Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3218 |
Resumo: | Capítulo 1 No presente Relatório de Estágio, o estagiário pretende descrever as experiências e vivências durante o ano lectivo 2010/11, na Escola Secundária Campos Melo, tornando claro as competências que adquiriu e as intervenções/actividades realizadas. Este estágio surge de acordo com as políticas e normas de organização do sistema educativo português como conclusão do 2º ciclo de estudos no Ensino Básico e Secundário em Educação Física e obtenção do Grau de Mestre. Foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, localizada na Covilhã, possuindo a escola, para além do Ensino Básico 3º ciclo e do Ensino Secundário, Ensino Secundário Profissional, Cursos de Educação e Formação e Cursos de Educação. Palavras – chave: educação, estágio. Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil. Associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia aquando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma) e, finalmente, avaliar a evolução da composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável. |
id |
RCAP_822d1dcb6a4dfc2b344c53873b7b87f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos MeloEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Índice de massa corporalEducação física - Crianças - ObesidadeFitnessgramCapítulo 1 No presente Relatório de Estágio, o estagiário pretende descrever as experiências e vivências durante o ano lectivo 2010/11, na Escola Secundária Campos Melo, tornando claro as competências que adquiriu e as intervenções/actividades realizadas. Este estágio surge de acordo com as políticas e normas de organização do sistema educativo português como conclusão do 2º ciclo de estudos no Ensino Básico e Secundário em Educação Física e obtenção do Grau de Mestre. Foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, localizada na Covilhã, possuindo a escola, para além do Ensino Básico 3º ciclo e do Ensino Secundário, Ensino Secundário Profissional, Cursos de Educação e Formação e Cursos de Educação. Palavras – chave: educação, estágio. Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil. Associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia aquando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma) e, finalmente, avaliar a evolução da composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável.Chapter 1 In the presente Internship Report, the intern will describe the experiences of the school year of 2010/11, at the Campos Melo Secundary School, making clear the profissional competences adquired and the performed activities. This internship arises from the norms of the portuguese educational system organization, as the conclusion of a Master Degree in Physical Education in Basic and Secundary Education. It was accomplished at the Campos Melo Secundary School, which, alongside the regular eduction, provides Secondary Profissional Education, Classes of Education and Training and Courses of Education. Keywords: Education, Internship. Chapter 2 The rate of child obesity in Portugal has been on the rise, this problem is mainly related to the fact that the general levels of physical activity are declining, against a more sedentary life style. The present study is experimental, utilizing two groups, an experimental group and a control group, both composed by 12 students between the ages of 13-16 years old, that attend Campos Melo Secondary School, in Covilhã, Portugal, being that all of them must be outside the considered healthy values of IMC, or outside the healthy values of the Fitnessgram. The objectives of this study are to evaluate the obese and pre-obese students body composition, evaluate their aerobic resistance when submitted to an individualized training program for 10 weeks (2 weekly sessions, 60 minutes each), and finally evaluate the evolution of their body composition. In terms of the results, every element of the experimental group improved from their initial values, some of them with significant gains p<0,05, mainly in the aerobic resistance. In respects of the IMC values, we also saw improvements, with some elements of the experimental group transiting from pre-obesity to healthy values.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumBrandão, Nuno Miguel de Pinho2015-04-09T09:52:14Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:42.201535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo |
title |
Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo Brandão, Nuno Miguel de Pinho Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Índice de massa corporal Educação física - Crianças - Obesidade Fitnessgram |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo |
author |
Brandão, Nuno Miguel de Pinho |
author_facet |
Brandão, Nuno Miguel de Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Nuno Miguel de Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Índice de massa corporal Educação física - Crianças - Obesidade Fitnessgram |
topic |
Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Índice de massa corporal Educação física - Crianças - Obesidade Fitnessgram |
description |
Capítulo 1 No presente Relatório de Estágio, o estagiário pretende descrever as experiências e vivências durante o ano lectivo 2010/11, na Escola Secundária Campos Melo, tornando claro as competências que adquiriu e as intervenções/actividades realizadas. Este estágio surge de acordo com as políticas e normas de organização do sistema educativo português como conclusão do 2º ciclo de estudos no Ensino Básico e Secundário em Educação Física e obtenção do Grau de Mestre. Foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, localizada na Covilhã, possuindo a escola, para além do Ensino Básico 3º ciclo e do Ensino Secundário, Ensino Secundário Profissional, Cursos de Educação e Formação e Cursos de Educação. Palavras – chave: educação, estágio. Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil. Associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia aquando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma) e, finalmente, avaliar a evolução da composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06 2011-06-01T00:00:00Z 2015-04-09T09:52:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3218 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136344043159552 |