A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andreia Filipa Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6294
Resumo: O presente estudo, tem como objetivo, compreender a relação da perceção dos professores do 2º e 3º ciclo sobre a interdependência professor-aluno nas variáveis género, idade, experiência do professor no trabalho com alunos com NEE e contatos tidos com NEE no decorrer da sua juventude. Para o efeito, foi realizada uma revisão da literatura e posteriormente efetuou-se um estudo observacional de carácter quantitativo. A amostra é constituída por 108 professores de EF, 54% do género masculino e 46 % do género feminino. O instrumento utilizado foi o questionário “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2013). Relativamente à metodologia, o estudo tem natureza observacional, averiguando a existência de relação entre as variáveis, por meio de uma amostra da população, agrupada em quatro níveis (as variáveis independentes), de modo a depreender se estes têm influência na perceção dos professores face à interdependência Professor-Aluno. A recolha de dados é de natureza quantitativa, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses Quanto aos resultados do estudo, nenhuma das quatro hipóteses, se confirmam, ou seja, não se verificaram diferenças significativas em função do género, idade e experiência profissional, ou em função dos contatos tidos com NEE no decorrer da juventude.
id RCAP_34aa67c28674d520f33efb939ec0d283
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6294
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-alunoMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARDESPORTOPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPORTO presente estudo, tem como objetivo, compreender a relação da perceção dos professores do 2º e 3º ciclo sobre a interdependência professor-aluno nas variáveis género, idade, experiência do professor no trabalho com alunos com NEE e contatos tidos com NEE no decorrer da sua juventude. Para o efeito, foi realizada uma revisão da literatura e posteriormente efetuou-se um estudo observacional de carácter quantitativo. A amostra é constituída por 108 professores de EF, 54% do género masculino e 46 % do género feminino. O instrumento utilizado foi o questionário “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2013). Relativamente à metodologia, o estudo tem natureza observacional, averiguando a existência de relação entre as variáveis, por meio de uma amostra da população, agrupada em quatro níveis (as variáveis independentes), de modo a depreender se estes têm influência na perceção dos professores face à interdependência Professor-Aluno. A recolha de dados é de natureza quantitativa, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses Quanto aos resultados do estudo, nenhuma das quatro hipóteses, se confirmam, ou seja, não se verificaram diferenças significativas em função do género, idade e experiência profissional, ou em função dos contatos tidos com NEE no decorrer da juventude.This study aims to understand the relationship between the perception of teachers in the 2nd and 3rd cycle on the interdependence student teacher in the variables gender, age, teacher's experience in working with pupils with SEN and contacts taken with SEN during its youth. To this end, a literature review was performed, and then we performed an observational study of quantitative nature. The sample consists of 108 PE teachers, 54 % of males and 46% females. The instrument used was a questionnaire, "The perceptions of teachers on learning in the classroom" (ASA - PPP, Leitão, 2013). Regarding methodology, the study is observational nature, verifying the existence of a relationship between variables, by means of a sample of the population, grouped into four levels (independent variables) in order to deduce whether these influence the perception of teachers towards the interdependence Student Teacher . The collection of data is quantitative, using numeric measures to test the hypotheses Regarding the results of the study, none of the four hypotheses are confirmed, ie, there were no significant differences by gender, age and professional experience or based on contacts with SEN taken during youth.2015-05-06T18:23:16Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6294TID:201269627porFerreira, Andreia Filipa Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:57.080124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno
title A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno
spellingShingle A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno
Ferreira, Andreia Filipa Lopes
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
DESPORTO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPORT
title_short A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno
title_full A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno
title_fullStr A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno
title_full_unstemmed A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno
title_sort A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno
author Ferreira, Andreia Filipa Lopes
author_facet Ferreira, Andreia Filipa Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Andreia Filipa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
DESPORTO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPORT
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
DESPORTO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPORT
description O presente estudo, tem como objetivo, compreender a relação da perceção dos professores do 2º e 3º ciclo sobre a interdependência professor-aluno nas variáveis género, idade, experiência do professor no trabalho com alunos com NEE e contatos tidos com NEE no decorrer da sua juventude. Para o efeito, foi realizada uma revisão da literatura e posteriormente efetuou-se um estudo observacional de carácter quantitativo. A amostra é constituída por 108 professores de EF, 54% do género masculino e 46 % do género feminino. O instrumento utilizado foi o questionário “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2013). Relativamente à metodologia, o estudo tem natureza observacional, averiguando a existência de relação entre as variáveis, por meio de uma amostra da população, agrupada em quatro níveis (as variáveis independentes), de modo a depreender se estes têm influência na perceção dos professores face à interdependência Professor-Aluno. A recolha de dados é de natureza quantitativa, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses Quanto aos resultados do estudo, nenhuma das quatro hipóteses, se confirmam, ou seja, não se verificaram diferenças significativas em função do género, idade e experiência profissional, ou em função dos contatos tidos com NEE no decorrer da juventude.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-05-06T18:23:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6294
TID:201269627
url http://hdl.handle.net/10437/6294
identifier_str_mv TID:201269627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131236727259136