Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/50967 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização. |
id |
RCAP_3510347ae2fa3a237fb1bdda034c5cae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemáticaIntegration of computers in the teaching practices of mathematics teachersComputadoresAulas de MatemáticaPráticas pedagógicas de Professores de MatemáticaComputersMathematics classesTeaching practices of mathematics teachersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoScience & TechnologyNeste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização.In this paper we present an excerpt of the data obtained by applying a questionnaire to 44 Mathematics teachers who were teaching in the academic year 2013/2014 in Braga (Portugal). The data produced are part of an investigation aimed to see how the computer is used in math classes from public schools in Braga. We characterize the subjects and present their perspectives related to the integration of the computer in schools and their teaching practices. The results show that most teachers (79.5%) use the computer every year to teach. Also show that 72.7% of the study participants math teachers use the computer to teach in primary education, while 36.4% use it in secondary education and in both levels of education, the geometry is the subject where the computer is used more in the teaching of mathematical content. The results demonstrate the satisfaction of those teachers in using computers in their teaching practices, recognizing the importance of such use.info:eu-repo/semantics/publishedVersionInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteUniversidade do MinhoSilva, Eliel Constantino daFernandes, José AntónioSilva, Bento DuarteMorelatti, Maria Raquel Miotto20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/50967porSilva, E. C., Fernandes, J. A., Silva, B. D. & Morelatti, M. R. M. (2016). Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática. Holos, v. 8 (2016), 303-317.1807-160010.15628/holos.2016.5165info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:39.280531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática Integration of computers in the teaching practices of mathematics teachers |
title |
Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática |
spellingShingle |
Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática Silva, Eliel Constantino da Computadores Aulas de Matemática Práticas pedagógicas de Professores de Matemática Computers Mathematics classes Teaching practices of mathematics teachers Ciências Sociais::Ciências da Educação Science & Technology |
title_short |
Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática |
title_full |
Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática |
title_fullStr |
Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática |
title_sort |
Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática |
author |
Silva, Eliel Constantino da |
author_facet |
Silva, Eliel Constantino da Fernandes, José António Silva, Bento Duarte Morelatti, Maria Raquel Miotto |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, José António Silva, Bento Duarte Morelatti, Maria Raquel Miotto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliel Constantino da Fernandes, José António Silva, Bento Duarte Morelatti, Maria Raquel Miotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computadores Aulas de Matemática Práticas pedagógicas de Professores de Matemática Computers Mathematics classes Teaching practices of mathematics teachers Ciências Sociais::Ciências da Educação Science & Technology |
topic |
Computadores Aulas de Matemática Práticas pedagógicas de Professores de Matemática Computers Mathematics classes Teaching practices of mathematics teachers Ciências Sociais::Ciências da Educação Science & Technology |
description |
Neste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/50967 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/50967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, E. C., Fernandes, J. A., Silva, B. D. & Morelatti, M. R. M. (2016). Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática. Holos, v. 8 (2016), 303-317. 1807-1600 10.15628/holos.2016.5165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133105483677696 |