Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Nuno Miguel de Pinho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3218
Resumo: Capítulo 1 No presente Relatório de Estágio, o estagiário pretende descrever as experiências e vivências durante o ano lectivo 2010/11, na Escola Secundária Campos Melo, tornando claro as competências que adquiriu e as intervenções/actividades realizadas. Este estágio surge de acordo com as políticas e normas de organização do sistema educativo português como conclusão do 2º ciclo de estudos no Ensino Básico e Secundário em Educação Física e obtenção do Grau de Mestre. Foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, localizada na Covilhã, possuindo a escola, para além do Ensino Básico 3º ciclo e do Ensino Secundário, Ensino Secundário Profissional, Cursos de Educação e Formação e Cursos de Educação. Palavras – chave: educação, estágio. Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil. Associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia aquando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma) e, finalmente, avaliar a evolução da composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável.
id RCAP_822d1dcb6a4dfc2b344c53873b7b87f9
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos MeloEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Índice de massa corporalEducação física - Crianças - ObesidadeFitnessgramCapítulo 1 No presente Relatório de Estágio, o estagiário pretende descrever as experiências e vivências durante o ano lectivo 2010/11, na Escola Secundária Campos Melo, tornando claro as competências que adquiriu e as intervenções/actividades realizadas. Este estágio surge de acordo com as políticas e normas de organização do sistema educativo português como conclusão do 2º ciclo de estudos no Ensino Básico e Secundário em Educação Física e obtenção do Grau de Mestre. Foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, localizada na Covilhã, possuindo a escola, para além do Ensino Básico 3º ciclo e do Ensino Secundário, Ensino Secundário Profissional, Cursos de Educação e Formação e Cursos de Educação. Palavras – chave: educação, estágio. Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil. Associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia aquando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma) e, finalmente, avaliar a evolução da composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável.Chapter 1 In the presente Internship Report, the intern will describe the experiences of the school year of 2010/11, at the Campos Melo Secundary School, making clear the profissional competences adquired and the performed activities. This internship arises from the norms of the portuguese educational system organization, as the conclusion of a Master Degree in Physical Education in Basic and Secundary Education. It was accomplished at the Campos Melo Secundary School, which, alongside the regular eduction, provides Secondary Profissional Education, Classes of Education and Training and Courses of Education. Keywords: Education, Internship. Chapter 2 The rate of child obesity in Portugal has been on the rise, this problem is mainly related to the fact that the general levels of physical activity are declining, against a more sedentary life style. The present study is experimental, utilizing two groups, an experimental group and a control group, both composed by 12 students between the ages of 13-16 years old, that attend Campos Melo Secondary School, in Covilhã, Portugal, being that all of them must be outside the considered healthy values of IMC, or outside the healthy values of the Fitnessgram. The objectives of this study are to evaluate the obese and pre-obese students body composition, evaluate their aerobic resistance when submitted to an individualized training program for 10 weeks (2 weekly sessions, 60 minutes each), and finally evaluate the evolution of their body composition. In terms of the results, every element of the experimental group improved from their initial values, some of them with significant gains p<0,05, mainly in the aerobic resistance. In respects of the IMC values, we also saw improvements, with some elements of the experimental group transiting from pre-obesity to healthy values.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumBrandão, Nuno Miguel de Pinho2015-04-09T09:52:14Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:42.201535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
title Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
Brandão, Nuno Miguel de Pinho
Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Índice de massa corporal
Educação física - Crianças - Obesidade
Fitnessgram
title_short Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
title_full Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
title_sort Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
author Brandão, Nuno Miguel de Pinho
author_facet Brandão, Nuno Miguel de Pinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Nuno Miguel de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Índice de massa corporal
Educação física - Crianças - Obesidade
Fitnessgram
topic Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Índice de massa corporal
Educação física - Crianças - Obesidade
Fitnessgram
description Capítulo 1 No presente Relatório de Estágio, o estagiário pretende descrever as experiências e vivências durante o ano lectivo 2010/11, na Escola Secundária Campos Melo, tornando claro as competências que adquiriu e as intervenções/actividades realizadas. Este estágio surge de acordo com as políticas e normas de organização do sistema educativo português como conclusão do 2º ciclo de estudos no Ensino Básico e Secundário em Educação Física e obtenção do Grau de Mestre. Foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, localizada na Covilhã, possuindo a escola, para além do Ensino Básico 3º ciclo e do Ensino Secundário, Ensino Secundário Profissional, Cursos de Educação e Formação e Cursos de Educação. Palavras – chave: educação, estágio. Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil. Associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia aquando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma) e, finalmente, avaliar a evolução da composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2015-04-09T09:52:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3218
url http://hdl.handle.net/10400.6/3218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344043159552