A presença da mulher na publicidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12691 |
Resumo: | O estudo efectuado neste relatório tem como objectivo identificar se a publicidade veiculada em Portugal efectua alguma discriminação por género e como os estereótipos do masculino e do feminino na perspectiva de Bem (1974) eram veiculados por ela. Deste modo, procuraremos perceber qual o papel desempenhado na publicidade por homens e mulheres. As hipóteses de partida passam por equacionar qual é a ideologia dominante na publicidade, de modo a entendermos se esta é, ainda, a da sociedade controlada pelos homens, ou se existe alguma outra lógica subjacente. A investigação resulta de uma pesquisa efectuada à publicidade veiculada por todos os media nacionais em Portugal, televisões em sinal a aberto, rádio, imprensa, Internet e publicidade exterior. De notar, que todas as mensagens recolhidas tinham obrigatoriamente de ter personagens, fossem eles masculinos ou femininos, para se poder identificar os papéis que eles desempenhavam. |
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O estudo efectuado neste relatório tem como objectivo identificar se a publicidade veiculada em Portugal efectua alguma discriminação por género e como os estereótipos do masculino e do feminino na perspectiva de Bem (1974) eram veiculados por ela. Deste modo, procuraremos perceber qual o papel desempenhado na publicidade por homens e mulheres. As hipóteses de partida passam por equacionar qual é a ideologia dominante na publicidade, de modo a entendermos se esta é, ainda, a da sociedade controlada pelos homens, ou se existe alguma outra lógica subjacente. A investigação resulta de uma pesquisa efectuada à publicidade veiculada por todos os media nacionais em Portugal, televisões em sinal a aberto, rádio, imprensa, Internet e publicidade exterior. De notar, que todas as mensagens recolhidas tinham obrigatoriamente de ter personagens, fossem eles masculinos ou femininos, para se poder identificar os papéis que eles desempenhavam. |
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