As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1573 |
Resumo: | No âmbito a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação, foi elaborado o presente estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho motor das crianças ao nível das habilidades de manipulação. Deste modo, planeou-se um estudo de natureza quantitativa e de caráter descritivo/comparativo, tendo como objetivos: a) avaliar e comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, antes e após a intervenção. b) avaliar e comparar o desempenho motor global das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, antes e após a intervenção. c) avaliar e comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função do género, antes e após a intervenção. d) avaliar e comparar o desempenho motor global das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função do género, antes e após a intervenção. Para avaliar o desempenho motor das crianças foi utilizada a escala Peabody Developmental Motor Scale – 2 (PDMS – 2), antes e após a intervenção. De um modo global, após as sessões de motricidade infantil implementadas, as crianças melhoraram o seu desempenho em todas as habilidades de manipulação de objetos. As habilidades que obtiveram maior progressão foram as de lançar ao alvo por cima e ressaltar a bola. As habilidades manipulativas com maior dificuldade de execução foram as pontapear, por parte do sexo feminino e o ressaltar e agarrar a bola, pontapear e lançar por baixo, por parte do sexo masculino. Com este estudo é reforçada a importância do estímulo e da prática intencional de sessões de motricidade infantil, para que as crianças progridam na execução destas habilidades, de forma a atingirem o estádio maduro das habilidades motoras fundamentais. |
id |
RCAP_355dd91a9277314fa3a12940708da8fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1573 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolarDesenvolvimento motorHabilidades manipulativasEducação pré-escolarMotor developmentManipulative skillsManipulating objectsPreschool educationNo âmbito a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação, foi elaborado o presente estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho motor das crianças ao nível das habilidades de manipulação. Deste modo, planeou-se um estudo de natureza quantitativa e de caráter descritivo/comparativo, tendo como objetivos: a) avaliar e comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, antes e após a intervenção. b) avaliar e comparar o desempenho motor global das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, antes e após a intervenção. c) avaliar e comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função do género, antes e após a intervenção. d) avaliar e comparar o desempenho motor global das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função do género, antes e após a intervenção. Para avaliar o desempenho motor das crianças foi utilizada a escala Peabody Developmental Motor Scale – 2 (PDMS – 2), antes e após a intervenção. De um modo global, após as sessões de motricidade infantil implementadas, as crianças melhoraram o seu desempenho em todas as habilidades de manipulação de objetos. As habilidades que obtiveram maior progressão foram as de lançar ao alvo por cima e ressaltar a bola. As habilidades manipulativas com maior dificuldade de execução foram as pontapear, por parte do sexo feminino e o ressaltar e agarrar a bola, pontapear e lançar por baixo, por parte do sexo masculino. Com este estudo é reforçada a importância do estímulo e da prática intencional de sessões de motricidade infantil, para que as crianças progridam na execução destas habilidades, de forma a atingirem o estádio maduro das habilidades motoras fundamentais.Within the course of Practice Teaching Supervised II (PESII, in portuguese), of the master's degree in Preschool Education, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, was designed this intervention study, that aimed to improve motor performance of children at the level of manipulation skills. A study was planned quantitative and descriptive / comparative data, with the following objectives: a) Evaluate and compare the motor performance of children in the various manipulative skills, before and after the study intervention. b) Evaluate and compare the overall motor performance of children in the various manipulative skills before and after the study intervention. c) Evaluate and compare the motor performance of children in the various manipulative skills, by gender, before and after the study intervention. d) Evaluate and compare the overall motor performance of children in the various manipulative skills, by gender, before and after the study intervention. To assess children's motor performance scale, was used Peabody Developmental Motor Scale - 2 (PDMS - 2), before and after the study intervention. After the sessions study of children's motor skills implemented, children have, globally, improved their performance in all object manipulation skills. The skills that had higher progression were launched to target over and point out the ball. Manipulative skills with greater difficulty in the execution were and kicking, by the female and the highlight and grab the ball, kicking and launched under from the male, the study concluded. This study allow to reinforced the importance of encouraging and intentional practice sessions of children's motor skills, so that progress in implementing these skills in order to reach the mature stage of basic motor skills.2016-06-22T10:39:47Z2015-12-14T00:00:00Z2015-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1573TID:201650770porMeneses, Liliana Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:45Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:58.353164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar |
title |
As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar Meneses, Liliana Lima Desenvolvimento motor Habilidades manipulativas Educação pré-escolar Motor development Manipulative skills Manipulating objects Preschool education |
title_short |
As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar |
title_full |
As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar |
author |
Meneses, Liliana Lima |
author_facet |
Meneses, Liliana Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneses, Liliana Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento motor Habilidades manipulativas Educação pré-escolar Motor development Manipulative skills Manipulating objects Preschool education |
topic |
Desenvolvimento motor Habilidades manipulativas Educação pré-escolar Motor development Manipulative skills Manipulating objects Preschool education |
description |
No âmbito a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação, foi elaborado o presente estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho motor das crianças ao nível das habilidades de manipulação. Deste modo, planeou-se um estudo de natureza quantitativa e de caráter descritivo/comparativo, tendo como objetivos: a) avaliar e comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, antes e após a intervenção. b) avaliar e comparar o desempenho motor global das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, antes e após a intervenção. c) avaliar e comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função do género, antes e após a intervenção. d) avaliar e comparar o desempenho motor global das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função do género, antes e após a intervenção. Para avaliar o desempenho motor das crianças foi utilizada a escala Peabody Developmental Motor Scale – 2 (PDMS – 2), antes e após a intervenção. De um modo global, após as sessões de motricidade infantil implementadas, as crianças melhoraram o seu desempenho em todas as habilidades de manipulação de objetos. As habilidades que obtiveram maior progressão foram as de lançar ao alvo por cima e ressaltar a bola. As habilidades manipulativas com maior dificuldade de execução foram as pontapear, por parte do sexo feminino e o ressaltar e agarrar a bola, pontapear e lançar por baixo, por parte do sexo masculino. Com este estudo é reforçada a importância do estímulo e da prática intencional de sessões de motricidade infantil, para que as crianças progridam na execução destas habilidades, de forma a atingirem o estádio maduro das habilidades motoras fundamentais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14T00:00:00Z 2015-12-14 2016-06-22T10:39:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1573 TID:201650770 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1573 |
identifier_str_mv |
TID:201650770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131515846656000 |