Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/7406 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e remete para a ação desenvolvida nos dois contextos de estágio: em Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este integra uma análise reflexiva da ação em contexto de estágio, exercida pela formanda, numa turma de terceiro ano, com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos, na Escola Básica de Santegãos do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e uma breve referência à prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar. A análise reflexiva integra aspetos específicos de situações pedagógicas vivenciadas, como ilustração da formação pedagógica desenvolvida pela mestranda, e da aquisição e construção das competências gerais e específicas exigidas pelo perfil duplo do mestrado em questão, em consonância com práticas de supervisão que tinham como função a orientação da formanda durante o tempo de formação prática em contexto. Este documento visa demonstrar a utilização da metodologia de investigação-ação presente no percurso de estágio da formanda, onde a busca e análise de informações e a atitude indagativa e reflexiva sistemáticas foram estratégias para a progressão do percurso profissional da mesma, sem descorar também do percurso educativo das crianças. Espelha-se, assim, também a perspetiva de coconstrução de saberes na qual as crianças são o centro dos processos de ensino e aprendizagem |
id |
RCAP_33a7d50b3a27fc1f3ee4e4190ba30134 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7406 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos BaptistaInvestigação açãoAction researchFormação profissional generalistaEducação Pré-EscolarEnsino do 1º Ciclo do Ensino BásicoGeneralized professional formationPreschool educationDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e remete para a ação desenvolvida nos dois contextos de estágio: em Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este integra uma análise reflexiva da ação em contexto de estágio, exercida pela formanda, numa turma de terceiro ano, com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos, na Escola Básica de Santegãos do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e uma breve referência à prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar. A análise reflexiva integra aspetos específicos de situações pedagógicas vivenciadas, como ilustração da formação pedagógica desenvolvida pela mestranda, e da aquisição e construção das competências gerais e específicas exigidas pelo perfil duplo do mestrado em questão, em consonância com práticas de supervisão que tinham como função a orientação da formanda durante o tempo de formação prática em contexto. Este documento visa demonstrar a utilização da metodologia de investigação-ação presente no percurso de estágio da formanda, onde a busca e análise de informações e a atitude indagativa e reflexiva sistemáticas foram estratégias para a progressão do percurso profissional da mesma, sem descorar também do percurso educativo das crianças. Espelha-se, assim, também a perspetiva de coconstrução de saberes na qual as crianças são o centro dos processos de ensino e aprendizagemThe following report was done for the course of Supervised Pedagogical Practice, and it is one of the requirements to obtain the masters degree in preschool education and primary education teaching. The report deals with the activity that was carried through in two different internships, namely one in Preschool and another in primary education. The report contains a reflexive analysis concerning the activity carried out by the trainee in a 3rd year class, whose students were between 8 and 11 years old, at Escola Básica de Santegãos do Agrupamento de Escolas de Pedrouços. It also contains a brief reference to the supervised pedagogical practice that was developed in preschool education. The reflexive analysis integrates specific aspects of experienced pedagogical situations as an illustration of pedagogical formation developed by the trainee. It also includes specific aspects concerning the acquisition and construction of specific and general skills demanded by the double profile of the master. This analysis was done in accordance with the supervision practices that had, as a goal, the trainee’s guidance during the practical formation period. This document aims at demonstrating the use that was given to the methodology action research throughout the trainee’s internship. During the internship the trainee combined an inquiring and reflexive attitude with a strategy of searching as well as analyzing information systematically, without neglecting the educational path of the children. Thus the trainee was able to follow the co-construction of knowledge perspective, in which children are the center of the teaching and learning processesInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBaptista, Maria Inês dos Santos2016-01-18T12:57:20Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7406TID:201165805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:54.854439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista |
title |
Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista Baptista, Maria Inês dos Santos Investigação ação Action research Formação profissional generalista Educação Pré-Escolar Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Generalized professional formation Preschool education Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista |
title_full |
Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista |
title_sort |
Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista |
author |
Baptista, Maria Inês dos Santos |
author_facet |
Baptista, Maria Inês dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Maria Inês dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação ação Action research Formação profissional generalista Educação Pré-Escolar Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Generalized professional formation Preschool education Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
topic |
Investigação ação Action research Formação profissional generalista Educação Pré-Escolar Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Generalized professional formation Preschool education Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
description |
O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e remete para a ação desenvolvida nos dois contextos de estágio: em Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este integra uma análise reflexiva da ação em contexto de estágio, exercida pela formanda, numa turma de terceiro ano, com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos, na Escola Básica de Santegãos do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e uma breve referência à prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar. A análise reflexiva integra aspetos específicos de situações pedagógicas vivenciadas, como ilustração da formação pedagógica desenvolvida pela mestranda, e da aquisição e construção das competências gerais e específicas exigidas pelo perfil duplo do mestrado em questão, em consonância com práticas de supervisão que tinham como função a orientação da formanda durante o tempo de formação prática em contexto. Este documento visa demonstrar a utilização da metodologia de investigação-ação presente no percurso de estágio da formanda, onde a busca e análise de informações e a atitude indagativa e reflexiva sistemáticas foram estratégias para a progressão do percurso profissional da mesma, sem descorar também do percurso educativo das crianças. Espelha-se, assim, também a perspetiva de coconstrução de saberes na qual as crianças são o centro dos processos de ensino e aprendizagem |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-01-18T12:57:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/7406 TID:201165805 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/7406 |
identifier_str_mv |
TID:201165805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131374587740160 |