Inovação na educação primária. Relatório final. Conclusões e recomendações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1988 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9857 |
Resumo: | A Conferência permanente dos Ministros europeus da Educação, na sua 6.ª sessão (1969 em Versalhes) e na 12.ª (1981 em Lisboa), recomendou a elaboração de estudos para generalizar a educação pré-escolar e a sua articulação com a educação primária. Daí surgiu a noção de educação básica. O Projeto n.º 8 do CDCC: Inovação na educação primária do Conselho da Europa apresenta em 1988 em Lisboa o resultado final desses aturados estudos. Aponta-se para a continuidade entre educação de infância e educação primária para crianças dos 3-4 anos aos 11-12 anos numa mesma escola básica com os mesmos professores com a mesma formação. Para este primeiro nível de educação tem prevalecido internacionalmente a designação de educação primária. Apresentam-se os objetivos, a organização e os currículos desta educação primária e as implicações deste processo de inovação em relação aos professores, diretores, inspetores e administradores, pais, investigadores e formadores em educação. Termina recomendando o seguimento da implementação deste processo de inovação nas escolas europeias. |
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Inovação na educação primária. Relatório final. Conclusões e recomendaçõescontinuidade entre educação de infância e educação primáriaEducação até aos 12 anosEducação básicaInovaçãoSucesso para todosAvaliação formativaDiferenciaçãoLiteraciaComunidade educativaInteraçãoEnvolvimentoA Conferência permanente dos Ministros europeus da Educação, na sua 6.ª sessão (1969 em Versalhes) e na 12.ª (1981 em Lisboa), recomendou a elaboração de estudos para generalizar a educação pré-escolar e a sua articulação com a educação primária. Daí surgiu a noção de educação básica. O Projeto n.º 8 do CDCC: Inovação na educação primária do Conselho da Europa apresenta em 1988 em Lisboa o resultado final desses aturados estudos. Aponta-se para a continuidade entre educação de infância e educação primária para crianças dos 3-4 anos aos 11-12 anos numa mesma escola básica com os mesmos professores com a mesma formação. Para este primeiro nível de educação tem prevalecido internacionalmente a designação de educação primária. Apresentam-se os objetivos, a organização e os currículos desta educação primária e as implicações deste processo de inovação em relação aos professores, diretores, inspetores e administradores, pais, investigadores e formadores em educação. Termina recomendando o seguimento da implementação deste processo de inovação nas escolas europeias.2013-03-08T11:21:29Z1988-01-01T00:00:00Z1988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9857porConselho da EuropaMeireles-Coelho, Carlos (trad.)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:57Zoai:ria.ua.pt:10773/9857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:33.459616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Conferência permanente dos Ministros europeus da Educação, na sua 6.ª sessão (1969 em Versalhes) e na 12.ª (1981 em Lisboa), recomendou a elaboração de estudos para generalizar a educação pré-escolar e a sua articulação com a educação primária. Daí surgiu a noção de educação básica. O Projeto n.º 8 do CDCC: Inovação na educação primária do Conselho da Europa apresenta em 1988 em Lisboa o resultado final desses aturados estudos. Aponta-se para a continuidade entre educação de infância e educação primária para crianças dos 3-4 anos aos 11-12 anos numa mesma escola básica com os mesmos professores com a mesma formação. Para este primeiro nível de educação tem prevalecido internacionalmente a designação de educação primária. Apresentam-se os objetivos, a organização e os currículos desta educação primária e as implicações deste processo de inovação em relação aos professores, diretores, inspetores e administradores, pais, investigadores e formadores em educação. Termina recomendando o seguimento da implementação deste processo de inovação nas escolas europeias. |
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