O jogo como mediador de aprendizagens no contexto do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43615 |
Resumo: | O presente relatório tem como temática O jogo como mediador de aprendizagens: perceções de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O uso de práticas pedagógicas lúdicas como instrumentos de motivação e cooperação são há muito tempo estudados por psicólogos e pedagogos como estimuladores de aprendizagens, levando a um maior interesse por parte dos alunos e a um melhor aproveitamento nos conteúdos abordados. O estudo foi realizado através de um questionário aplicado a professores portugueses a lecionar turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de compreender quais são as perceções dos docentes sobre o uso de jogos dentro das salas de aula e de que forma é que estes implementam este recurso lúdico na sua prática pedagógica. Neste sentido, foram analisadas as possíveis potencialidades, capacidades e fragilidades que o uso dos jogos dentro das salas de aula podem propiciar no processo de ensino- aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como examinada a importância deste tipo de recurso para a aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciam que o uso do jogo dentro das salas de aula tem múltiplos benefícios e potencialidades para o processo de ensino- aprendizagem e para o desenvolvimento de competências dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dado que o seu uso vai de encontro às necessidades dos alunos de poderem aprender através da socialização e cooperação. Os resultados mostram, ainda, que o jogo é uma prática pedagógica que motiva os alunos a querer aprender e aumenta a sua autoestima ao atingir os objetivos pedidos. Os jogos que os docentes mais assumiram utilizar nas suas aulas foram os jogos matemáticos facilitando a aprendizagem dos alunos na aquisição de conteúdos mais abstratos através do concreto. Por fim, este estudo propõe reformas e alterações nos currículos do Programa para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, incentivando mais ao uso de jogos dentro das salas de aula como mediador de um processo de ensino- aprendizagem mais efetivo. |
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O jogo como mediador de aprendizagens no contexto do 1º ciclo do Ensino BásicoJogo, práticas pedagógicas, ensino- aprendizagem, 1.º Ciclo do Ensino BásicoGame, pedagogical practices, teaching-learning, 1st Cylce of Basic Education.O presente relatório tem como temática O jogo como mediador de aprendizagens: perceções de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O uso de práticas pedagógicas lúdicas como instrumentos de motivação e cooperação são há muito tempo estudados por psicólogos e pedagogos como estimuladores de aprendizagens, levando a um maior interesse por parte dos alunos e a um melhor aproveitamento nos conteúdos abordados. O estudo foi realizado através de um questionário aplicado a professores portugueses a lecionar turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de compreender quais são as perceções dos docentes sobre o uso de jogos dentro das salas de aula e de que forma é que estes implementam este recurso lúdico na sua prática pedagógica. Neste sentido, foram analisadas as possíveis potencialidades, capacidades e fragilidades que o uso dos jogos dentro das salas de aula podem propiciar no processo de ensino- aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como examinada a importância deste tipo de recurso para a aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciam que o uso do jogo dentro das salas de aula tem múltiplos benefícios e potencialidades para o processo de ensino- aprendizagem e para o desenvolvimento de competências dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dado que o seu uso vai de encontro às necessidades dos alunos de poderem aprender através da socialização e cooperação. Os resultados mostram, ainda, que o jogo é uma prática pedagógica que motiva os alunos a querer aprender e aumenta a sua autoestima ao atingir os objetivos pedidos. Os jogos que os docentes mais assumiram utilizar nas suas aulas foram os jogos matemáticos facilitando a aprendizagem dos alunos na aquisição de conteúdos mais abstratos através do concreto. Por fim, este estudo propõe reformas e alterações nos currículos do Programa para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, incentivando mais ao uso de jogos dentro das salas de aula como mediador de um processo de ensino- aprendizagem mais efetivo.The present report has as theme The game as a mediator of learning: perceptions of teachers of the 1st Cycle of Basic Education. The use of ludic pedagogical practices as an instrument of motivation and cooperation have long been studied by psychologists and pedagogues as stimulators of learning, leading to greater interest of the students and better use of the content covered. The study was conducted through a questionnaire applied to Portuguese teachers of the 1st Cycle of Basic Education, with the aim of understanding the teachers perceptions of the use of games in their classrooms and how they implemente this recreational resource in their teaching practice. In this sense, the possible potentialities, skills and weaknesses that the use of games may provide in the teaching-learning process of students in the 1st Cycle of Basic Education were analyzed, as well as the importance of this type of resource for the learning of students with learning difficulties. The outcome shows that the use of games inside the classrooms has multiple benefits and potentialities to the learning process and to the development of competences of the students, since that the use of the games meets their necessities of being able to learn through socialization and cooperation. The results show even more that the game is a pedagogical practice that motivates the students to learn more and increase their self-esteem by reaching the desired goals. The games that the teachers most assume they had use in the classrooms were mathematical games, improving the acquisition of more abstract content through more tangible practices. Finally, this study propose reforms and changes in the Program's curriculums for the 1st Cycle of Basic Education, further encouraging the use of games inside the classrooms as a mediator of a more efective learning process.Costa, PatríciaRepositório ComumCosta, Sara2023-02-03T18:22:46Z2022-10-182022-09-082022-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43615TID:203208617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-09T15:30:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:23.074229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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