Marketing digital e organizações: o contributo das redes sociais para as PME´s e as microempresas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Athos Maron Salma
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27219
Resumo: Esta investigação aprofundará a relação que as micro e PMEs (pequenas e médias empresas) portuguesas têm com seus clientes através das RS (redes sociais). O intuito é investigar se é possível aumentar o número de clientes ativos com o uso das RS, fideliza-los e, ainda, incrementar os resultados financeiros. Metodologicamente, recorremos a utilização da entrevista em profundidade junto aos empresários e gestores das social media com objetivo de auferir a realidade do uso destes canais digitais como meio de comunicação com os clientes. A partir desta abordagem qualitativa foram encontrados padrões de comportamentos (na observação aos casos particulares) que estavam ou não de acordo com as premissas estabelecidas pelos autores especialistas sobre o tema. Chegamos às conclusões do estudo pelo método indutivo. De acordo com o material coletado podemos destacar algumas conclusões: 1º ponto: a maior parte das empresas não contrata especialistas para a gestão online; apesar da autonomia em alguns casos ser louvável, o despreparo e desconhecimento técnico trazem danos às marcas e minimizam os efeitos positivos que as apropriadas ações de SMM (social media marketing) poderiam trazer; 2º ponto: quase todas as empresas realizam publicações contendo apenas conteúdo promocional, o que é considerado uma visão “míope” do marketing pois utiliza somente um único aspeto do SMM - a promoção de vendas.
id RCAP_34d55186dd79d7478f376b4cf86ee73d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27219
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing digital e organizações: o contributo das redes sociais para as PME´s e as microempresas portuguesasSocial media marketingMarketingRedes sociaisEsta investigação aprofundará a relação que as micro e PMEs (pequenas e médias empresas) portuguesas têm com seus clientes através das RS (redes sociais). O intuito é investigar se é possível aumentar o número de clientes ativos com o uso das RS, fideliza-los e, ainda, incrementar os resultados financeiros. Metodologicamente, recorremos a utilização da entrevista em profundidade junto aos empresários e gestores das social media com objetivo de auferir a realidade do uso destes canais digitais como meio de comunicação com os clientes. A partir desta abordagem qualitativa foram encontrados padrões de comportamentos (na observação aos casos particulares) que estavam ou não de acordo com as premissas estabelecidas pelos autores especialistas sobre o tema. Chegamos às conclusões do estudo pelo método indutivo. De acordo com o material coletado podemos destacar algumas conclusões: 1º ponto: a maior parte das empresas não contrata especialistas para a gestão online; apesar da autonomia em alguns casos ser louvável, o despreparo e desconhecimento técnico trazem danos às marcas e minimizam os efeitos positivos que as apropriadas ações de SMM (social media marketing) poderiam trazer; 2º ponto: quase todas as empresas realizam publicações contendo apenas conteúdo promocional, o que é considerado uma visão “míope” do marketing pois utiliza somente um único aspeto do SMM - a promoção de vendas.This research deals with what micro and small and medium enterprises (SMEs) in Portugal can obtain through RS (social networks), namely, more clients and improvement in the outcome. The purpose is to investigate whether it is possible to increase the number of active customers using RS, to enhance loyalty, and to rise financial results. Methodologically, we used the in-depth interview with the social media managers and owners of companies to obtain the reality of the use of these digital channels as a means of communication with customers. From this qualitative approach were found patterns of behavior (in the observation to the cases) that were or not per the premises established by the expert authors on the subject. We have reached conclusions of the study by the inductive method. According to the collected material we could highlight some conclusions: 1º most companies do not hire specialists for online management; although autonomy in some cases is praiseworthy, unpreparedness and technical ignorance bring damage to brands and minimize the positive effects that appropriate social media marketing actions could fetch; and also: 2º some companies keep posting only with promotional content, which is considered a "myopic" view of marketing because it uses only a single aspect of SMM (sales promotion).Silveira, Ana Patrícia Soares daRepositório ComumGuimarães, Athos Maron Salma2019-02-04T11:35:34Z2018-12-01T00:00:00Z2018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27219202163806pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:20.660461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing digital e organizações: o contributo das redes sociais para as PME´s e as microempresas portuguesas
title Marketing digital e organizações: o contributo das redes sociais para as PME´s e as microempresas portuguesas
spellingShingle Marketing digital e organizações: o contributo das redes sociais para as PME´s e as microempresas portuguesas
Guimarães, Athos Maron Salma
Social media marketing
Marketing
Redes sociais
title_short Marketing digital e organizações: o contributo das redes sociais para as PME´s e as microempresas portuguesas
title_full Marketing digital e organizações: o contributo das redes sociais para as PME´s e as microempresas portuguesas
title_fullStr Marketing digital e organizações: o contributo das redes sociais para as PME´s e as microempresas portuguesas
title_full_unstemmed Marketing digital e organizações: o contributo das redes sociais para as PME´s e as microempresas portuguesas
title_sort Marketing digital e organizações: o contributo das redes sociais para as PME´s e as microempresas portuguesas
author Guimarães, Athos Maron Salma
author_facet Guimarães, Athos Maron Salma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Ana Patrícia Soares da
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Athos Maron Salma
dc.subject.por.fl_str_mv Social media marketing
Marketing
Redes sociais
topic Social media marketing
Marketing
Redes sociais
description Esta investigação aprofundará a relação que as micro e PMEs (pequenas e médias empresas) portuguesas têm com seus clientes através das RS (redes sociais). O intuito é investigar se é possível aumentar o número de clientes ativos com o uso das RS, fideliza-los e, ainda, incrementar os resultados financeiros. Metodologicamente, recorremos a utilização da entrevista em profundidade junto aos empresários e gestores das social media com objetivo de auferir a realidade do uso destes canais digitais como meio de comunicação com os clientes. A partir desta abordagem qualitativa foram encontrados padrões de comportamentos (na observação aos casos particulares) que estavam ou não de acordo com as premissas estabelecidas pelos autores especialistas sobre o tema. Chegamos às conclusões do estudo pelo método indutivo. De acordo com o material coletado podemos destacar algumas conclusões: 1º ponto: a maior parte das empresas não contrata especialistas para a gestão online; apesar da autonomia em alguns casos ser louvável, o despreparo e desconhecimento técnico trazem danos às marcas e minimizam os efeitos positivos que as apropriadas ações de SMM (social media marketing) poderiam trazer; 2º ponto: quase todas as empresas realizam publicações contendo apenas conteúdo promocional, o que é considerado uma visão “míope” do marketing pois utiliza somente um único aspeto do SMM - a promoção de vendas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01T00:00:00Z
2018-12-01T00:00:00Z
2019-02-04T11:35:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/27219
202163806
url http://hdl.handle.net/10400.26/27219
identifier_str_mv 202163806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130000662724608