricular supramencionada, assim como o desenvolvimento de competências e de saberes, em relação à docência, designadamente do perfil específico de desempenho do professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Educador de Infância. A ação pedagógica desenvolvida pela formanda, nos centros educativos, foi pautada pela metodologia de investigação-ação. Neste sentido, figorou-se impreterível a ocorrência de momentos de observação intencional, de reflexão sistemática e crítica, visível nas narrativas individuais e colaborativas, de avaliação individualizada dos alunos, fomentando a diferenciação pedagógica, bem como a adequação da ação aos mesmos. Surgem, assim, planificações baseadas nos reais interesses e necessidades das crianças, e integradoras de aprendizagens nas diferentes áreas disciplinares. Importa ressalvar que a metodologia de investigação-ação, para além de sustentar o desenvolvimento da ação educativa, fundamentou o processo de crescimento pessoal e profissional da formanda, que assumiu uma atitude reflexiva, indagadora e crítica, coconstruindo saberes profissionais.
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spelling Relatório Final de Estágio na Prática Pedagógica SupervisionadaEducação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoDiferenciação pedagógicaDesenvolvimento profissionalPreschool Education and Teaching the 1st Stage of the Basic EducationAction-researchPedagogic differentiationProfessional developmentEducação Pré-EscolarPrática pedagógicaEtapas do processo educativoInvestigação-AçãoPreschool EducationPedagogical PracticeStages of the educational processResearch-ActionDomínio/Área Científica:Ciências da EducaçãoRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:O presente documento, intitulado Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, constitui uma reflexão, crítica, em relação à experiência vivenciada nos contextos educativos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. Este relatório emerge de um quadro teórico conceptual rigoroso, visando o alcance dos objetivos delineados no programa da unidade curricular supramencionada, assim como o desenvolvimento de competências e de saberes, em relação à docência, designadamente do perfil específico de desempenho do professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Educador de Infância. A ação pedagógica desenvolvida pela formanda, nos centros educativos, foi pautada pela metodologia de investigação-ação. Neste sentido, figorou-se impreterível a ocorrência de momentos de observação intencional, de reflexão sistemática e crítica, visível nas narrativas individuais e colaborativas, de avaliação individualizada dos alunos, fomentando a diferenciação pedagógica, bem como a adequação da ação aos mesmos. Surgem, assim, planificações baseadas nos reais interesses e necessidades das crianças, e integradoras de aprendizagens nas diferentes áreas disciplinares. Importa ressalvar que a metodologia de investigação-ação, para além de sustentar o desenvolvimento da ação educativa, fundamentou o processo de crescimento pessoal e profissional da formanda, que assumiu uma atitude reflexiva, indagadora e crítica, coconstruindo saberes profissionais.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:This document, entitled “Relatório de Estágio de Qualificação Profissional” (Internship Report of Professional Qualification) is a critical reflection in relation to the experience lived in the educational contexts of the Preschool 1st stage of the basic education, within the course of Supervised Teaching Practice. This abstract emerges from a rigorous conceptual theoretical framework, aiming to reach the goals outlined in the above course programme as well as the development of skills and knowledge related to teaching, namely from the specific profile of the teacher of the 1st stage of the basic education and of the preschool education teacher. The educational programme developed by the trainee in educational centres was guided by action-investigation methodology. According to that, it was essential the occurrence of some moments of intentional observation systematic and critical reflection, visible in the individual collaborative narratives of individualized evaluation of the students, fostering pedagogical differentiation, as well as the appropriateness of the action to them. Thus, arise lesson plans based on actual needs and interests of children, that integrate the learning process of different subjects and areas. It is important to remain that the methodology of the action-research besides supporting the development of the educational action has grounded the process of personal and professional growth of the trainee, who took a reflexive, inquisitive and critical attitude building up professional knowledge.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:A realização do presente Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, foi proposta no âmbito da unidade curricular de Supervisão Pedagógica na Educação Pré-Escolar. O foco desta unidade curricular consiste em promover a construção dos saberes profissionais para a Educação Pré-Escolar, pelo compromisso e responsabilização progressiva da ação docente. Neste documento de caráter teórico e reflexivo pretende-se explanar e dar a conhecer todas as experiências vivenciadas, com um grupo de crianças, no Infantário Monfortinho de Real, durante quatro meses, completando um total de 210 horas de contacto. Sendo a Educação Pré-Escolar a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, torna-se fundamental que o educador de infância tome consciência da influência que a sua prática pedagógica exerce no desenvolvimento equilibrado das crianças. Deste modo, deve observar, planear, agir, avaliar, comunicar e articular para planificar as intervenções pedagógicas, adequando-as aos interesses e necessidades despoletados pelo grupo de crianças, com o qual desenvolve a sua ação. Estas são as etapas fundamentais do processo educativo e estão intrínsecas à investigação-ação que também deve ser a base da prática de um educador. É pela reflexão crítica e sistemática da sua ação que a compreende e a pode modificar de acordo com os resultados obtidos. Tendo por base os pressupostos teóricos e legais, bem como o trabalho desenvolvido é possível referir que no contacto com a prática, foram contributos importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal da formanda. É de igual modo relevante salientar o desenvolvimento das crianças no decurso de intervenção da díade, nas diferentes áreas e domínios de conteúdo.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar:The realization of the present Internship Report for Professional Qualification was offered under the curricular unit of Pedagogical Supervision in Preschool Education. This curricular unit is focused in promoting the construction of professional knowledge for Preschool Education, for the commitment and responsibility of progressive teaching action. In this document of theoretical and reflexive nature is intended to explain and make known all of the experiences lived with a group of children, in Monfortinhos de Real Kindergarten, for four months, for a total of 210 hours of contact. Being Preschool Education the first stage of basic education in a life long process of education, it becomes crucial that the preschool teachers are aware of the influence that their practice has in the balanced development of children. Therefore, they shall observe, plan, act, evaluate, communicate and coordinate to plan pedagogical interventions, adapting them to the needs and interests triggered by the group of children, which develops its action. This are the key stages of the education process and are intrinsic to action research which should also be the basis of the practice of an educator. Is through critical and systematic reflection of their actions that they can understand and change according to the results obtained. Based upon the theoretical presuppositions and legal, as well as the work done it is possible to mention that the contact with the practice were valuable input to the professional and personal development of the trainee. It is equally important to highlight the development of children during the intervention of the dyad, in different areas and content domains.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoNeiva, Manuel Fernando GonçalvesFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMeireles, Cátia Sofia Neto2017-02-13T15:41:23Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9540TID:201492814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:07.344784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Meireles, Cátia Sofia Neto
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Diferenciação pedagógica
Desenvolvimento profissional
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Pedagogic differentiation
Professional development
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Domínio/Área Científica:Ciências da Educação
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description Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico:O presente documento, intitulado Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, constitui uma reflexão, crítica, em relação à experiência vivenciada nos contextos educativos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. Este relatório emerge de um quadro teórico conceptual rigoroso, visando o alcance dos objetivos delineados no programa da unidade curricular supramencionada, assim como o desenvolvimento de competências e de saberes, em relação à docência, designadamente do perfil específico de desempenho do professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Educador de Infância. A ação pedagógica desenvolvida pela formanda, nos centros educativos, foi pautada pela metodologia de investigação-ação. Neste sentido, figorou-se impreterível a ocorrência de momentos de observação intencional, de reflexão sistemática e crítica, visível nas narrativas individuais e colaborativas, de avaliação individualizada dos alunos, fomentando a diferenciação pedagógica, bem como a adequação da ação aos mesmos. Surgem, assim, planificações baseadas nos reais interesses e necessidades das crianças, e integradoras de aprendizagens nas diferentes áreas disciplinares. Importa ressalvar que a metodologia de investigação-ação, para além de sustentar o desenvolvimento da ação educativa, fundamentou o processo de crescimento pessoal e profissional da formanda, que assumiu uma atitude reflexiva, indagadora e crítica, coconstruindo saberes profissionais.
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