Estereótipos de género, sexo e violência na publicidade em Portugal

Bibliographic Details
Main Author: Pereira, Francisco José Costa
Publication Date: 2008
Other Authors: Verissimo, Jorge, Correia, Maria do Rosário
Format: Report
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.21/12686
Summary: Identificar e Analisar a presença de cenas de sexo, violência e estereótipos de género na publicidade emitida em Portugal. Pretende-se compreender como a publicidade em Portugal explora as dimensões referidas: Ao nível do sexo Procura-se compreender como a publicidade constrói as suas mensagens fazendo apelo a cenas que de uma forma explícita ou implícita envolvam imagens ou linguagem de carácter sexual. Ao nível da violência Procura-se compreender como a publicidade introduz nos seus conteúdos a agressão ou violência, seja ela física, verbal ou gratuita. Ao nível dos estereótipos de género Procura-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, se é feito apelo a papéis de género diferenciados ou não. Se ao homem se atribuem os papéis sociais, exteriores, de status e se à mulher se atribuem os papéis de dona de casa, mãe e no interior de uma casa. Perceber se para além destas diferenças se o homem ou a mulher são descriminados um em relação ao outro, se um se subordina ao outro ou não.
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